Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Alimentação Eléctrica do Sistema de Som

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• A Alimentação Eléctrica do Sistema de Som

A influência do sistema de alimentação eléctrica na performance do sistema de som é um tema que, de forma recorrente, gera forte polémica. Curiosamente, no entanto, este raramente é tratado de forma global e integrada, limitando-se as intervenções reportadas a aspectos muito limitados e localizados no contexto do circuito eléctrico. Aquilo a que eu me propus foi pensar, projectar e executar o sistema de alimentação eléctrica como um todo em que, partindo do barramento do Quadro Geral, o circuito é considerado até à ficha de entrada do equipamento.

Click image for larger version

Name:	f1_dsc10.jpg
Views:	1
Size:	96.9 KB
ID:	515759Click image for larger version

Name:	f2_dsc10.jpg
Size:	63.4 KB
ID:	515760Click image for larger version

Name:	f3_dsc10.jpg
Size:	87.4 KB
ID:	515761Click image for larger version

Name:	f5_dsc10.jpg
Views:	2
Size:	40.0 KB
ID:	515762Click image for larger version

Name:	f6_dsc10.jpg
Size:	58.0 KB
ID:	515763

Fundamentação Técnica

Um sistema eléctrico de âmbito nacional tem um comportamento dinâmico: A uma carga continuamente variável contrapõe-se uma produção que a satisfaz de forma integral e instantânea, a interligar estas duas realidades uma rede eléctrica a funcionar com vários níveis de tensão (230/400V nas instalações domésticas até 400KV na rede primária de transporte).
    Uma rede eléctrica com tal abrangência está naturalmente sujeita a interferências internas e externas que, de alguma forma, alteram alguns parâmetros fundamentais do seu funcionamento como sejam: A Tensão, a forma da onda de Tensão e a Frequência fundamental. De entre as várias interferências destaco duas, pois são aquelas que, a meu ver, mais interferem com o correcto funcionamento dos nossos equipamentos de som:

- Distorção Harmónica
    - Cavas de Tensão

A essas acrescentaria apenas, pelos seus efeitos devastadores, a ruptura de neutro em determinados pontos da rede BT (esta anomalia introduz 400V nos transformadores das fontes de alimentação que trabalham normalmente a 230V).
    Dos eventos focados a distorção harmónica (A distorção harmónica tem um efeito negativo ao nível do funcionamento dos transformadores das fontes de alimentação, baixando-lhes a eficiência com o consequente sobreaquecimento) é, talvez, aquele que é mais fácil de atenuar (as harmónicas dominantes nas redes BT são, normalmente, as de 3ª e 5ª ordem, 150Hz e 250Hz portanto): um bom filtro de harmónicas resolve eficazmente o problema. Os filtros que eu utilizo têm ainda a vantagem de eliminar os transitórios (picos) de tensão obviando a utilização de descarregadores de sobretensão (DST) ao nível do barramento do Quadro Geral.

Dos restantes eventos os afundamentos (cavas) de tensão, especialmente quando a tensão residual se situa abaixo dos 80% da tensão de referência, é talvez aquele que, quanto a mim, mais negativamente influencia o funcionamento dos equipamentos. Havendo uns mais sensíveis do que outros a este fenómeno, como é normal.

As estratégias para combater estas anormalidades são várias: desde a mais radical que passa por instalar um Posto de Transformação dedicado, passando pelas UPS até à que eu implementei.

A UPS é, provavelmente, a mais óbvia tem, no entanto, alguns inconvenientes que importa considerar: Uma UPS, com uma potência razoável (digamos 5KVA) e uma boa qualidade da onda de tensão não é barata, para além de que pode ser bastante ruidosa.

A eficácia da solução que eu adoptei depende de alguns pressupostos: Curta distância ao Posto de Transformação e chegada de alimentação eléctrica sobredimensionada. Em resumo: Baixa impedância do circuito de alimentação que garanta uma elevada potência de curto-circuito (Scc) no ponto de alimentação do sistema. A potência de curto-circuito tem um efeito na rede idêntico ao do volante de inércia num motor de combustão interna: absorve os transitórios e estabiliza o funcionamento da mesma.

Garantir uma potência de curto-circuito elevada no ponto de ligação do sistema não é fácil e barato, pois os componentes do quadro têm que ser dimensionados para tal. No meu caso (ver fotos), são utilizados barramentos para um In de 160A, aparelhos (disjuntor e interruptor geral – foto 2) de alto poder corte (APC) Icc >= 25KA e na interligação dos quadros, cabo monopolar de 35mm2. Outro aspecto que eu considerei com bastante cuidado foi os pontos de descontinuidade do circuito (fichas, tomadas, ligação das linhas de alimentação dos filtros ao barramento, etc.), tradicionalmente locais onde a possibilidade de falha é maior. A foto 3 dá o pormenor da ligação das linhas dos filtros ao barramento em que é utilizado um sistema de contacto “auto adaptativo” que garante uma ligação optimizada mesmo nos casos em que as dilatações térmicas ou as vibrações externas possam ser um problema. Na mesma foto pode ver-se também o pormenor da ligação dos condutores de terra ao respectivo barramento.

Há ainda um aspecto construtivo que não é visível e cuja influência poderá ser questionável, mas, apesar de tudo, não quis deixar de implementar: o quadro do sistema está fixo à parede através duma suspensão elástica que o isola das vibrações externas.

O que eu fiz com a instalação eléctrica do sistema de som foi explorar técnicas e conceitos que derivam directamente da minha experiência profissional de mais de 30 anos no sector eléctrico nacional. Se elas resultam ou não é outra história, mas que tinha de as fazer, lá isso tinha!
    Last edited by Astra; 18-05-2013, 11:45.

Re: A Alimentação Eléctrica do Sistema de Som

Click image for larger version

Name:	quadro11.jpg
Views:	2
Size:	73.7 KB
ID:	510081

Comment

Astra, fizeste muito bem em reavivar um tópico que eu já tinha lido, e com muito interesse, em outro forum.

Tenho uma dúvida:
      Existem duas "teorias" no que respeita ao número de linhas dedicadas a implementar.

(1) quem afirma que devem existir duas ou três linhas. Distribui-se depois em função dos equipamentos, por exemplo, uma linha para amplificadores, outra para fontes digitais...ou analógico vs digital.

(2) e quem diz que basta uma linha, ligando depois os equipamentos todos...e que a solução (1) não faz sentido uma vez que, de qualquer maneira, os equipamentos vão estar ligados pelos interconnects, e portanto, com corrente a passar...

digo já que fui para a primeira solução.
      Notei na altura clara melhoria no sinal video, curiosamente. E menos clara melhoria no audio. Mas fiquei mais descansado...

A pergunta é, qual a tua opinião (pelo que me parece, várias linhas..mas)...
      *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
      Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
      * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
      *Colunas: Quad ESL 2805

Comment

MikeJazz escreveu Ver Mensagem
        Astra, fizeste muito bem em reavivar um tópico que eu já tinha lido, e com muito interesse, em outro forum.

Tenho uma dúvida:
        Existem duas "teorias" no que respeita ao número de linhas dedicadas a implementar.

(1) quem afirma que devem existir duas ou três linhas. Distribui-se depois em função dos equipamentos, por exemplo, uma linha para amplificadores, outra para fontes digitais...ou analógico vs digital.

(2) e quem diz que basta uma linha, ligando depois os equipamentos todos...e que a solução (1) não faz sentido uma vez que, de qualquer maneira, os equipamentos vão estar ligados pelos interconnects, e portanto, com corrente a passar...

digo já que fui para a primeira solução.
        Notei na altura clara melhoria no sinal video, curiosamente. E menos clara melhoria no audio. Mas fiquei mais descansado...

A pergunta é, qual a tua opinião (pelo que me parece, várias linhas..mas)...
        O ideal era ter três fases perfeitamente equilibradas junto ao sistema e aí era fácil: Amplificadores de potência numa fase, fontes analógicas noutra fase e, por fim, fontes digitais na noutra (as cargas digitais através da injecção de harmónicas são do que melhor existe para poluir a rede), mas o ideal é isso mesmo… “ideal”, na prática o que se verifica são desequilíbrios, por vezes brutais, entre as três fases.
        O que eu fiz e que levou à topologia exemplificado no esquema foi: análise de qualidade da energia nas três fases, escolher as duas melhores para o sistema, reorganizar as cargas dentro de casa de forma a ficarem maioritarimente na fase pior. Ligação, através de filtro, dos componentes analógicos numa das fases escolhidas e por fim, também através de filtro, ligação dos componentes digitais na outra fase escolhida.
        Last edited by Astra; 19-05-2013, 14:33.

Comment

Tópico bastante interessante alem de útil... parabéns

Então e existe por ai um esquema de PCB de uma "Alimentação Eléctrica do Sistema de Som" ?perto de uma "ideal"...ou melhor dizendo, uma que seja mais eficaz.

curiosidade

Comment

O quadro está muito bem feito! Parabéns!

Comment

Aproveito o tópico, se não houver problema, para tirar umas dúvidas...

O meu sistema vai mudar de sítio... a instalação tem já uns anos, talvez uns 10 ou 15 anos, e não foi feita de raíz a pensar "nestas coisas"

O que poderei eu fazer para garantir a qualidade, ou no mínimo atenuar defeitos, da corrente que me chega à tomada?
              -Basta trocar os fios (fase, neutro e terra) do quadro até à tomada por um de secção mais generosa e sem interrupções pelo caminho?
              -Terei de adicionar outro disjuntor/diferencial?
              -Sendo a instalação toda monofásica, não é possivel "separar" o sistema de som dos eletrodomésticos, certo?

Obrigado por qualquer ajuda
              PC Audio -> TEAC UD-H01 and PSB M4U-1 -> Yamaha R-S700 -> Monitor Audio RX1 + REL R528SE

AV -> Panasonic TX-P50ST60E -> Pioneer BDP-160K and Med8er MED800X3D 3TB -> Pioneer SC-2023K -> Mordaunt-Short's; Carnival 8 + Carnival 5 + Carnival 1 -> Sub: SVS SB13 Ultra

Comment

Boas

Se tiveres possibilidade de passar um cabo do quadro eléctrico até ao sistema é o ideal, ficas com um circuito dedicado para o sistema de som. A secção depende da potência eléctrica que o sistema absorve e da distância para que não existe um grande queda de tensão provocado pela distância. O mínimo será de 2.5mm2 depois poderás colocar 4mm2, 6mm2 depende mesmo da distância e do consumo do sistema, podes sobredimensionar que não há problema, há quem defende que maior secção melhora o funcionamento do sistema . Qualidade do cabo é essencial como tudo, que seja de cobre de qualidade e bom revestimento.

Disjuntor diferencial não é necessário, porque suponho que a habitação já tenha um (ou mesmo dois caso o da EDP também seja diferencial). Simplificando o disjuntor diferencial serve para protecção das pessoas.

Fazendo um circuito dedicado terás mesmo de colocar um disjuntor para protecção do cabo, o valor depende da secção do cabo colocado.

Se conseguires fazer o circuito dedicado acabas por ter o sistema separado do resto da instalação mesmo sendo a instalação monofásica, se tivesses uma instalação trifásica poderias era colocar os electrodomésticos em uma ou em duas fases, e terias uma outra fase para o sistema de som. Sendo monofásico estará tudo na mesma fase não há nenhum problema nisso. Se existir interferência, perturbações na rede aí só com filtros.

Comment

solrac611,

o "básico" é aumentar a secção o máximo possível e tentar implementar os melhores contactos possíveis e em menor número, do quadro até ao sistema. são coisas relativamente simples e baratas de se fazer. as melhores fichas, blindagens e filtragens já fazem disparar os custos.

quanto a filtros e outros tweaks no sistema elétrico, convém saber o que se está a fazer e há resultados finais mistos.

www.vilasound.pt
                  www.facebook.com/vilasound

Comment

Excelente tópico, Astra, muito obrigado. Diz-me uma coisa, as melhorias que notaste foram consideráveis, certo?
                    Eu, depois daquilo que vi no meu sistema, considero que o "problema eletricidade" deve ser o primeiro a tratar, pois tudo o resto "beberá" daí.
                    É algo que vou tratar muito em breve.

Comment

clm escreveu Ver Mensagem
                      Boas

Se tiveres possibilidade de passar um cabo do quadro eléctrico até ao sistema é o ideal, ficas com um circuito dedicado para o sistema de som. A secção depende da potência eléctrica que o sistema absorve e da distância para que não existe um grande queda de tensão provocado pela distância. O mínimo será de 2.5mm2 depois poderás colocar 4mm2, 6mm2 depende mesmo da distância e do consumo do sistema, podes sobredimensionar que não há problema, há quem defende que maior secção melhora o funcionamento do sistema . Qualidade do cabo é essencial como tudo, que seja de cobre de qualidade e bom revestimento.

Disjuntor diferencial não é necessário, porque suponho que a habitação já tenha um (ou mesmo dois caso o da EDP também seja diferencial). Simplificando o disjuntor diferencial serve para protecção das pessoas.

Fazendo um circuito dedicado terás mesmo de colocar um disjuntor para protecção do cabo, o valor depende da secção do cabo colocado.

Se conseguires fazer o circuito dedicado acabas por ter o sistema separado do resto da instalação mesmo sendo a instalação monofásica, se tivesses uma instalação trifásica poderias era colocar os electrodomésticos em uma ou em duas fases, e terias uma outra fase para o sistema de som. Sendo monofásico estará tudo na mesma fase não há nenhum problema nisso. Se existir interferência, perturbações na rede aí só com filtros.
                      clm, obrigado pelas dicas..
                      a minha dúvida residia principalmente na parte das "linhas separadas" que pensava eu que tivesse de ser obrigatoriamente fases independentes de uma instalaçao trifasica..
                      Já fiquei mais esclarecido

Gustavo Rosa escreveu Ver Mensagem
                      solrac611,

o "básico" é aumentar a secção o máximo possível e tentar implementar os melhores contactos possíveis e em menor número, do quadro até ao sistema. são coisas relativamente simples e baratas de se fazer. as melhores fichas, blindagens e filtragens já fazem disparar os custos.

quanto a filtros e outros tweaks no sistema elétrico, convém saber o que se está a fazer e há resultados finais mistos.
                      Gustavo, obrigado. Vou tentar passar um cabo direto, sem interrupções, e rezar para que não tenha ruídos parasitas para me simplificar o trabalho, e os custos
                      PC Audio -> TEAC UD-H01 and PSB M4U-1 -> Yamaha R-S700 -> Monitor Audio RX1 + REL R528SE

AV -> Panasonic TX-P50ST60E -> Pioneer BDP-160K and Med8er MED800X3D 3TB -> Pioneer SC-2023K -> Mordaunt-Short's; Carnival 8 + Carnival 5 + Carnival 1 -> Sub: SVS SB13 Ultra

Comment

Sim parece que essa será a melhor solução ao ligares um fio de 4mm de uma tomada( se fôr dedicada tanto melhor pois tomadas há muitas) direto ao quadro elétrico e se colocares um porta fusíveis de caris audiófilo com um fusível dedicado acho que poderás rentabilizar muito o sistema. Depois será ligar uma boa régua a essa tomada e ligar o sistema de preferência utilizando o melhor cabo de corrente na ligação da tomada à régua
                        ASR Emitter 2; Transporte e DAC Extremo North Star;Ascendo C7;Thorens 2010;phono Densen DP4,Célula Clearaudio Maestro Wood, Cabos coluna-Cardas Golden Cross, Corrente Adágio, Furutech, Vincent, Van den Hul. Interligação Vincent; Revelation audio lab rj 45 prata, Cassetes Nakamichi Rx 202E, Rádio Marantz 2100;pré de auscultadores Corda Aria e Auscultadores Beyerdynamic DT990

Comment

Eu teria um certo cuidado em não criar um anel de massa.
                          Passo a explicar.

Geralmente a Terra da rede eléctrica esta ligada ao chassis do amplificador, mesmo chassis que tem igualmente a massa ligada a si (mas nem sempre é assim).
                          Depois temos vários equipamentos ligados entre si por cabo RCA, XLR, etc ... que tambem possuiem sinal de massa (ainda bem que assim seja).

Se temos ainda mais outros equipamentos ligadados tambem a Terra (por razão de segurança) estamos a criar um fantastico anel de massa. Ou seja, a corrente passa sempre pelo caminho mais curto ou seja mais favorável, o que acontece por exemplo, é que no lugar do sinal passar para os cabos de sinal (o que seria normal), uma parte pode passar pela Terra da rede (o que não é normal), e aqui temos geralmente o tal ruido dos transformadores e outros sinais parasitas (ruídos de interruptores, de outros aparelhos ligados, etc ...)

O que se faz geralmente para isso, é desligar voluntariamente a massa numa extremidade de um cabo de sinal e deixar o outro cabo normalmente ligado e ter somente um fio de Terra em comun.

cabo de sinal 1
                          pre-amplificador | ---------------------------------------------------| amplificador
                          | |********************************| |
                          x cabo de sinal 2 terra
                          terra |-----------------------------------------------------|
                          |*******************************xxx|

-----: Sinal
                          ***: Massa
                          xxxx: Fio não ligado.

O cabo de sinal 1 está ligado normalmente.
                          O cabo de sinal 2 tem a sua massa não ligado ao amplificador, mas de notar que tem ligado ao do pre-amplificador.
                          Com este exemplo simples, eliminamos um potencial anel de massa.
                          Mas isso só se aplica se a massa do sinal tambem esta ligado a Terra da rede nos respetivos aparelhos. Para verificar isso, basta ligar um ohmetro e medir se há continuidade entre a Terra do cabo de alimentação e a massa de um cabo de sinal.

Aqui deixo um link de un ficheiro interessante que fala sobre isso: http://www.jensen-transformers.com/an/ts_guide.pdf

Bom som

Comment

Agora vi que o meu pequeno esquema ficou desformatado, mas acho que no link será mais explicito.

Comment

Interessante tópico.

No meu caso tenho instalação trifásica na habitação e com (se não estou enganado mas vou confirmar) 3 x 15 amperes.
                              Deixei três linhas diretas do quadro à sala de áudio/vídeo, uma para o projetor de imagem outra para o analógico e a ultima para o digital.
                              Os eletrónicos a ligar serão vários como: Amp a válvulas, Power amp, Pré amp, CDs, Bluray, gira-discos, projetor, etc.

Pergunto:
                              Qual será a melhor opção? Retirar uma fase direta do quadro e alimentar só estas três linhas ou ligar estas três linhas às três fases (alimentam também o resto da habitação) mesmo vindo diretas do quadro?
                              Não sei se me fiz entender?

Desde já obrigado a quem me responder.
                              Sistema principal:Focal Electra 1027be, Dynavox VR 70-Tube-Dude, Philips CD 101-Tube-Dude, cabos DIY e Cyrus. Outros: Power Advance acoustic MAA 405, Pré passivo, Musical fidelity X10D

Comment

Working...
                              X