Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multicanal 5.1 ou 7.1

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Multicanal 5.1 ou 7.1

Desenterro esta questão, já muito discutida no passado, por exemplo aqui

http://www.forumhifi.com/forum/showt...1-ou-7-1/page2

De repente, quase todos os blurays que comprei têm sido editados em 7.1.
    A existência de 4 canais discretos a fazer o surround é uma experiência extraordinária...
    Não fiquem com a ideia de que é uma questão de área, de a sala ser pequena ou grande... para corrigir essa questão, durante muito tempo utilizou-se canais de surround que se multiplicavam uns aos outros, ou seja, o som produzido era igual em todos eles.
    O que acontece com esta distribuição discreta, é que o som é, como o nome indica, totalmente diferente em cada um dos 7 canais...
    Deixo ficar a lista dos últimos títulos em 7.1 quase todos em 3D... Recomendo...

Oblivion DTS-HD 7.1
    The Lone Ranger DTS-HD 7.1
    Epic DTS-HD 7.1
    Man of Steel DTS-HD 7.1
    Pacific Rim DTS-HD 7.1
    The Wolverine DTS-HD 7.1
    Planes DTS-HD 7.1
    Despicable Me II DTS-HD 7.1
    The Avengers DTS-HD 7.1
    The Croods DTS-HD 7.1
    Percy Jackson DTS-HD 7.1
    Turbo DTS-HD 7.1
    World War Z DTS-HD 7.1
    Hobbit DTS-HD 7.1
    Iron Man 3 DTS-HD 7.1
    Transformers 3 DTS-HD 7.1
    The Little Mermaid DTS-HD 7.1
    Jurassic Park 3D DTS-HD 7.1
    Frankenweenie DTS-HD 7.1
    A Good Day To Die Hard DTS-HD 7.1
    Now You See Me DTS-HD 7.1
    Star Trek Into Darkness DTS-HD 7.1

Re: Multicanal 5.1 ou 7.1

É uma tendência inevitável que todos os BDs recentes sejam DTS-HD e 7.1:

1) Por um lado, é mais um logo para pôr no disco que dá a entender a enorme qualidade do formato e produto que se está a comprar. Hollywood gosta disto, os fabricantes também.
    2) A grande questão dos novos formatos é não serem lossy. Aí há ganhos reais de qualidade, principalmente à medida que o sistema de surround se vai aproximando do high end. O 7.1 em si só faz, IMHO, sentido em salas em que o sofá oposto ao display não está encostado à parede traseira. Aí, diria que pelo menos em 50% das salas portuguesas, o formato é virtualmente inútil.

Comment

Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
      2) A grande questão dos novos formatos é não serem lossy. Aí há ganhos reais de qualidade, principalmente à medida que o sistema de surround se vai aproximando do high end. O 7.1 em si só faz, IMHO, sentido em salas em que o sofá oposto ao display não está encostado à parede traseira.
      Concordo.
      De grosso modo... quanto maior for a sala, mais sentido faz ter 7.1. Se tivermos duas filas de lugares acho que é quase obrigatório.
      Last edited by Gustavo Rosa; 30-11-2013, 15:07.

www.vilasound.pt
      www.facebook.com/vilasound

Comment

Já ando a pensar nisso a algum tempo, no meu caso o sofa esta a 3.5m das colunas sorround, faz sentido por as sorround paralelas ao sofa e as back sorround onde estao agora as sorround, não sei se me fiz entender, acho que ia ganhar bastante.

Comment

Por experiência própria e dos sistemas que já ouvi, prefiro ter umas colunas frontais wide ou front high do que surround back.

Mesmo que masterizacao 7.1 do bluray não seja específico para canais frontais.
          Last edited by canton160; 30-11-2013, 12:23.
          Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

Audio
          Q2010I + amp em audiçoes
          Q7000 5.1 + onkyo 818
          Subwoofer Dxd-808

Video
          PJ mitsubishi HC5
          PJ optoma hd300x
          Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
          Server: Synology DS 412+

classificados apple no facebook

Comment

Rodrigo M escreveu Ver Mensagem
            Já ando a pensar nisso a algum tempo, no meu caso o sofa esta a 3.5m das colunas sorround, faz sentido por as sorround paralelas ao sofa e as back sorround onde estao agora as sorround, não sei se me fiz entender, acho que ia ganhar bastante.
            Isso é uma ideia que depende sempre da distância do sofá à parede traseira, neste caso às surround back

Gustavo Rosa escreveu Ver Mensagem
            De grosso modo... quanto maior for a sala, mas sentido faz ter 7.1. Se tivermos duas filas de lugares acho que é quase obrigatório.
            Aí também concordo, obrigatório não será mas passa a ser uma ideia bem mais interessante

Comment

Boas,
              colocar um sistema 7.1 numa sala com as dimensões que tenho(30m2) certamente não ia obter uma mais valia em termos de palco sonoro e de efeitos penso que colocar um 5.1 bem posicionado que tenha qualidade que funcione pois é importante o posicionamento das colunas Surround acho que não é necessario implementar mais colunas e mais cabos pois se em termos de efeitos traseiros não obriga a dispender de cabos e colunas muito exigentes deduzo que em 7.1 assim também seja digo eu... e estéticamente

Comment

Gustavo Rosa escreveu Ver Mensagem
                Concordo.
                De grosso modo... quanto maior for a sala, mais sentido faz ter 7.1. Se tivermos duas filas de lugares acho que é quase obrigatório.
                Boas Gustavo,

Por acaso não concordo com a tua análise...
                Se a sala tiver duas filas (ou mais) o q é quase obrigatório é q os canais surround se multipliquem... é possível em inúmeros receivers e, como deves saber, é um sistema composto por FL + Center + FR, SL (A) + SR (A), SL (B) + SL (B)... aqui o canal SL (A) = SL (B) e SR (A) = SR (B)

Numa arquitectura deste género que referes os SBL + SBR continuam a fazer sentido porque são discreto, i.e, adicionam mais informação sonora.
                (claro que estamos a partir do pressuposto de que existe mais informação... mais delay temporal... etc etc... não estou a dizer que o canais Back Surround estão a emular info que sai dos Surround (isso é o PLII X) ).

Comment

canton160 escreveu Ver Mensagem
                  Por experiência própria e dos sistemas que já ouvi, prefiro ter umas colunas frontais wide ou front high do que surround back.

Mesmo que masterizacao 7.1 do bluray não seja específico para canais frontais.
                  Apesar de estar de acordo contigo, de que o front high/wide é excelente, concordaria em absoluto que seria melhor que o 7.1 se me dessem a escolher... ou seja, "queres mais canais discretos à frente ou atrás?"... não é o q acontece, não há esse tipo de escolha... até pq como sabes, os canais wide/ high não são discretos, mas sim emulados a partir da informação dos R + Center + L.
                  Nestes casos o q acontece é teres 7.1 discretos e mais 2/4 (high/wide) emulados... são os receivers de topo com 9 ou 11 canais...

Comment

Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
                    O 7.1 em si só faz, IMHO, sentido em salas em que o sofá oposto ao display não está encostado à parede traseira. Aí, diria que pelo menos em 50% das salas portuguesas, o formato é virtualmente inútil.
                    Vou dizer de outra forma a ver se concordas

Se o sofá não estiver encostado à parede traseira, o efeito 7.1 é sem dúvida muito melhor... o q não quer dizer q se transforme virtualmente num 5.1 se o sofá estiver encostado à parede traseira...

O mesmo acontece com a largura da sala para os canais surround.

No meu caso o sofá não está encostado à parede traseira... está mais ou menos a 1 metro... no entanto, a sala tem 6 metros de largura... ou seja, os canais surround está precisamente a 6 metros um do outro... meter os surround back mais ao centro da sala, a 1 metro do sofá é um acréscimo de rendimento da experiência surround muito agradável...

Até mesmo quando o receiver está a emular um 5.1 em 7.1, com o PLII X é muito interessante (só não gosto em concertos).

Comment

Pereira67 escreveu Ver Mensagem
                      Boas,
                      colocar um sistema 7.1 numa sala com as dimensões que tenho(30m2) certamente não ia obter uma mais valia em termos de palco sonoro e de efeitos penso que colocar um 5.1 bem posicionado que tenha qualidade que funcione pois é importante o posicionamento das colunas Surround acho que não é necessario implementar mais colunas e mais cabos pois se em termos de efeitos traseiros não obriga a dispender de cabos e colunas muito exigentes deduzo que em 7.1 assim também seja digo eu... e estéticamente
                      Caro Pereira67,

A minha sala tem quase essa área que referes...
                      Tenta arranjar duas colunas só para fazeres o teste... vais ver que não te vais arrepender...

Relativamente à estética... tens toda a razão... no entanto no meu caso, os meus 4 canais surround são Wall mounted da Bowers & Wilkins. Cabos e colunas... nem vê-las...

Comment

fnazareth escreveu Ver Mensagem
                        Apesar de estar de acordo contigo, de que o front high/wide é excelente, concordaria em absoluto que seria melhor que o 7.1 se me dessem a escolher...
                        Não á muito tempo considerei a compra de um par de B&W m1 para front height mas, grande parte das reviews que li, menciona que á parte de um ou outro efeito ( chuva p ex ) o acréscimo é muito reduzido e, consequentemente, não justificativo do investimento financeiro. Mas a verdade, é que nunca vi/ouvi nenhum sistema com essas características e, a curiosidade é cada vez maior..
                        Pioneer Kuro 5080 » Panasonic PT AE 3000 » Onkyo TX NR 808 » Rotel RMB 1075 » B&W CM8 » B&W CM Center 2 » B&W 686 » SVS PB12 PLUS DSP » Pioneer BDP LX55 » Popcorn A210

Comment

Também me interessa este tópico... Estou a ajudar o meu irmão a montar o sistema na sala... A área é bastante grande... O sofá está mais ou menos a meio da sala... 3 metros para as frontais e uns 2,5 - 3 metros para as traseiras... Ele já tinha um sistema anterior 5.1 da Onkyo... os satélites até são razoáveis.
                          A questão surge agora em aproveitar 2 desses satélites para ficarem ao lado do sofá e fazer assim 7.1. O resto sistema é composto por B&W 684 e 685...

A minha questão é que o 7.1 seria para dar outra envolvência em filmes bluray mais recentes... O problema é que em concertos e nos filmes codificados em 5.1, os canais "surround" (laterais ao sofá - satélites Onkyo) irão prevalecer sobre os "back surround" (encostados à parede traseira - B&W 685), certo? E neste caso, a coerência sonora seria prejudicada porque os satélites não tem nada a ver com as 685 e 684... O ideal seria em formatos 5.1, os canais "surround" passarem a ser as 685... só que penso que isto não será possível por estarem ligadas ao receiver como "back surround"...
                          Porque estou a imaginar em concertos, as colunas que vão estar ali "coladas ao ouvido" são as Onkyo...

Estou a pensar mal? Será que vale a pena estar a "inventar" com os satélites Onkyo?

Comment

Esses satelites da onkyo é que podem ir para soround back, e as B&W fazem as sorround assim fica mais equilibrado.

Comment

Pois... isso seria naturalmente a opção óbvia... só que as colunas 685+suportes têm mesmo de ficar encostadas perto da parede traseira por motivos estéticos...são mt grandes... Os satélites Onkyo são muito mais pequenos e o suporte praticamente fica escondido junto às laterais do sofá...

Comment

Working...
                              X