Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que parâmetros/especificidades técnicas para alto falante

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Que parâmetros/especificidades técnicas para alto falante

Bom dia,

Gostaria de fazer com os nossos forumistas um "Brain Storming", sobre o tema dos parâmetros/especificidades que cada um de nós tem em consideração ou que acha mais importante na escolha de alto falante para a realização de coluna acústica.

Bom som !

Re: Que parâmetros/especificidades técnicas para alto falante

Se não é uma "trick question" é uma bela "trick question"

Suponho que se 3h depois ainda ninguém respondeu, ou não há grande conhecimento técnico para isso, ou andam a ver as specs das colunas que têm em casa ou simplesmente não há interesse.

Eu simplesmente não tenho conhecimentos técnicos para isso, mas parece-me uma pergunta bem mais interessante que outras mais focada na tabela periódica dos elementos.

Mesmo assim, assumindo que estaria a iniciar um projecto totalmente DIY e não numa cruzada profissional de engenharia de som, escolheria altofalantes, fáceis de amplificar, com tendência para um som quente e dinâmico e de aplicação numa geometria de coluna com pórtico e sempre WAF Proof. Pensando em amplificadores mundanos, talvez algo para umas colunas de chão, 2 ou 3 vias...4ohm e 85-87db. Tweeter e Crossover, só vendo depois disto.

Se pensar numa maneira prática, iria ver as specs de uma coluna que aprecie e partia daí....
    Ó vizinho, acha que são horas para vir tocar à minha campaínha para se queixar do volume da música???

Comment

Assumindo que é um projecto de 2 dias o woofer seria talvez de 18 cm 89 db 8 ohms e teria que ir até aos 35-40 Hertz o tweeter a mesma impedância e sensibilidade e teria até aos 30-35 khz.Quanto a marcas Seas, scan-Speak,vifa, Morel etc.O tipo de caixa poderia ser bass reflex ou linha de transmissão.Ou seja teria que ser uma coluna fácil de conduzir.
      Last edited by jopl; 07-05-2014, 15:12.

Comment

Caspius escreveu Ver Mensagem

Eu simplesmente não tenho conhecimentos técnicos para isso, mas parece-me uma pergunta bem mais interessante que outras mais focada na tabela periódica dos elementos.
        Precisamente, o interesse é poder descutir sem grandes coisas muitas técnicas, bem que necessáriamente teremos de abordar este aspeto mas sem grandes téorias. Afinal, o que interesse é explicar coisas aparentemente complexos com exemplos práticas e simples de entender para todos nós para não cairmos em música de marketing.

... com tendência para um som quente e dinâmico.
        Aqui esta algo de interessente: Dinâmico. Poderemos talvez associar à sensibilidade do alto falante.

... talvez algo para umas colunas de chão, 2 ou 3 vias...4ohm e 85-87db.
        Aqui temos algo a ver com a sensibilidade, tipologia de coluna e uma referência à impedância.

Tweeter e Crossover, só vendo depois disto.
        Mais uma resposta pertinente que tem haver com as frequência de corte de cada seção Midrange e Tweeter de acordo com as caracteristicas do alto-falante: resposta em frequência.

jopl escreveu Ver Mensagem
        ... seria talvez de 18 cm 89 db 8 ohms e teria que ir até aos 35-40 Hertz o tweeter a mesma impedância e sensibilidade e teria até aos 30-35 khz.
        Posso deduzir que o tamanho da membrana do alto-falante é importante para reproduzir frequência baixas. Mais uma referência a sensibilidade e a resposta em frequência e talvez a frequência de ressonância.

jopl escreveu Ver Mensagem
        ... O tipo de caixa poderia ser bass reflex ou linha de transmissão.Ou seja teria que ser uma coluna fácil de conduzir.
        Aqui temos mais algo de interessente. Saber que tipo de carga acústica (caixa): Bass-Reflex, linha de transmissão. Bem que a última não seja a mais fácil de construir. De qualquer forma ambos necessitam de uma construção cuidadosa em termo de fugas.

Em resumo posso dizer que nessas 2 respostas foram abordados e tentei já classificar o que é mais importante, do meu ponto de vista:

- 1 - A sensibilidade;
        - 2 - A resposta em frequência e frequência de ressonância;
        - 3 - A impedância.

Irei tentar de forma simple explicar e tentar dar exemplos sobres as diversas caracteristicas que são e serão abordadas no tema para tentar demistificar as coisas, dentro da minha disponibilidade.

Bom som.

Comment

Precisamente devido às minhas limitações de ordem técnica começaria, para não reinventar a pólvora sem fumo, por analisar os projectos-tipo que os construtores de altifalantes costumam divulgar através dos seus sites.

Depois, pela mesma razão, começaria por um simples 2 vias: um médio/ grave de 8' com um tweeter de cúpula macia. Unidades de elevada qualidade, a primeira em papel ou papel impregnado (por uma questão de rendimento e resposta no grave) e a segunda talvez em seda - nunca em metal ou do tipo fita.

Com um 8 polegadas, a caixa poderia ser selada para evitar interferências do pórtico ou problemas de posicionamento na sala. À unidade de graves caberia o grosso da resposta, atirando-se a frequência do crossover tão para cima quanto possível e simplificando este. Há unidades de graves com qualidade para quase poderem funcionar em banda completa com um simples condensador para o tweeter.

O que não falta são opções. E há neste forum quem tenha construído com sucesso caixas inspiradas nas Avalon...
          Estéreo 1: Rega P5 TTPSU/ AT OC7/ Rega Aria; Rega Saturn/ Arcam CD 37; Audio Synthesis Passion V/ Rega Exon/ Rega Naos
          Estéreo 2: Mac Book Pro/ Audiophilleo/ Metro Octave; Primare CD 21; Tivoli 1; Plinius SA 50 Mk. III; Spendor S3/5; REL Strata III
          Fones: Sennheiser 650 + Matrix, Grado RS2i + Grado, Stax Lambda Signature
          AV: Pioneer Receiver + Quad 99/ Arcam DV137/ LCD Panasonic / Rega Jura/ Canon S-35
          Esparguete: Klotz, Qed, Van den Hul, Harmonic Technology, Black Slink

Comment

ou fazer umas colunas sem caixa

Comment

Open baffle para mim não seria uma hipótese porque os projectos comerciais (Jamo) e DIY que ouvi, apesar de potencialmente muito interessantes, não me agradaram muito em termos de som (gosto de painéis mas electroestáticos...)
              Estéreo 1: Rega P5 TTPSU/ AT OC7/ Rega Aria; Rega Saturn/ Arcam CD 37; Audio Synthesis Passion V/ Rega Exon/ Rega Naos
              Estéreo 2: Mac Book Pro/ Audiophilleo/ Metro Octave; Primare CD 21; Tivoli 1; Plinius SA 50 Mk. III; Spendor S3/5; REL Strata III
              AV: Pioneer Receiver + Quad 99/ Arcam DV137/ LCD Panasonic / Rega Jura/ Canon S-35

Comment

jayvee escreveu Ver Mensagem
                Open baffle para mim não seria uma hipótese porque os projectos comerciais (Jamo) e DIY que ouvi, apesar de potencialmente muito interessantes, não me agradaram muito em termos de som (gosto de painéis mas electroestáticos...)
                veja se gosta do que eu construi http://www.forumhifi.com/forum/showthread.php?t=32216

abraço

Comment

Antero Pereira escreveu Ver Mensagem
                  veja se gosta do que eu construi http://www.forumhifi.com/forum/showthread.php?t=32216

abraço
                  Caro Antero Pereira:

Já tinha visto as suas colunas aqui no forum (julgo que também vi um prévio seu) e têm muitíssimo bom aspecto. 96 db/ watt é de respeito, os meus parabéns!

A minha falta de conhecimentos e de habilidade é mais uma razão para eu admirar a aventura do DIY. A minha intervenção neste tópico pretendeu, apenas, alertar para o seguinte: quem se inicia no DIY tem vantagens, creio eu, em começar por um projecto simples e só depois passar a coisas mais ambiciosas como é o caso das suas colunas, que estão num campeonato bem acima.

É pena que, nestes últimos anos, o DIY esteja menos representado nos shows. E uma pena que as poucas tentativas para fazer hifi em Portugal não vinguem por preconceito ou falta de interesse.

Boa sorte com os seus projectos e cumprimentos.

j.

Comment

Working...
                  X