Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Substituição de Tweeter

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

Re: Substituição de Tweeter

....estou interresado em aprender.....

Comment

M Figueiredo escreveu Ver Mensagem
      Eu também irei fazer a experiência mal tenha um projecto onde o possa fazer.
      No teu caso, e também se o amigo Francisco Ferreira quiser tentar com as mesmas unidades 18w8531 + XT25tg, aconselho começares com os seguintes valores:

R1 - 6,8ohms
      L1 - 0,10 ou 0,11 mH
      L2 - 1,0mH

O melhor compromisso não deve andar muito longe disto.

Como até tens uma de 1mH no teu actual XO so tens de arranjar A 0,10mH e a resistencia.
      Diy Audio -

Comment

Ok. Carlomar, estou tentado a fazer a experiência, vou montar um crossover numa coluna e outro na outra para ver as diferenças. Mas o sistema AR, também prevê a adição de filtros zobel e notch, será que posso manter o filtro zobel indicado pelo Troels, diz ele para dar um timbre mais correcto ao ss 18w8531 que talvez não se dê bem com frequências muito altas. E confirmo que em comparação com o médio da Quad 22L o som de piano não tem o realismo da Quad, sem qualquer duvida, mas em vozes especialmente as femininas não tem hipotese de comparação, além de que de uma forma geral o som do SS é mais limpo, menos distorção, mas no piano falta-lhe impacto.

Comment

francisco ferreira escreveu Ver Mensagem
          ... Mas o sistema AR, também prevê a adição de filtros zobel e notch, será que posso manter o filtro zobel indicado pelo Troels, diz ele para dar um timbre mais correcto ao ss 18w8531 que talvez não se dê bem com frequências muito altas....
          Claro que se pode usar Zobel ou notch, mas penso que os valores teriam de ser retocados, uma vez que estes estão afinados para outro XO.

Não sou fundamentalista do minimalismo, já tentei os Notch e Zobel do trels Ellam XT no AR mas não gostei e acabei por retirar.
          Mas admito ainda vir a usar.

Acho que podem contribuir para uma resposta mais plana, mas a que custo?
          aumento da distorção? Não obrigado!

Então prefiro uma resposta menos plana, com menor distorção.

O ideal era teres os XOs fora das caixas , como eu tenho, para brincares e testar todas as opcções
          È uma questão de "puchar" os fios das unidades cá para fora nem que seja pelo bass reflex.

Ainda irei experimentar um Zobel mas muito suave, tipo 5,6ohms+10uF para correcção de impedancia e evitar que o woofer se sobreponha em demasia ao tweter, mas em XO de 1ª ordem isso é inevitavel.

Aliás o tweeter nesta configuração também tem uma pendente de roll of muito suave e vem cá abaixo a territorios que não são seus. Mas soa bem para mim.

Claro que este tipo de XO não dá para fazer festas de garagem sob risco de queimar o tweeter. Mas quem se mete nisto é para ouvir musica e não dar musica ás massas.
          Mas uma bobine de 0,10mH de fio grosso, minimo 1,4mm já dá alguma protecção ao tweeter. Caso contrario até usaria 0,11 ou 0,12mH.

Experimente e ficará cliente (ou talvez não)
          Diy Audio -

Comment

carlomar escreveu Ver Mensagem
            No teu caso, e também se o amigo Francisco Ferreira quiser tentar com as mesmas unidades 18w8531 + XT25tg, aconselho começares com os seguintes valores:

R1 - 6,8ohms
            L1 - 0,10 ou 0,11 mH
            L2 - 1,0mH

O melhor compromisso não deve andar muito longe disto.

Como até tens uma de 1mH no teu actual XO so tens de arranjar A 0,10mH e a resistencia.

Obrigado Carlos!

Também tinha pensado começar por valores à roda dos que recomendas por terem alguma coerência com as características das unidades que uso, penso eu. Em princípio não vou desfazer os meus xovers. Vou arranjar fio de 1,6 mm ou superior e fazer umas bobinas.

Mas para já essas aventuras estão um pouco paradas. Tenho andado em fisioterapia num dos ombros e não dá para andar com pesos.

É a ferrugem.......

Comment

Votos de rápida recuperação.
              Diy Audio -

Comment

Obrigado Carlos!

Também tinha pensado começar por valores à roda dos que recomendas por terem alguma coerência com as características das unidades que uso, penso eu. Em princípio não vou desfazer os meus xovers. Vou arranjar fio de 1,6 mm ou superior e fazer umas bobinas.

Mas para já essas aventuras estão um pouco paradas. Tenho andado em fisioterapia num dos ombros e não dá para andar com pesos.

É a ferrugem.......
                trabalho árduo a desenvolver colunas.....rapida recuperação....

Comment

Obrigado amigos!

Isto vai ao sítio. É só ter um pouco de paciência e não estragar o trabalho da fisioterapeuta.

Comment

Obrigado amigos!

Isto vai ao sítio. É só ter um pouco de paciência e não estragar o trabalho da fisioterapeuta.
                    Fisioterapeuta............Aqui chamavam-se Espanholas e agora Brasileiras
                    As melhoras.

Comment

slasmes escreveu Ver Mensagem
                      Fisioterapeuta............Aqui chamavam-se Espanholas e agora Brasileiras
                      As melhoras.

!

Por acaso a da última sessão era brasileira. ehehehh!

E fez-me uma massagem nos ombros que me deixou quase nas nuvens. Elas sabem........

Obrigado Messias!

Comment

!

Por acaso a da última sessão era brasileira. ehehehh!

E fez-me uma massagem nos ombros que me deixou quase nas nuvens. Elas sabem........

Obrigado Messias!
                        ....nos ombros...... .......mas afinal andas a ver muitos xover.........."me deixou quase nas nuvens "...........também não é nos pes.........

Comment

Working...
                        X
                        😀
                        🥰
                        🤢
                        😎
                        😡
                        👍
                        👎