Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Várias dúvidas sobre receiver + colunas 5.1

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Várias dúvidas sobre receiver + colunas 5.1

Boas pessoal do hifi!

Estou a preparar-me para mudar os equipamentos que tenho na sala e precisava dos conselhos do pessoal mais entendido que eu.

Neste momento tenho um sistema antigo da yamaha, de entrada de gama (yamaha VS-10), que é muito limitado para a quantidade de equipamentos que preciso ligar à TV. Só com o trabalho que dá a mudar os inputs da TV e do receiver, acabo por só usar as colunas do yamaha para os filmes e o resto a maioria das vezes sai o som pela TV, o que para a minha mulher e para os miúdos não faz muita diferença, mas para mim faz-me confusão ouvir aquele som manhoso. Mesmo o meu sistema sendo uma coisa fraquinha, é muito superior ao som da TV.

Por isso preciso de um receiver e de um sistema de colunas 5.1, para substituir as da yamaha, que para além de terem pouca potência, tem uma ligação própria para o subwoofer, que não é standard.

O 1º problema que tenho é o espaço para o receiver. Vai ter que ficar no sítio do yamaha, que é uma prateleira com 16cm de altura, onde não cabe a maioria dos receivers full size, e mesmo que coubesse não tinha espaço para respirar. Logo tenho que ir para um slim line, o que normalmente significa gastar mais dinheiro por menos features! Isto porque mudar a mobília da sala está fora de questão.

Após alguma pesquisa, ponderei 3 receivers:
    - Marantz NR1604
    - Yamaha RX-S600
    - Pioneer VSX-S510-K

Como não tenho o hábito de mudar muito este tipo de equipamento (O meu yamaha já tem 12 anos), analisei bem as características de cada um e tentei ver qual seria o que me daria mais possibilidades de utilização para agora e para os próximos anos. E em princípio será o Marantz.

Estes 3 receivers são muito equivalentes. Na verdade o modelo da Marantz mais parecido com os outros 2 é o NR1504. No entanto o NR1604 tem mais algumas coisas que me dão muito jeito, principalmente as saídas de preamp para uma segunda zona, que posso ligar à consola do sistema de som ambiente da minha casa. Nos outros, para ligar uma segunda zona, tenho que sacrificar os canais surround, o que não me parece a melhor solução.

Por isso à partida o receiver está escolhido. Peço desculpa pelo testamento, mas era só para perceberem como estou a planear as coisas.

As minhas dúvidas começam aqui:
    1º - Ainda não vi o preço do Marantz NR1604 em Portugal (vi apenas online, vou tratar de ver por cá nos próximos dias). Mas queria alguns conselhos sobre a melhor altura para comprar. Agora vai acontecer o Audio Show. Nunca estive em nenhum, é apenas um espaço de demonstração, ou há possibilidade de fazer negócio? E é costume conseguir-se descontos interessantes?

Tirando o Audio Show, esta é uma boa altura do ano para comprar, ou devia esperar pelo início do ano? O primeiro sítio onde devo ir à procura é no Belmiro Ribeiro. Compro muita coisa online, mas para equipamentos caros prefiro comprar cá, até para facilitar eventuais problemas durante a garantia.

2º - O problema das colunas! Inicialmente, como já sabia que ia gastar bastante dinheiro no receiver, pensei em comprar um conjunto 5.1 que estivesse com um preço simpático. Já se sabe que as reviews valem o que valem, nunca sabemos se quem fez a review percebe realmente alguma coisa do assunto. Mas vi um sistema 5.1 por um preço muito bom, o Onkyo SKS-HT528. No geral tem boas reviews em vários sítios, mas será que é adequado para o Marantz?

Para o espaço que tenho só posso ir para um sistema de satélites + subwoofer. E como vivo num prédio com uma insonorização muito fraca, nunca posso puxar muito pelo som, até porque a grande maioria da utilização que dou é à noite.

Que outros sistemas 5.1 poderia ponderar para este receiver? Ou será que é mesmo "obrigatório" gastar uma fortuna em colunas para tirar partido das capacidades do receiver? É que eu não sou um audiófilo e os tempos não estão fáceis para se gastar tanto dinheiro em entretenimento, mas também não gosto de gastar dinheiro e depois não ficar com uma coisa em condições.

Mais uma dúvida para terminar. Esquecendo o sistema 5.1 completo por agora, Seria possível aproveitar os satélites do yamaha e comprar só um subwoofer activo? Evitava gastar tanto dinheiro de uma vez e depois ia comprando os satélites e a central com mais calma. Mas as colunas yamaha só têm 25watts. Não haveria o perigo de o Marantz "derreter" as colunas?

A quem teve paciência para ler isto tudo, muito obrigado

Espero que me possam ajudar. Obrigado desde já

Re: Várias dúvidas sobre receiver + colunas 5.1

Caríssimo,

qualquer amplificador pode estragar quaisquer colunas. Um amplificador fraco pelo qual tenhas de puxar muito pode estragar colunas que admitem potências muito acima dos 25w. Pode ter um amplificador de 200w por canal e se não puxares demais por ele, em princípio não se estraga nada.

Quanto a comprar um sub agora, sim, sem problema. Deves é tentar uma boa integração entre colunas e sub.

Não conheço esses receivers.
    Enxuto

"Das frases mais sem sentido emana a mortadela"

Comment

Já agora, é de onde?
      Enxuto

Comment

Boas enxuto, obrigado desde já pela resposta.

Sou de Corroios, margem sul.

Quando dizes puxar muito, referes-te a volume, certo? No apartamento onde vivo nem durante o dia posso puxar muito, senão arrisco-me a ter alguém a bater à porta a queixar-se! O prédio tem uma insonorização muito má. A escala de volume do meu yamaha é de 0 a 65 e acho que nunca o usei acima dos 35 durante o dia. Se for à noite dificilmente chego aos 20.

O meu objectivo não é ter material que toque muito alto, é ter uma razoável/boa definição de som a baixo volume, porque a grande utilização do sistema de som será à noite. A principal utilização será para substituir o som da TV, aqui em casa somos apreciadores de séries e queremos dar mais "vida" ao material que vamos gravando na box do meo. E também para filmes, em DVD e no leitor multimedia (blu-ray ainda não mora cá em casa).

Para música normalmente usamos o sistema de som ambiente da casa, é raro ouvirmos música sentados na sala, por isso o desempenho stereo não será uma prioridade.

Os receivers que referi são todos recentes. A linha slim line da marantz já tem alguns anos, mas este NR1604 é o mais recente.

O que me chateia nestes receivers fininhos é que para as características que têm, são muito mais caros que modelos full size de características idênticas. Isto lixa-me um bocado o orçamento. Embora ainda não tenha definido um tecto máximo, queria ver se não passava muito dos 1000,00€

Mas se o marantz NR1604 em sites espanhóis anda pelos 600 e muito / 700, aqui em Portugal não estou à espera de encontrar mais barato, mesmo que consiga arranjar um bom desconto.

Daí a minha pergunta se esta é boa altura para comprar, ou se devo esperar pelo início do ano, ou se no audio show se pode fazer negócio.

Quanto a colunas já ando a pesquisar alternativas aos packs 5.1, talvez umas bookshelf e uma central razoável para começar e as colunas traseiras e o subwoofer depois. Acho que consigo convencer a minha mulher para umas bookshelf à frente em vez de satélites

Aceito sugestões de marcas de colunas que "casem" bem com marantz. Depois tenho que ir a alguma loja ver se faço umas audições.

Comment

Sim, referia-me a volume.

Quanto à melhor altura para comprar, não sei.

Quanto a sugestões de marcas a casar bem com Marantz há mais que muitas, é algo de bastante pessoal. Agora não vou sugerir nada mas decerto aparecerá alguém entretanto.
          Last edited by enxuto; 09-11-2013, 09:42.
          Enxuto

Comment

nanjos escreveu Ver Mensagem
            Agora vai acontecer o Audio Show. Nunca estive em nenhum, é apenas um espaço de demonstração, ou há possibilidade de fazer negócio? E é costume conseguir-se descontos interessantes?

Tirando o Audio Show, esta é uma boa altura do ano para comprar, ou devia esperar pelo início do ano? O primeiro sítio onde devo ir à procura é no Belmiro Ribeiro. Compro muita coisa online, mas para equipamentos caros prefiro comprar cá, até para facilitar eventuais problemas durante a garantia.
            O Audioshow não serve bem para vender mas mais para mostrar. Podes certamente fechar negócios lá mas não consegues em princípio um desconto adicional por ser o Audioshow. Para além disso é provavel que esteja gente a mais para o vendedor te dar a atenção que mereces.

2º - O problema das colunas! Inicialmente, como já sabia que ia gastar bastante dinheiro no receiver, pensei em comprar um conjunto 5.1 que estivesse com um preço simpático. Já se sabe que as reviews valem o que valem, nunca sabemos se quem fez a review percebe realmente alguma coisa do assunto. Mas vi um sistema 5.1 por um preço muito bom, o Onkyo SKS-HT528. No geral tem boas reviews em vários sítios, mas será que é adequado para o Marantz?
            Se puderes não comprar um receiver AV "slim" nem um kit de colunas talvez fiques melhor servido.

Para o espaço que tenho só posso ir para um sistema de satélites + subwoofer. E como vivo num prédio com uma insonorização muito fraca, nunca posso puxar muito pelo som, até porque a grande maioria da utilização que dou é à noite.
            Um bom sistema ajuda também a disfrutar do som sem puxar muito pelo volume.

Que outros sistemas 5.1 poderia ponderar para este receiver? Ou será que é mesmo "obrigatório" gastar uma fortuna em colunas para tirar partido das capacidades do receiver? É que eu não sou um audiófilo e os tempos não estão fáceis para se gastar tanto dinheiro em entretenimento, mas também não gosto de gastar dinheiro e depois não ficar com uma coisa em condições.
            Nada é obrigatório, tudo é suficiente. Há é sistemas melhores que outros. Convinha estabeleceres o teu patamar de exigencia com audições.

Mais uma dúvida para terminar. Esquecendo o sistema 5.1 completo por agora, Seria possível aproveitar os satélites do yamaha e comprar só um subwoofer activo? Evitava gastar tanto dinheiro de uma vez e depois ia comprando os satélites e a central com mais calma. Mas as colunas yamaha só têm 25watts. Não haveria o perigo de o Marantz "derreter" as colunas?
            Claro que é possível. O Marantz não deverá derreter nada. Se sentires as colunas a distorcer é melhor baixares o volume.

nanjos escreveu Ver Mensagem
            Mas se o marantz NR1604 em sites espanhóis anda pelos 600 e muito / 700, aqui em Portugal não estou à espera de encontrar mais barato, mesmo que consiga arranjar um bom desconto.
            Devias conseguir encontrar mais barato. Se conheces o Belmiro fala com ele. Senão... fala comigo

www.vilasound.pt
            www.facebook.com/vilasound

Comment

Boa tarde

Receptor AV

Update:

Entre estes 3 receptores Marantz NR1604, Yamaha RX-S600, Pioneer VSX-S510-K são os 3 parecidos, no topico do Forista vision tinha preferido os 2 últimos mas era um marantz 1403

Marantz NR1604 559€
              Yamaha RX-S600 558€
              Pioneer vsx s510-k por 449€ e tambem por 449€

Se mudares de ideias quanto a localização e espaço do receptor av , existe um onkyo 626 por 350€ e um yamaha 673 por 390€ que ja são equipamentos para uma melhor performance/preço que aos slim.

Colunas e subwofer

Para colunas usar uns satélites, e´sempre necessário um bom subwoofer, e´sempre de evitar satélites (excepto em casos muito limitativos ou estéticos ) tambem existem monitoras baratas e pequenas como as 2020i

Qual o espaço da sala?
              Aonde estas a pensar colocar as colunas, na parede, em suportes?
              Queres partilhar uma foto do espaço em questão ?
              Last edited by canton160; 09-11-2013, 16:52.
              Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

Audio
              Q2010I + amp em audiçoes
              Q7000 5.1 + onkyo 818
              Subwoofer Dxd-808

Video
              PJ mitsubishi HC5
              PJ optoma hd300x
              Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
              Server: Synology DS 412+

classificados apple no facebook

Comment

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas, é sempre bom ter opinião do pessoal que já anda nisto há mais tempo.

Quanto à questão do A/V slim, sim eu sei que ficaria melhor servido com um de tamanho normal, mas infelizmente isso não é uma hipótese a considerar.

Eu tenho um móvel de TV do Ikea, este (esta foto não é do meu):

E o receiver terá que ficar na prateleira por baixo da TV. Esse espaço tem 16cm de altura. É muito pouco para um receiver normal, mesmo os que cabem lá depois não tem espaço para circular o ar. E realmente mudar a mobília não é uma hipótese.

E o móvel de TV está entre 2 estantes, por isso não há espaço para colocar outro móvel onde o receiver coubesse. Depois coloco aqui uma foto para verem que o espaço não é muito.

A sala tem 25m2 e a disposição é na horizontal, ou seja a zona de audição é bastante pequena, de um lado o móvel com o equipamento, em frente, a pouco mais de 3m está o sofá com as colunas traseiras na parede por cima do sofá.

@Gustavo Rosa, o primeiro sítio onde vou ver é mesmo no Belmiro Ribeiro, mandei um e-mail à Infinite Connections para saber onde poderia encontrar o modelo que quero à venda, e deram-me o contacto de duas pessoas de lá.

Se conseguisse pelo preço desse site alemão que o canton160 colocou, ou qualquer coisa abaixo dos 600,00€, já me dava por muito satisfeito. Em termos de características este marantz é muito parecido com o onkyo 626 ou o yamaha 673. Acredito que a qualidade desses até seja melhor e são quase metade do preço, mas de qualquer forma, em relação ao que tenho actualmente, o marantz é um upgrade enorme. E como a estética neste caso importa, este marantz é muito discreto e não fere a vista a ninguém

@canton160, o marantz NR1604 está um bocado acima do NR1403. Para além de ser da geração seguinte, tem mais potência e tem mais uma série de coisas que me dão jeito, principalmente a zona 2 e a ligação à rede.

A questão do audioshow era mesmo para tentar aproveitar a oportunidade, ia ver o material e podia ser que que ficasse logo com o assunto do receiver despachado.

Em relação às colunas, sou capaz de ter um rapaz interessado em ficar-me com o sistema da yamaha. Se isso for em frente, avanço primeiro com as colunas frontais e central, e mais tarde o subwoofer e as traseiras. Neste caso vou tentar ir para umas colunas o mais full-range possível, para adiar algum tempo a compra do subwoofer.

Se ficar com o yamaha "encalhado", sou capaz de comprar primeiro o subwoofer e usar os satélites que tenho, por enquanto. Aqui talvez vá ao mercado de usados, porque já vi que um bom sub é muito puxado no preço. Anda um energy XL-S8 no custo justo por 100,00€. Acham que vale a pena para o espaço que eu tenho? Isto novo seria coisa para quanto, 300,00€?

Comment

Após alguns dias em que fiz várias pesquisas, e depois de trabalhar psicologicamente o sector feminino lá de casa volto aqui para ver se acham que estou no bom caminho.

Dei um salto ao Audio Show na 6ª feira, mas como já esperava não encontrei lá nada para a minha carteira (talvez a excepção fossem as q acoustics concept 20 na sala da Supportview). Apesar de tudo gostei da experiência.

Apesar da minha mulher me ter dado carta branca no que diz respeito à parte estética, depois de lhe ter explicado que se conseguia um equipamento melhor e até por um preço inferior, já tirei medidas em toda a parte que podia meter o receiver e não consigo meter um full size em lado nenhum.

Se dá na largura, não dá na altura, se dá na altura não dá na profundidade. Por isso estou mesmo entalado com a versão slim.

Não que este marantz nr1604 me desagrade. Estive a comparar com o onkyo tx-nr616, o yamaha rx-v675, o denon avr x2000, o pioneer vsx-923-k e o sony str-dn1040. Cada um tem os seus pontos fortes, mas no final, aquilo que estes modelos têm a mais que o marantz, não são coisas que me sejam essenciais. A única coisa seria a potência, mas corrijam-me se estou enganado, se as colunas forem boas, isso também não será muito relevante.

Em relação às colunas, já abandonei a ideia dos satélites. Vou para bookshelfs e vão ter que ficar mesmo nas prateleiras, porque colunas de chão ou mesmo suportes para bookshelfs não cabem ao lado do móvel.

Já vi várias marcas e modelos e para já estou mais inclinado para as q acoustics 2020i à frente e 2000Ci ao centro. Dependendo do preço que conseguir pelo receiver mais estas colunas, talvez possa logo avançar para duas 2010i para surround.

Quanto ao subwoofer ainda não sei, mas com o que vou gastar nisto tudo devo mesmo ir para os usados. Provavelmente até me vou aguentar algum tempo sem subwoofer. Para ver tv ou séries gravadas à noite e filmes só de vez em quando, não me importo de abdicar do sub por mais algum tempo. Neste momento dou mais importância à clareza dos diálogos, que ao impacto das baixas frequências.

Claro que pretendo experimentar as colunas, e se conseguir experimentar com o nr1604 ou até mesmo o 1504 ou outro das versões anteriores, tanto melhor. Este Sábado devo ir ao Belmiro Ribeiro ver o que eles lá têm.

Para quem já tenha ouvido estas colunas, acham que "casam" bem com o Marantz? Pelo que tenho lido o marantz tem um som mais contido e que umas colunas com bons agudos podem ajudar a equilibrar melhor o som. Isto tem algum fundamento, ou são só tretas que se dizem por essa net fora?

Acham que com este material posso ficar com um sistema já mais interessante do que com satélites?

Depois ainda coloco aqui umas fotos do espaço, para me aconselharem ao melhor posicionamento das colunas.

Comment

Passei no Belmiro Ribeiro este Sábado e só posso dizer que têm um excelente atendimento. Não conhecia a loja, mas acho que ganharam mais um cliente.

Embora já vá gastar mais do que inicialmente estava à espera (não é sempre assim? ) o material que vou comprar é este:

Receiver: Marantz NR1604
                    Colunas frontais: Q Acoustics 2020i
                    Coluna central: Q Acoustics 2000Ci
                    Colunas surround: Q Acoustics 2010i + suportes de parede
                    Subwoofer: Wharfedale SW150

O subwoofer não vou para o da Q Acoustics porque é demasiado fundo. Não tenho lugar na sala para um bicho daquele tamanho. E assim ainda poupo algum dinheiro para os cabos, que a diferença de preço ainda são 40,00€

Já vi que aqui no fórum são grandes fãs dos BK, mas o Gemini II com os portes ainda é um diferença de preço razoável para o SW150. E sinceramente não me agrada o facto de não ter auto power on/off, nem de não o poder comprar em Portugal.

Penso que o conjunto acaba por ser um bom compromisso entre qualidade/preço/restrições de espaço/características dos equipamentos.

Já agora, este é o espaço onde vai ficar o equipamento:

A qualidade não é grande coisa mas dá para ver. O receiver vai ficar na prateleira por baixo do LCD, do lado esquerdo, onde agora está o yamaha. As colunas frontais vão ficar nas estantes laterais, mais para o lado exterior, para colocar uma maior distância entre as colunas.

A central fica no sítio onde está a actual, provavelmente vou ter que arranjar uma base para elevar o LCD, porque a central deve tapar um pouco o écran.

O subwoofer também vai ficar no mesmo sítio, à direita do móvel.

Quanto às colunas surround, agora está assim:

Mas as 2010i são um bocado fundas para ficar nessa posição, por isso vou ter que as colocar mais em cima. E também vão ficar mais afastadas. Quase que consigo alinhá-las com as frontais, só do lado esquerdo a 2010i vai ficar um pouco mais para dentro que a 2020i, por causa de uma reentrância na parede, que se vê à direita na foto.

Espero que depois o MultEQ da Audyssey compense esses desvios.

E que tal, acham que assim fico bem servido?

Comment

A diferença de preço das concept 20 para as 2020i ainda era muita?

Acho que ficas com um sistema porreiro, também estou a pensar ir para colunas da Q Acoustics quando fizer o upgrade ao meu.
                      Last edited by Nistagmo; 26-11-2013, 19:18. Razão: Autocorrect do ipad a fazer malandrices.
                      AV: BenQ W710ST - Onkyo TX NR626 - Dali Zensor 5 - Vokal - Zensor 1 - SVS SB1000 - Xbox 360 - Mede8er 800 X3D

Dali Speakers

Comment

Sinceramente, nem sequer pedi o preço das Concept 20. Por muito bom que fosse o desconto deviam ficar sempre acima dos 300,00€ ou muito perto disso, e eu não queria passar dos 200,00€, portanto estavam logo postas de parte.

Ainda por cima, pelo que tenho lido, essas colunas só mostram o seu real valor, quando montadas nos suportes. Portanto seria um desperdício gastar tanto dinheiro para as meter numa prateleira.

Claro que o preço do receiver me lixa um bocado as contas, mas se fosse para um receiver full size tinha que gastar ainda mais para mudar a mobília

Mas acho que assim já fico com um sistema porreiro para uns bons anos, espero eu...

Comment

Excluindo o receiver quanto é que te ficou as colunas e o sub?

O sub pelo que li é bastante bom nessa gama de preço.
                          AV: BenQ W710ST - Onkyo TX NR626 - Dali Zensor 5 - Vokal - Zensor 1 - SVS SB1000 - Xbox 360 - Mede8er 800 X3D

Dali Speakers

Comment

As colunas e o subwoofer ficou tudo em 695,00€, sem contar com os cabos e suportes de parede para as colunas traseiras.

Comment

1- Coloca um receptor "normal" numa dessas prateleiras do lado esquerdo/direito aposto que aqueles livros nem veem a luz do dia a anos

2- Usa a prateleira de baixo para colocar a central, não podes colocar a central aonde esta a outra porque te vai tapar tv.

3- Compra 2 suportes e coloca as frontais em cada lado do movel que deve ter 2,50m de largura, as frontais bem afastadas, bem diferente do que tens ai.

4- as surround são desculpáveis porque não tens espaço, mas detesto ver fios pendurados, por isso chegava o sofa para o lado esq e colocava uma coluna de um lado e outra so outro lado em cima de suportes.

o sub pode fica sobre o lado direito ou lado esquerdo em frente a essas portas, vai experimentando aonde gostas mais.

Se fores como eu, daqui a 6 meses estas a trocar de mobília
                              Preço/qualidade as Q acoustics cumprem, espero que gostes e acima de tudo não coloques as colunas em cima de mobiliário.
                              Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

Audio
                              Q2010I + amp em audiçoes
                              Q7000 5.1 + onkyo 818
                              Subwoofer Dxd-808

Video
                              PJ mitsubishi HC5
                              PJ optoma hd300x
                              Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
                              Server: Synology DS 412+

classificados apple no facebook

Comment

Working...