Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Emotiva UPA-700/UMC-200

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Emotiva UPA-700/UMC-200

Desembalagem do material e primeiras impressões.

Os produtos vieram muito bem embalados, com caixa dupla, e envolvidos numa embalagem de pano, à semelhança dos Oppo e Cambridge Audio, o que pode não acrescentar nada, mas é um toque interessante.
    Juntamente com os produtos vem os habituais acessórios, comandos, manuais, etc.
    Os cabos de corrente são de excelente qualidade, apesar das fichas USA, mas vou leva-los a um electricista para colocar fichas europeias.
    Já nos manuais e comando, nota-se o controlo de custos, ambos são de qualidade duvidosa.

Ambos os aparelhos têm um aspecto muito solido e bem construído. O material usado não tem o aspecto de "tanque" que tem o Arcam, mas a construção é superior à maior parte dos receivers.
    Também nos conectores traseiros, se nota o controlo de custos, a qualidade dos conectores RCA, de colunas, etc, é de qualidade inferior aos do Arcam.
    No entanto, como o amplificador apenas tem os conectores das colunas, a colocação dos cabos é muitíssimo mais fácil.

Apesar das horríveis barras laterais cinzentas (colocar as pretas eram mais 50-70€), os aparelhos são esteticamente interessantes e com uma boa qualidade de construção.
    o amplificador torroidal do UPa-700 é enorme, e ocupa 1/4 do espaço do amplificador.

Tirando problemas "logísticos", pois a rack não dava para os dois aparelhos e tive de os colocar no chao, limpezas e afins, a instalação foi simples e sem problemas.

Configuração dos aparelhos

A instalação dos aparelhos foi bastante simples, o trigger de ligação funciona bastante bem, e ao ligar o UMC-200 o UPA-700 liga após uns segundos.

O UMC-200 é bastante simples de usar, desde que se usem as configurações default.
    Tem no entanto alguns bugs e implementações estranhas decididas pela emotiva.
    Esta thread documenta todos esses problemas: http://www.avsforum.com/t/1491348/of...0-thread/0_100

A minha escolha pelo UMC-200 deveu-se ao equalizador paramétrico. O meu objectivo é usar o REW em combinação com o PEQ para atenuar os problemas do meu sótão, que é acusticamente problemático.
    (estou também a contar com os paineis DIY, mas ainda hoje recebi um email a referir que não têm ainda prazos certos para a entrega ... enfim)

Nem sequer pensei usar o sistema de calibração automática, pois é algo que não tenho interesse, o objectivo é usar o PEQ para calibração do sistema.

Este processo vai ser demorado, pois é preciso medir, analisar, medir e analisar até à exaustao
    Além disso, exige um conhecimento do REW mais aprofundado do que eu tenho, o que dificulta o processo.

Estou a comentar esse processo de calibração do PEQ, aqui : http://emotivalounge.proboards.com/t...alibration-rew

Para já, calibrei apenas o nível das colunas, defini os pontos de crossover, efectuei uma medição SPL L+R+Sub, e usei o REW para me criar 3 filtros para o subwoofer para aplicar no PEQ.
    Todo este processo demorou-me todo o sabado, pelo que para já fiquei por aqui. No próximo ano pretendo voltar à calibração, e desta vez efectuar medições independentes para cada coluna e usar o PEQ em todo o espectro de frequencias.

Primeiras audições

A primeira audição do sistema foi com o filme Elysium (MKV, [email protected]).
    Dada a qualidade do receiver anterior (Arcam AVR350), é dificil não estabelecer comparações. E a verdade é que se o sistema estivesse coberto e eu não soubesse que este tinha sido trocado, tenho a certeza que teria visto o filme todo sem me aperceber.
    Conforme já referi, eu acredito que a electronica tem pouca influencia, quando comparado com as colunas e a sua interacção com o espaço. Daí que já tinha referido que não esperava grandes diferenças entre os dois sistemas.
    O sistema da Emotiva permitiu-me elevar o volume até níveis insuportáveis sem qualquer tipo de distorção (a escala é de 0 a 80, não consegui passar dos 70).
    O mesmo se passava com o Arcam (escala de 0 a 100, não aguentava mais do que 90).

No Domingo, estive a trabalhar e ouvir musica durante 4h, e mais uma vez, caso o sistema estivesse coberto e eu não soubesse que este tinha sido trocado, não me teria apercebido da troca.

Obviamente que sabendo da troca, e ouvindo com atenção, encontram-se diferenças, que vão ao encontro do que esperava :

- O emotiva é ligeiramente mais "in your face" do que o Arcam, que é mais suave e relaxado.
    - O canal central é bastante mais dominador com o Emotiva
    - O Emotiva parece ser um pouco mais dinamico do que o Arcam (se bem qua aqui pode ser sugestão, devido a conhecer as especificações técnicas dos capacitadores de ambos os aparelhos, Emotiva (60uF)/Arcam (48uf).
    - O Arcam é mais melodico do que o Emotiva, o DAC Wolfson é mais benevolente com más gravações e praticamente coloca a tocar bem qualquer musica. Já o DAC Cirrus, em gravações de pior qualidade não soa tão bem.

Globalmente, as primeiras impressões vão exactamente ao encontro do que esperava, um ganho de funcionalidades (PEQ, descodificação HD), e uma ligeira perda em stereo.
    Fiquei inclusive surpreendido com a musicalidade do Emotiva, pensei que fosse perder bastante em stereo, mas com boas gravações, o Emotiva está ao mesmo nivel que o Arcam.
    Com más gravações o Arcam é francamente superior.

É preciso notar que esta comparação foi efectuada sem a activação do PEQ, com o Emotiva configurado como default (FLAT).
    As potencialidades do PEQ são gigantescas e acredito que depois de tudo configurado, irei conseguir extrair do sistema o melhor desempenho.
    Mais ainda quando finalmente conseguir construir o raio dos painéis e endereçar os gravíssimos problemas de decaimento do sótão, pois tenho tempos de 800ms (obviamente os mesmos que tinha com o Arcam).
    Alias, com estes tempos, até me custa a acreditar como este sistema (e o anterior) soam tão bem ...

Re: Emotiva UPA-700/UMC-200

Tivoli Model One

Comment

Hahahaahh, owned !!! Ok, estão prometidas umas fotos.

A propósito, esqueci-me de falar nas luzes azuis dos Emotiva, este ano não necessito de luzes de natal.
      Mas dão para desligar, logo não é muito grave

Comment

Boas Neo.
        Quanto tempo apos a encomenda no site da emotiva demorou a chegar ca a Tuga ??
        Boa compra, estou a juntar uns trocos para quando o armazem na holanda ficar ON-LINE.

Comment

Uma semana.
          Inicialmente ia aguardar pelo ramo Europeu, mas acho impossível que fique ao mesmo preço que consegui este bundle, daí ter optado por encomendar já.

Comment

O transporte e as taxas acrescentam que percentagem sobre o preço?

Comment

UMC-200 Bundle: $799
              Freight : $212.55
              Total : $1,011.55
              -----------------------------
              Com o raio da taxa bancária, ficou em 770€.
              A isso somou-se os 260€ de taxas alfandegarias e afins.
              No total, 1030€.

Como 799$ = 580€, o custo do transporte mais taxas pesam quase 50%.

Relativamente à loja Europeia, ainda não se sabe qual a estratégia de preços que a Emotiva vai seguir.
              Em principio, espera-se que seja semelhante à SVS, onde 1$=1€.
              Penso que nos novos modelos oppo já foram disponibilizados com esta filosofia.

Mesmo assim, ao preço de venda real dos produtos seria:
              UMC-200 : 599€ a 699€ (O preço real é 699$, mas há varios meses que se vende a 599€)
              UPA-700 : 499€
              7MRCA : 34€
              ---------------
              Os portes nunca seriam menos de 50€ (são 35kgs), logo ficaria entre 1182€ a 1282€.
              Por outro lado, dado que na Europa não há nenhuma empresa a oferecer amplificadores de 5 a 7 canais a preços na casa dos 500€, eles têm margem para aumentar os preços e mesmo assim serem bastante competitivos.

Por tudo isso, resolvi avançar e não estou nem um pouco arrependido.
              Só tenho pena de há 3 anos não ter investido um pouco mais e ter ido para o XPA-5/UMC-1, pois agora poderia ter mantido o XPA-5, que é um amplificador bastante melhor do que a serie UPA.

Comment

Boa Noite Neo2009,
                antes demais os meus parabéns pela aquisição de ambos os aparelhos.Num post anterior eu tinha uma dúvida sobre a voltagem de ambos
                e o neo2009 mencionou que:Todos os produtos mudam automaticamente de voltagem:"115 VAC or 230 VAC with automatic detection and switching."
                Confirma-se esta alteração automática?
                Cumprimentos

Comment

Pereira67 escreveu Ver Mensagem
                  Confirma-se esta alteração automática?
                  Sim.

Comment

Um pormenor que me esqueci de referir: O UPA-700 não aquece um grau, mesmo a volumes elevados.
                    Por muito bom que o arcam fosse, ao fim de um filme, ou de horas a tocar musica, ficava razoavelmente quente.

Já o Emotiva, a temperatura antes de o ligar e depois de tocar umas horas é praticamente o mesmo.
                    É provavel que o facto da caixa ser bastante maior do que o conteudo (o transformador ocupa 35% do espaço, há mais alguns componentes a ocupar mais 25% e o restante é espaço livre), contribua decisivamente para isso.

Comment

neo, em relaçao a questao do canal central, tens os ganhos ajustados??
                      Don't knock masturbation, it's sex with someone you love. "Woody Allen"

Comment

neo2009 escreveu Ver Mensagem
                        Um pormenor que me esqueci de referir: O UPA-700 não aquece um grau, mesmo a volumes elevados.
                        Por muito bom que o arcam fosse, ao fim de um filme, ou de horas a tocar musica, ficava razoavelmente quente.

Já o Emotiva, a temperatura antes de o ligar e depois de tocar umas horas é praticamente o mesmo.
                        É provavel que o facto da caixa ser bastante maior do que o conteudo (o transformador ocupa 35% do espaço, há mais alguns componentes a ocupar mais 25% e o restante é espaço livre), contribua decisivamente para isso.
                        Tenho reparado que isso acontece com os receivers mais recentes.
                        Os receivers mais recentes da Denon tb não aquecem.

Já o meu 4308, como estava em stanby por causa do HDMI bypass, aquecia imenso mesmo em standby... no verão a sala aquecia 3 a 4 graus à conta disso.

O recente X4000 não aquece tb nem um grau.

Abraço

P.s. então e essas fotos?? :d

Comment

Pois, em muitos receivers o que aquece muito é a placa HDMI, o processador de vídeo...
                          Acontece isso com alguns Onkyo por exemplo...

Comment

shiseido escreveu Ver Mensagem
                            neo, em relaçao a questao do canal central, tens os ganhos ajustados??
                            Heheheh, sim, claro, não iria cometer esse erro

A calibração foi feita da seguinte forma (não exactamente por esta ordem, mas vou colocar na ordem mais correcta) :

1 - Colocar o canal Esquerdo a 75db

2 - Ajustar o output do subwoofer com o canal Esquerdo (Garantir que o RTA a 1khz = 63Hz)

3 - Um a um, ajustar os restantes canais ao RTA do canal esquerdo.

No final, usei novamente o SPL meter para garantir que os canais estavam ao mm nivel.

Comment

fnazareth escreveu Ver Mensagem
                              P.s. então e essas fotos?? :d
                              Desculpem, não foi ainda possivel, e provavelmente agora só no próximo ano.
                              Nessa altura vou também voltar a calibrar tudo como deve ser, fazer medições individuais, etc.
                              Pretendo documentar tudo para me servir de referencia no futuro, depois coloco aqui para quem se interessar por estes assuntos ...

Comment

Working...
                              X