Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura)

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura)

Boas,

tenho um sistema Cambridge Soundworks DTT3500 já "antiguinho" que sempre se portou muito bem, se não me engano já lá vão 11 anos nas minhas mãos sempre a funcionar como home cinema. Aqui fica a imagem para quem não conhece:

Infelizmente, de há um ano para cá, o amplificador está a entregar a alma ao criador. Enquanto o amp não "aquece" as colunas emitem um ruído constante, uns estalos fortes, e funcionam aos soluços. Durante muito tempo bastava ligar tudo meia hora antes de querer usar mas agora já não há volta a dar, fica sempre aos soluços, raramente estabiliza. Já há uns tempos que pensava em gastar dinheiro num sistema novo para a sala mas queria aproveitar este para o escritório, substituindo o ainda mais antigo sistema 4.1 que tenho no PC... sim, sou um gajo poupadinho !! :lol::lol::lol:

Pesquisei e encontrei esta solução que aparentemente resolve este problema. É preciso substituir três "condensadores" (não sei é o nome correcto) soldando tudo na placa do amp. Podem ver a explicação e imagens aqui. O meu problema é que não sei soldar, apesar de ter ferro de soldar, e não faço a mínima ideia onde encontrar material deste tipo. Será que conhecem alguma loja onde possa levar o amp e eles substituirem/soldarem tudo ?? Ou onde possa comprar o material e depois lá me tento "safar" com as soldaduras ??

Obrigado desde já por qualquer ajuda... aproveito para informar que sou de Lisboa / Azambuja.
    Abraço

Re: Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura)

Esse tipo de problema costuma ser do envelhecimento de condensadores sim. Para os comprar podes tentar:

1) Servelec em Queluz
    2) Dimofel na Av Liberdade
    3) Há uma loja de electrónica atrás do Estádio de Alvalade, nas galerias, perto da bomba da Galp.

Em qualquer destes sítios se levares apenas a placa, já removida do sistema etc, e comprando lá os condensadores, se pedires com jeitinho talvez te soldem isso. Se não, em qualquer loja de reparação de electrodomésticos, dizendo exactamente o que tem que ser mudado eles fazem-no (porque reparam outro tipo de coisas e não têm manual de serviço disso, evidentemente), mas mais caro

Comment

Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
      Esse tipo de problema costuma ser do envelhecimento de condensadores sim. Para os comprar podes tentar:

1) Servelec em Queluz
      2) Dimofel na Av Liberdade
      3) Há uma loja de electrónica atrás do Estádio de Alvalade, nas galerias, perto da bomba da Galp.

Em qualquer destes sítios se levares apenas a placa, já removida do sistema etc, e comprando lá os condensadores, se pedires com jeitinho talvez te soldem isso. Se não, em qualquer loja de reparação de electrodomésticos, dizendo exactamente o que tem que ser mudado eles fazem-no (porque reparam outro tipo de coisas e não têm manual de serviço disso, evidentemente), mas mais caro
      Obrigado pelas dicas. O próximo passo será então ir comprar os três condensadores, seja às Portas de Santo Antão ou à Dimofel. Posso desmontar e levar apenas a placa, não há problema. Não vou é arriscar ser eu a tentar soldar, passava de uma pequena avaria para uma avaria irremediável !! hehehe

Quando referes "mais caro" terás alguma noção de valores ? eu levo as imagens impressas e indico exactamente quais são para substituir.

Se alguém daqui se disponibilizar para fazer este "biscate" não terei qualquer problema em pagar por isso.

Comment

Qualquer tipo que saiba o que está a fazer com uma estação de soldadura faz a troca em 15 minutos, no máximo! Se souber quais trocar! Uns 20€ pela troca. Uma vez levei à assistência Sanyo na Amadora uma coisa que não tinha nada a ver, disse-lhe exactamente o que seria soldado, e o técnico fez soldaduras impecáveis por uns 15€ (dizendo logo que não se responsabilizava porque na realidade nem sabia o que estava a fazer )

No teu caso eu talvez começasse pela tal loja nas traseiras do estádio de Alvalade, talvez seja o mais acessível para te "dar o jeito"

Já agora, há anos ofereci ao meu pai um desses sistemas brancos, mas era apenas 2.1. Igual ao da tua foto

Comment

Qualquer tipo que saiba o que está a fazer com uma estação de soldadura faz a troca em 15 minutos, no máximo! Se souber quais trocar! Uns 20€ pela troca. Uma vez levei à assistência Sanyo na Amadora uma coisa que não tinha nada a ver, disse-lhe exactamente o que seria soldado, e o técnico fez soldaduras impecáveis por uns 15€ (dizendo logo que não se responsabilizava porque na realidade nem sabia o que estava a fazer )
          Vou tratar de imprimir as quatro imagens do link que indiquei e a respectiva explicação. Desmonto a placa e coloco indicação sobre quais os condensadores a trocar. Sendo uma coisa assim tão rápida até pode ser que me façam isso no próprio dia. Prefiro pagar e deixar fazer quem sabe do que me aventurar e acabar por fazer uma asneira que me vá arrepender.

No teu caso eu talvez começasse pela tal loja nas traseiras do estádio de Alvalade, talvez seja o mais acessível para te "dar o jeito"
          Calha bem porque trabalho mesmo no Lumiar. Penso que seja esta que referes certo ? Alfa Elektor, Rua Francisco Stromp, Lote B4 Loja 4, 1600-464 Lisboa (Lumiar)

Já agora, há anos ofereci ao meu pai um desses sistemas brancos, mas era apenas 2.1. Igual ao da tua foto
          E aposto que o teu pai ficou plenamente satisfeito
          Apesar da qualidade não ser nada de especial, tenho que dar a mão à palmatória, nunca pensei que durassem tantos anos com uma utilização "intensiva" e diária. Ainda assim, acho que é altura de uma renovação no sistema da sala, talvez gaste 300€ no Sony HT-DDWG800, tem tido excelentes reviews com uma boa relação qualidade/preço...

Como nunca é demais, obrigado pela ajuda.

Comment

Também tenho um desses sistemas brancos de 4.1. Agora já não uso, está arrumado algures. Mas quando era mais novo, o gozo que aquilo dava para jogos!

Comment

é a Alfa Elektor sim, não me lembrava do nome!

Comment

Bem, deram-me a indicação de uma casa aqui perto (Televux, Odivelas) e lá fui hoje tentar a minha sorte. Ao abrirmos o amplificador o homem reparou que o condensador encostado à entrada optica digital estava todo "babado". Poderia ser cola que com o tempo "oxida" e provoca uma avaria. Por conselho dele substitui-se apenas esse condensador, na teoria de tentativa e erro. Só vou poder testar quando chegar a casa hoje à noite, espero ter sorte. Caso continue com o problema vamos então substituir os outros três. Agora, uma dúvida, ele diz que colocou um condensador com maior voltagem (acho que se referiu à voltagem). Não o queria ligar antes de perguntar aos entendidos se realmente não haverá problema por ter usado um condensador diferente do original ??? É que fiquei numa situação em que nem coloquei a dúvida, é que ele não me cobrou nada pelo serviço e teve uma atitude super-prestável.
                Deixo aqui a imagem:

Comment

Deve ter dito maior capacidade.
                  Acho que há casos em que não há problema em ser um pouco maior. Noutros, convém ser igual. Ele deve saber o que faz... Eu é que acho que me fartei de ajudar!...

Comment

PitaDaVespa escreveu Ver Mensagem
                    Deve ter dito maior capacidade.
                    Acho que há casos em que não há problema em ser um pouco maior. Noutros, convém ser igual. Ele deve saber o que faz... Eu é que acho que me fartei de ajudar!...
                    O original tem escrito 10uf 16v... e o que ele meteu 4,7uf 25v... isto pra mim é chinês, só não quero é que comece a arder quando o ligar hoje à noite !!!

Comment

Não há problema com a voltagem, trata-se de uma tolerância. Como correu? ficou resolvido?

Comment

Não há problema com a voltagem, trata-se de uma tolerância. Como correu? ficou resolvido?
                        Infelizmente ainda não. Antes ainda dava sinal de vida, agora nada, nem "estalinhos". Amanhã vou ver se consigo trocar os 3 condensaddores como iria fazer inicialmente aqui entre azambuja e vila franca de xira, pode ser que tenha sorte... se mesmo assim não resultar acho que não vou poder fazer muito mais, não sei que outra solução terei

Comment

Sim, mas a capacidade foI reduzida para (menos de) metade?
                          Isso não é mau?

Comment

PitaDaVespa escreveu Ver Mensagem
                            Sim, mas a capacidade foI reduzida para (menos de) metade?
                            Isso não é mau?
                            eu vi essa Pode ou não ser, depende do tipo de circuito. Supostamente o técnico sabe mais que eu e fez algo correctamente sobre o circuito analógico. Mas esta troca não devia impedir o aparelho de ligar, de qualquer forma

Comment

Bem, já deixei o amplificador numa loja de reparações de electrónica aqui em azambuja. Vão ser substituídos os 3 condensadores como estava previsto inicialmente, vamos ver resolve. Pelo sim pelo não pedi também para trocar o de 4,7uf 25v por um de 10uf 16v igual ao original. O amplificador ainda liga, não emite é som nenhum, nem aos "soluços" como acontecia antes de "aquecer".

Hoje levei as imagem impressas com todas as indicações do que era para substituir, o homem não colocou qualquer problema diz que sábado posso ir buscar. Se não for desta não sei mesmo o que poderei fazer mais !

P.S.: o que acham do sistema da Sony que referi anteriormente, arranjo melhor dentro daquele valor, 300? ???

Comment

Working...
                              X
                              😀
                              🥰
                              🤢
                              😎
                              😡
                              👍
                              👎