Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Então e um amp a válvulas?

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Então e um amp a válvulas?

Caros,

Depois de andar por aqui a ler... e pela net em geral... tenho alguma curiosidade em ouvir umas válvulas em casa... e porque um amp a mais dá sempre jeito... que tal um amp a válvulas? (esta é retórica e serve somente para dar o contexto )

Nenhuma preferência por válvulas, por fabricantes de kits ou - devido à minha ignorância nestas andanças - por tipo de desenho (Single-ended, push-pull, etc.) - perdoem-me se estou a dar um grande pontapé nalgum conceito

Relativamente a válvulas, pelo que li, a EL34 não sendo má, também não é a melhor opção (acho que o argumento contra estas era separação de canais). A PL504 que a Edonion sugere para o seu novo kit, também li que não é a melhor para o som. Vai daí, e porque há muito material sobre elas: KT88. Parece-vos uma boa solução?

Encontrei um kit na net, que me parece económico e interessante:
    FEATURES & SPECIFICATIONS: Single-ended class A operation Multiple output tube selection – KT88, 6550, EL34 (KT88 included with Master kit) 6N1P-EV preamplifier tube (included with Master kit) 5U4-GB rectifier tube (included with Master kit) Switchable operation mode for output tubes: Triode...

Assumindo que prefiro transparência e equilíbrio sobre potência e volume... considerando que oiço música em salas de tamanho pequeno/médio... o que acham desta solução?

À partida parece-me mais económica que o Ella já construído por outros membros do fórum. Mais ainda, e uma vez que aparenta estar documentado passo por passo, pergunto-me se não será até mais fácil que este.

... quaisquer comentários são bem vindos! Podem opinar sobre as alternativas para os circuitos, para as válvulas, etc.

(a minha experiência no DIY? Fiz alguns cabos , o que envolveu soldar terminais... e aqui houve uma melhoria do "embaraçoso" (nos peimeiros cabos) ao "aceitável" (nos últimos))
    Stereo: NAD 3020i + Von Schweikert VR-1 + EMU 0202 (placa de som externa) + PC + cabos DIY + Project Debut III + Sony CDP-591 + Rotel RX-152

Re: Então e um amp a válvulas?

Eh pá falares em válvulas neste fórum, nem sei se vais ter muita sorte, por aqui sou dos poucos que gosta...e muito!
    Olha por acaso eu gosto mesmo é das EL-34, dão um palco mesmo ali á tua frente, as KT-88 têm mais força, são mais rápidas, mas
    para mim não têm aquela magia...aquela musicalidade maravilhosa, mas a grande deiferença, nem é só ai, mas sim nas pequenotas, nas de pré-amplificação.
    Nas válvulas de amplificação, nem sequer podes falar de melhor, mas sim do carácter de som das mesmas, se queres mais separação de som não será por ai, mas
    sim por projectos dual-mono, mas claro a manutenção, devido á substituição das mesmas sobe muito.
    Mais importante ainda, a qualidade dos transformadores de corrente, os transistores por exemplo têm outro controle nos baixos, mais correctos sem duvida...quando dizem
    que os amplificadores a válvulas não têm graves fortes...isso é mentira!, mas são diferentes, agora musicalidade no seu melhor e com tudo o que gira á volta da musica...é válvulas!
    Acho a beleza musical das válvulas em diferença para os transistores muito superior á diferença do CD para o Vinil que para mim é mais curta, mas existe! ...mas pronto somos diferentes!
    Lisboa: Pioneer DV55-Playstation 3 160GB
    Montargil: Pioneer DV55-Playstation 3 250GB
    Optoma HD700X-Optoma 3D XL+Oculos 3D
    Onkyo NR906-Polkaudio RT25i-Rel Q100E-Panasonic BDT310-Asus BDS700

Comment

Uma no cravo...outra na ferradura

Viva,
      Concordo com o Jorge Campos.

Eu gosto de válvulas e de transístores, desde que o circuito seja bom.

Atualmente uso uma configuração mista e estou a gostar muito.

Construi um F5, Amp de potencia a mosfets classe A e um pré a válvulas.

Funcionam muito bem em conjunto, pois consigo o controle de grave dos transístores e o pré dá-lhe um pouco da musicalidade das válvulas.

Este F5 é um amp de muito alta qualidade a transístores, que normalmente é muito bem tolerado pelos apreciadores das válvulas.
      Existem mesmo utilizadores de Amp de potencia a válvulas do tipo Push-pull que tem até preferido o F5.

Não incluo aqui os SE, que são um mundo á parte.

A construção do F5 é muito simples e está muito bem documentada na net.
      Eu próprio tenho um tópico num outro fórum sobre a construção do mesmo.

Na minha opinião a maior dificuldade dos amp a valvulas sãos os tranformadores de saída, que para terem elevada qualidade custão muito €€€€ e não são muito fáceis de conseguir, senão eu próprio já teria construido um Power a válvulas. Talvez um dia. Como disse, é a minha opinião.

Existe uma exceção que são os OTL. Mas também não conheço este mundo.

Espero que os apreciadores de válvulas não fiquem ofendidos, mas gostava de sugerir ao AbstratNomad, que considerasse esta possibilidade.

Cumpr
      Diy Audio -

Comment

Re: Uma no cravo...outra na ferradura

Ok... então dos vossos comentários retiro a ideia de que a parte mais importante será talvez a pré-amplificação.

Ora se quisermos uma abordagem incremental e faseada, talvez seja boa ideia começar por um pré-amp a válvulas.

... será uma completa barbaridade combinar este pré-amp com o meu NAD3020i? (assim deixávamos caminho para uma posterior aventura nuns monoblocos)

Caro carlomar, pode indicar-me qual o pré a válvulas que construiu?

Relativamente a transformadores de saída, pode-se sempre pegar nas specs e pedir cotações à Edonion... (ou alguém quer apresentar alternativas?)

Cumprimentos.
        Stereo: NAD 3020i + Von Schweikert VR-1 + EMU 0202 (placa de som externa) + PC + cabos DIY + Project Debut III + Sony CDP-591 + Rotel RX-152

Comment

abstratNomad escreveu Ver Mensagem

... será uma completa barbaridade combinar este pré-amp com o meu NAD3020i? (assim deixávamos caminho para uma posterior aventura nuns monoblocos)

Caro carlomar, pode indicar-me qual o pré a válvulas que construiu?
          Barbaridade não será, mas penso que esse Nad não tem separação entre pré e power. Teria de ser alterado por alguém que conheça o circuito para funcionar apenas como power, mas penso que isso seria muito fácil.

Antes usava apenas um atenuador (pré passivo).
          Entretanto construi este e estou bastante satisfeito.
          Considero que este pré e o elemento que eu não prescindo no meu sistema.

È um circuito SRPP com acoplamento na saída por meio de transformador Parafeed. O transformadores foram fabricados sob apertados requisitos.

O projecto é de um Audio Designer Português, os transformadores foram calculados por outro amigo Português (MCA) e foram fabricados em Portugal.

Foi feita uma encomenda em grupo para os tranformadores.

No entanto sei que existem prévios a válvulas sem transformadores de saída, apenas com um condensador fazendo o desacoplamento de saída.

No entanto o caro amigo Jorge Campos é muito mais entendido que eu em matéria de válvulas, pois só agora dei os meus primeiros passos no "Vacuo", poderá aconselha-lo melhor do que eu.

Cumprimentos
          Diy Audio -

Comment

Ora bem... tanto quanto sei, o NAD 3020i tem o andar de pré (out) e de power (in) ligados exteriormente por uns "conectores". Pelo que li aqui no forum, uma alteração comum é fazer um bypass interno deste "conector". Assim sendo, bastar-me-ia o pré a válvulas.

... o que nos traz à próxima questão: o link que o Carlomar providenciou é de um amp de headphones. Devo depreender que amp de headphones equivale a um pré-amp?

Comment

Ora bem... tanto quanto sei, o NAD 3020i tem o andar de pré (out) e de power (in) ligados exteriormente por uns "conectores".
              Ok,
              peço desculpa, não sabia que o NAD tinha pré out e power in.
              Nesse caso mais facil ainda.
              ...o link que o Carlomar providenciou é de um amp de headphones. Devo depreender que amp de headphones equivale a um pré-amp?
              Nem sempre.
              Vejo que só leu o inicio do topico.

Neste caso este Amp que originalmente seria para auscultadores tem varias saídas, 8, 30, 300 e 600ohms pelo que pode ser usado em diversas situações, estando perfeitamente adaptado a funcionar como pré de alta qualidade.

Na saída de 8 ohms até pode atacar "suavemente" umas colunas de alta sensibilidade com meio watt.

Atenção que grande parte do êxito deste projeto passa pela qualidade dos transformadores de saída.

Atenção que estes, ao contrario do que é mais vulgar, são Parafeed, sem Air Gap, logo não há corrente DC a circular no primário.

Foi o meu primeiro projeto nas válvulas e fiquei fã.

Sobre o meu power fica aqui um link
              Diy Audio -

Comment

Mea culpa, mea culpa... confesso que àquela hora, deu-me preguiça ler as sessenta-e-tal páginas do tópico do PtPhones Verei com mais atenção.

Parece-me muito mais económico que outras soluções que já encontrei pela net... e tem a vantagem de apostar, na dimensão possível, na indústria nacional. (chamem-me fascista!)

Mais dúvidas seguir-se-ão a uma análise mais atenta ao tal tópico.

Obrigado Carlomar.

... (ainda não fechei negócio, portanto, se alguém tiver uma sugestão alternativa, esta é benvinda!)

Comment

Mea culpa, mea culpa... confesso que àquela hora, deu-me preguiça ler as sessenta-e-tal páginas do tópico do PtPhones Verei com mais atenção.

Mais dúvidas seguir-se-ão a uma análise mais atenta ao tal tópico.

Obrigado Carlomar.
                  Sim o tópico é longo, ou melhor tópicos porque depois existe a segunda parte num tópico á parte.

Quanto ás duvidas disponha.

Devo avisar desde já que não será muito fácil convencer o bobinador a fazer só 2 transformadores e isso sairia muito mais caro.

Mas pode aparecer mais alguém interessado ou algum forista pode ter desistido do projecto e estar interessado em vender os tranf.
                  Diy Audio -

Comment

Working...
                  X
                  😀
                  🥰
                  🤢
                  😎
                  😡
                  👍
                  👎