Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Emotiva UPA-700/UMC-200

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

Re: Emotiva UPA-700/UMC-200

O Frank ( nome verdadeiro ) e um expetaculo , foi ele que me convenseu a fazer um sub riser mais alto para os subs ( para mim era a custo 0 e o fiz e obtive excelentes resultados ) quando estava utilizando os pads da Auralex .

Comment

Até aqui estava a usar os filtros genéricos do REW, mas com a versão B18, já pude usar os filtros específicos do UMC200.
      Ontem refiz esses filtros e fiz algumas alterações, basicamente reduzi o número de filtros e diminuí o Q (aumentando a largura do filtro).
      Exemplo coluna direita:

Hoje fiz umas medições rápidas para ver o resultado, mas ainda não consegui o resultado que pretendo:

Como se pode ver, há um grande vazio na zona dos 70Hz-140Hz (provocado pela sala), e um enorme empolamento na zona 400Hz-2KHz.
      O primeiro vazio está a ser ajudado pelo crossover nos 120Hz, pelo que vou experimentar baixar o crossover para os 80 e 100Hz, para tentar preencher um pouco mais a zona dos 70-100Hz.

Depois disso, terei de baixar uns 5db a zona dos 400Hz-2KHz.

Se conseguir endereçar esses pontos, penso que conseguirei uma house curve interessante.

Infelizmente, o sinal que o REW emite é apenas stereo, o que significa que na medição global, os canais central e traseiros não são usados.
      Isso complica um pouco a definição de uma estratégia, pois o som final é um somatório de todas as colunas.

O UMC-200 tem um modo que permite que todas as colunas reproduzam exactamente o mesmo sinal, e posso usar esse modo para efectuar uma medição com todas as colunas.
      A minha duvida é saber se uma medição desse tipo tem algum valor, ou não.

Comment

Estás a empolar um pouco o teu problema, usando um escala com intervalos de apenas 2db...
        Se calhar gráficamente dá uma ilusão de que o problema é maior do que é de facto...
        *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
        Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
        * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
        *Colunas: Quad ESL 2805

Comment

Sim, tens razão.
          De qualquer forma, a questão mantém-se:
          - Cada coluna tem uma resposta individual teórica, que é depois afectada pela interacção com a sala;
          - O somatório de TODAS as colunas e respectiva influencia da sala, vão gerar uma resposta global que sofrerá da interacção com a sala.

Na pratica, o facto de corrigirmos individualmente TODAS as colunas, não garante que o resultado final seja perfeito, devido à imprevisibilidade da reposta global e interacção com a sala.
          O que significa que para garantir que o resultado final esteja correcto, temos de efectuar medições com todas as colunas, para medir a resposta global como um todo.
          Com esses dados, tentar perceber a melhor forma de corrigir a resposta individual, de forma a influenciar a resposta global.

Curiosamente, gostaria de saber de que forma os algoritmos de calibração automática como o XT32, tratam este problema.
          Teoricamente é possível que possam calcular os filtros individuais, efectuar medições globais, e adaptar os resultados até chegar ao melhor resultado.
          Mas sinceramente, não sei se o fazem

Comment

Neo eu a bocado testei todos os canais do meu setup.

com uma porta hdmi do portatil.

tens é de escolher canal a canal.

mas o REW não transmite só em stereo.
            WarLock

Comment

Warlock, o REW emite sweeps com a frequencia que necessitamos, mas apenas para as colunas frontais e Sub.
              Para as medições, como não tenho placa HDMI, troco os inputs no amplificador para redireccionar o sinal para a coluna que pretendo medir.

Entretanto, o JohnM respondeu ao post que coloquei, indicando que não recomenda a aplicação de filtros distintos nas colunas L/R, na região média/alta, sob pena de afectar a "imagem" stereo.
              http://www.hometheatershack.com/foru...umc-200-a.html

Relativamente à aplicação de filtros nas zonas média/alta para as restantes colunas, ainda estou a aguardar a resposta

Comment

pois .. eu com a porta hdmi consigo escolher o canal que quero.

andei a fazer medições a todas as colunas hee hee
                WarLock

Comment

Tenho mais uma vez de salientar o espírito de partilha que existe no site do HTS, onde até as nossas duvidas mais básicas são respondidas pelos membros mais "importantes".
                  Na sequência das minhas duvidas sobre equalização, foi-me recomendado:
                  - a partir dos 300/400Hz, não aplicar filtros diferentes nas colunas L/R, para não prejudicar a imagem stereo,
                  - nas restantes colunas (C, S, SB), podem ser aplicados filtros diferentes,
                  - para equalização em todo o espectro de frequências, equalizar apenas os "broad trends", que interpreto como os pontos mais críticos que se estendem por uma área abrangente. Estes pontos devem ser endereçados com filtros de grande abrangência (Q baixo).
                  - Segundo o JonhM, no que diz respeito à equalização, LESS is MORE.

Este fds vou re-avaliar os filtros, e procurar construí-los com base nestes princípios.

Comment

No ambito da re-avaliação de filtros, recomendo a leitura deste tópico :
                    - http://www.hometheatershack.com/foru...html#post55647

Comment

Este post esclarece alguns dos mal entendidos que se geram na discussão do REW, pois endereça os cuidados que se devem ter ao usar o REW no auxilio à equalização do sistema:
                      - http://www.hometheatershack.com/foru...html#post55656

Comment

O JonhM não para, REW Beta 20:

Beta 20 changes (11th May 2014):
                        • Revised the signal generator layout
                        • Added dual tone signals (SMPTE, DIN, CCIF and custom) to the generator for intermodulation distortion measurements
                        • Added calculation of Intermodulation Distortion percentage on RTA when a dual tone signal is playing
                        • Updated the signal generator help to add information about the CEA-2010 tone burst
                        • Added CEA-2010 thresholds overlay on the RTA when the CEA burst signal is playing
                        • Added an Analysis preference to control how much of the IR is retained when a measurement is made, including an option to keep the entire IR
                        • Upper limit of frequency axis adjusts to suit highest end frequency in measurement list or half current sample rate, whichever is higher (min is 30 kHz)
                        • Rearranged spectrogram controls to reduce height they take up
                        • If the View option to save trace colour with measurement is selected, changing the colour of a measurement via the button on the measurement panel will flag the measurement as not saved
                        • Added the JRE version and bit depth used when capturing a measurement to the measurement file, displayed in the measurement Info window
                        • On Windows systems when running under a 64-bit JRE a 64-bit ASIO dll is loaded
                        • Bug fix: Frequency tracks cursor was broken for signal generator
                        • Bug fix: Room simulation could fail to open if previous head position was outside current limits
                        • Bug fix: Room simulation relative head position in length and width could alter when room size changed
                        • Bug fix: Room simulation became unresponsive if maximum height reached when using feet and inches
                        • Bug fix: Room simulation window redraw could fail when resizing window
                        • Bug fix: Trace arithmetic resultIR window location could be wrong if traces A and B had different impulse response lengths
                        • Bug fix: Changing sweep start frequency from 20 Hz or above to below 10 Hz caused corrupted measurements
                        • Bug fix: Changing the order of measurements did not preserve their associated trace selection states
                        • Bug fix: Changing the order of measurements did not update the list of measurements in the controls for the All SPL and Measured Overlay graphs

Fonte: http://www.hometheatershack.com/foru...#ixzz31WRY6JXb

Comment

Working...
                        X