Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sistema Low-end 5.1 em apartamento

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Sistema Low-end 5.1 em apartamento

Boa tarde e desde já obrigado por todas as infos que já obtive ao ler alguns tópicos deste fórum.

Sou mais um tipo a querer iniciar-me no AV de alta qualidade e pretendo construir um sistema 5.1 budget aqui na sala do apartamento para ver uns filmes e ouvir música de vez em quando.
    Tenho neste momento uma LG 47LM640, box meo e um NAS que uso por DLNA para ver filmes usando o sistema da smartv (não tem saídas AV).
    Depois de alguma pesquisa estou interessado em comprar um yamaha rx-v475 (280e na amazon) e talvez iniciar com umas colunas frontais q acoustics 2010i (130e na maquisom),provavelmente passando-as para surround quando comprar o resto do sistema.
    As minhas questões são:
    1. O amp faz upmix do som stereo para surround automaticamente? Não encontrei esta informação no manual.
    2. Quais são os cabos mais recomendados (nada de altíssima qualidade, basta que façam a função deles bem)?
    3. Os adaptadores banana são obrigatórios / recomendados no sistema?
    4. O som por hdmi tem a mesma qualidade que por cabo externo toslink?
    5. As colunas funcionam a 6 ohms mas por defeito o amp funciona a 8 ohms. Li em alguns fórums que alguns users tiveram problemas ao reportar que algumas versões do amp não têm a opção de colocar a 6ohms. No entanto no manual claramente indica "set the unit's speaker impedance to “6 Ω MIN”". Não haverá este problema, certo?
    6. Não encontro nenhuma info detalhada na net ou no manual sobre o passthrough da saída toslink da tv. Partindo do principio que existe e funciona, ela fará passthrough de todos os formatos que lê do NAS para o amp, certo?
    7. Por estes valores, há algum sistema que recomendassem melhor que este? Nada de variações brutais no preço...

Abraço,
    João
    Last edited by eXistenZe; 04-03-2014, 22:03.

Re: Sistema Low-end 5.1 em apartamento

1- nao! no manual tens informaçao dos modos dsp e campos sonoros, é simples mas esta tudo no manual.
    3-nao! podes usar cabo descarnado, a banana é so por facilidade tira cabo poe cabo e possivel oxidaçao, mas sem stress
    4-nao, hdmi e muito superior e alem que o hdmi passa imagem e som e permite tirar proveito dos sons hd, o toslink nao.
    5- nao (mais uma vez!) mesmo c colunas a 6 ohm sempre usei a saida nos 8ohm
    7- em colunas tens muita coisa, tannoy, mordaunt short, mission e procurares o que podes gostar mais ou se for comprado as escuras, o que sera melhor negocio...mas isso teras que procurar e fazer o trabalho de casa e sobre receivers, acho que andam uns onkyo 525 na amazon.de pouco mais caros, embora prefira 1000 vezes a yamaha a onkyo, acho que o onkyo 525 e um modelo superior a esse yama.
    Don't knock masturbation, it's sex with someone you love. "Woody Allen"

Comment

Obrigado pelas dicas...

4. Sendo assim é preferível usar o Audio Return Channel do cabo HDMI que fará a ligação à TV em vez de colocar o TOSlink, correcto?
      5. Tendo a opção de colocar o amp a 6 ohms não será mais seguro? Não existem o problemas descritos de overheating e clipping? O amp já está overpower por si em relação às colunas (de 100W para 75W max rec). Se o colocar a 8 ohms com as colunas de 6 ohms não ficará mais arriscado ainda subir o volume acima de 50-70%?

Abraço.

Comment

200€ pelo RX-V475 é um optimo preço, dificilmente arranjas algo com melhor relação custo/qualidade. Eu só trocava as colunas por uma Tannoy V1i, são colunas maiores e com mais graves, sobrevivem melhor sem um Sub que as 2010i.

"1. O amp faz upmix do som stereo para surround automaticamente? Não encontrei esta informação no manual."

Penso que todos os AV's actuais, têm uma função de 5.1 virtual (que por acaso eu detesto)

"2. Quais são os cabos mais recomendados (nada de altíssima qualidade, basta que façam a função deles bem)?"

Cabos bem construidos, a amazon costuma ter uma boa seleção a preços em conta.

"3. Os adaptadores banana são obrigatórios / recomendados no sistema?"

Não são obrigatórios. É uma questão de gosto.

"4. O som por hdmi tem a mesma qualidade que por cabo externo toslink?"

Por HDMI podes passar o som HD, por toslink não.

"5. As colunas funcionam a 6 ohms mas por defeito o amp funciona a 8 ohms. Li em alguns fórums que alguns users tiveram problemas ao reportar que algumas versões do amp não têm a opção de colocar a 6ohms. No entanto no manual claramente indica "set the unit's speaker impedance to “6 Ω MIN”". Não haverá este problema, certo?"

Eu tenho um yamaha, para colocar as colunas foi só seguir o procedimento do manual. Desconheço se outros não tem essa funcionalidade. Mas se o aparelho suporta colunas de 6Ohm's tem que haver maneira de mudar (ou pode ser automático).

"6. Não encontro nenhuma info detalhada na net ou no manual sobre o passthrough da saída toslink da tv. Partindo do principio que existe e funciona, ela fará passthrough de todos os formatos que lê do NAS para o amp, certo?"

Desconheço, mas se estás a ler os conteudos na TV, tens que validar se a saida toslink passa 5.1 (na grande maioria das TV's não passa).

"7. Por estes valores, há algum sistema que recomendassem melhor que este? Nada de variações brutais no preço..."

Trocava as 2010i pelas Tannoy V1i.
        Oiço musica até num rádio a pilhas .

Comment

so uma correçao, em multicanal, nenhuma dessas colunas substitui ou minimiza a necessidade de um subwoofer! nem as tannoy v4 e muito menos as v1 (que conheço bem pois ja tive umas).
          da para ouvir uns filmes sem subwoofer mas nenhuma coluna "mortal" subsitui um subwoofer numa explosao de 20hz por ex, é impossivel!

Comment

6. Se o Audio Return Channel funcionar não vou precisar do TOSlink. O manual é vago quando diz "An external audio device that supports SIMPLINK and ARC must be connected using HDMI IN 1 (ARC) port." Espero que o simplink não seja uma limitação para outros dispositivos LG apenas. Mas acho que vai funcionar, por isso não preciso do TOSlink.
            7. As V1I são 40e mais caras e um pouco maiores, mas vou procurar uma oferta mais barata e comparar...
            [edit]169e na fnac. Parece ser o melhor preço e não é nada mau...

Obrigado.

[edit] O Sub à partida será o próximo investimento... Mas vai demorar um pouco ainda. Acham que colocar o sub ao lado do sofá (a 1m de quem está a ver tv) agrava muito a qualidade?
            Last edited by eXistenZe; 04-03-2014, 22:53.

Comment

shiseido escreveu Ver Mensagem
              so uma correçao, em multicanal, nenhuma dessas colunas substitui ou minimiza a necessidade de um subwoofer! nem as tannoy v4 e muito menos as v1 (que conheço bem pois ja tive umas).
              da para ouvir uns filmes sem subwoofer mas nenhuma coluna "mortal" subsitui um subwoofer numa explosao de 20hz por ex, é impossivel!
              Quando referi as V1i não era para substituir o Sub, pelo que percebi para já o conjunto vai ser 2.0. E as V1i sempre têm mais graves.

eXistenZe escreveu Ver Mensagem
              6. Se o Audio Return Channel funcionar não vou precisar do TOSlink. O manual é vago quando diz "An external audio device that supports SIMPLINK and ARC must be connected using HDMI IN 1 (ARC) port." Espero que o simplink não seja uma limitação para outros dispositivos LG apenas. Mas acho que vai funcionar, por isso não preciso do TOSlink.
              7. As V1I são 40e mais caras e um pouco maiores, mas vou procurar uma oferta mais barata e comparar...
              [edit]169e na fnac. Parece ser o melhor preço e não é nada mau...

Obrigado.

[edit] O Sub à partida será o próximo investimento... Mas vai demorar um pouco ainda. Acham que colocar o sub ao lado do sofá (a 1m de quem está a ver tv) agrava muito a qualidade?
              O total do conjunto deve ficar ela por ela, principalmente se depois optares pelas 2020i para frontais.

Eu fazia o sacrifico inicial

Comment

O mal é que depois fico com dois pares de colunas grandinhas. As 2010i eram para ser mais discretas ao lado do sofá.

Comment

Nesse caso já é diferente, as tannoy são um bocadinho maiores. Nada demais, na minha opinião são bem elegantes .

Tannoy H x W x D 300.0 x 170.0 x 254.5mm
                  Q Acoustics H x W x D 234.5 x 150 x 203 mm
                  Last edited by LSeven; 04-03-2014, 23:34.

Comment

shiseido escreveu Ver Mensagem
                    Explosão de 20Hz, até alguns Subs perdem a compostura, quanto mais colunas

Inicio no filme Enders Games, a volume alto.....
                    PC Audio -> TEAC UD-H01 and PSB M4U-1 -> Yamaha R-S700 -> Monitor Audio RX1 + REL R528SE

AV -> Panasonic TX-P50ST60E -> Pioneer BDP-160K and Med8er MED800X3D 3TB -> Pioneer SC-2023K -> Mordaunt-Short's; Carnival 8 + Carnival 5 + Carnival 1 -> Sub: SVS SB13 Ultra

Comment

Volume muito alto nunca vai estar... Estou num apartamento e também não gostava que um vizinho ligasse as colunas nas alturas...
                      Fui ver as tannoy hoje à fnac e gostei... E como não encontro preço melhor sou capaz de as comprar (estão também a 160e no uk mas são mais 15-20e de portes).

Comment

fazes bem, sao umas excelentes colunas para o preço!

Comment

eXistenZe escreveu Ver Mensagem
                          Volume muito alto nunca vai estar... Estou num apartamento e também não gostava que um vizinho ligasse as colunas nas alturas...
                          Fui ver as tannoy hoje à fnac e gostei... E como não encontro preço melhor sou capaz de as comprar (estão também a 160e no uk mas são mais 15-20e de portes).
                          Tens os modelos surround (VR e VRi) que têm menos profundidade. Em PT nunca vi à venda, mas pode ser que nos locais que vendem Tannoy arranjem por encomenda.

Comment

A Tv terá de suportar o sistema ARC para poder passar som pelo HDMI. Se suportar, a própria entrada HDMI na Tv diz "Arc" (audio return channel).
                            Apesar de ser bom poder ter este suporte, se ligar a box diretamente ao receiver vai poder usufruir de dolby prologic (pelo menos em alguns canais), já a Tv pode ou não passar. A Box passa esse sinal por HDMI e por cabo optico.
                            No meu caso, Box da Zon, até gosto mais do som pelo cabo optico como tal tenho a imagem a passar diretamente para a Tv via hdmi e um cabo Optico da box para o receiver para o som quando me apetece um usufruir mais do som (bastante bom em algumas transmissões).

8ohm vs 6ohm, as colunas dificilmente funcionam só numa impedância. Anunciam 8ohm e depois vão mais abaixo durante alguns momentos. Os receivers processam esses picos "automaticamente".

Diz que o Yamaha faz 100W por canal mas se fizer 50w reais em todos os canais já é bom Por seu lado as colunas não têm potencia, admitem-na, como tal pode estar descansado também ai.
                            Sony Kdl40HX700 | Sony Bdp-S790 | Denon Avr2808 | KEF IQ5, C6LCR, Hts2001, Psw2500

Comment

DavidC escreveu Ver Mensagem
                              até gosto mais do som pelo cabo optico
                              Importas-te de elaborar um pouco mais esta afirmação? Estou bastante curioso relativamente a este assunto...

De várias pesquisas encontrei:
                              "optical digital cannot pass the lossless soundtracks present on most blurays"
                              "Blu-ray will have the advanced HD audio codecs (DTS-MA and Dolby Digital Plus), which cannot be passed over the optical digital cable, and so there will be an audio performance difference vs a direct HDMI connection to the receiver."
                              "Neither optical or coax digital connections have sufficient bandwidth for HD audio."

Com BR fora, em todos os outros formatos não encontro comparações...

Comment

Working...
                              X