Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Alimentação Eléctrica do Sistema de Som

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

Re: A Alimentação Eléctrica do Sistema de Som

ajms escreveu Ver Mensagem
    Interessante tópico.

No meu caso tenho instalação trifásica na habitação e com (se não estou enganado mas vou confirmar) 3 x 15 amperes.
    Deixei três linhas diretas do quadro à sala de áudio/vídeo, uma para o projetor de imagem outra para o analógico e a ultima para o digital.
    Os eletrónicos a ligar serão vários como: Amp a válvulas, Power amp, Pré amp, CDs, Bluray, gira-discos, projetor, etc.

Pergunto:
    Qual será a melhor opção? Retirar uma fase direta do quadro e alimentar só estas três linhas ou ligar estas três linhas às três fases (alimentam também o resto da habitação) mesmo vindo diretas do quadro?
    Não sei se me fiz entender?

Desde já obrigado a quem me responder.
    Na minha casa, tinha trifasico, mas mudei para monofasico porque não tinha nenhuma utilidade.
    O trifasico é utilizado para quem precisa de muito potênica e para o funcionamento de certos equipamentos em 380V, como não era meu caso.
    Alias é uma coisa muito simples mudar para monofásico, baste ligar para a EDP que eles fazer a alteração no contador e disjuntor.
    Com isso até poupei uns trocos em pagar menos potencia contratada.

Para responder a tua pergunta, não há nenhuma influência pratica (em termo de qualidade) que ligas 3 equipamentos em cada fase ou os 3 equipamentos na mesma fase.

Comment

elektron3000 escreveu Ver Mensagem
      Agora vi que o meu pequeno esquema ficou desformatado, mas acho que no link será mais explicito.
      Muito obrigado pela informação interessante.
      Infelizmente, quando se fala em massa eu associo a "pasta fresca al dente"...pelo que não consigo retirar todo o benefício do teu post e do artigo...
      *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
      Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
      * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
      *Colunas: Quad ESL 2805

Comment

Mike, Massa=terra

Comment

MikeJazz escreveu Ver Mensagem
          Muito obrigado pela informação interessante.
          Infelizmente, quando se fala em massa eu associo a "pasta fresca al dente"...pelo que não consigo retirar todo o benefício do teu post e do artigo...
          Massa pode ser muita coisa: Pasta de dentes, cimento, dinheiro ... lololol

Bem, o que não entendestes ? Pena que o desenho fico mal.

O que eu quis dizer é que deves somente ligar um aparelho a Terra, geralmente é o amplificador porque em regra geral a Terra esta ligada tambem a massa (negativo) do equipamento.

Depois ligas os teus cabos de sinal aos outros aparelhos, mas somente um cabo de sinal deve ter os negativos ligados aos 2 equipamentos e ou outros cabos de sinal ficam somente com uma extremidade ligado ao negativo de um equipamento.

Aqui vai um esboço.
          Ficheiros Anexos

Comment

elektron3000 escreveu Ver Mensagem
            Na minha casa, tinha trifasico, mas mudei para monofasico porque não tinha nenhuma utilidade.
            O trifasico é utilizado para quem precisa de muito potênica e para o funcionamento de certos equipamentos em 380V, como não era meu caso.
            Alias é uma coisa muito simples mudar para monofásico, baste ligar para a EDP que eles fazer a alteração no contador e disjuntor.
            Com isso até poupei uns trocos em pagar menos potencia contratada.

Para responder a tua pergunta, não há nenhuma influência pratica (em termo de qualidade) que ligas 3 equipamentos em cada fase ou os 3 equipamentos na mesma fase.
            Ok.
            Então vou para o mais simples e deixar como está que é utilizar as 3 fases.

Obrigado
            Sistema principal:Focal Electra 1027be, Dynavox VR 70-Tube-Dude, Philips CD 101-Tube-Dude, cabos DIY e Cyrus. Outros: Power Advance acoustic MAA 405, Pré passivo, Musical fidelity X10D

Comment

Working...
            X