Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AV em 4.1

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• AV em 4.1

Caros foristas,

Algum de voçes tem uma configuração AV em 4.1, isto é, sem coluna central ?

Se sim, testaram com e sem coluna central ? Se testaram, notaram diferenças ? E foram significativas ?

PS: O meu receiver AV não dá para desinibir a coluna central, logo não consigo testar.

Obrigado
    Receiver Marantz 6004; Leitor Marantz CD5003; Leitor BR Sony 550; Media Player Popcorn C200; Colunas Frontais Monitor Audio RS1; Display Panasonic 50PZ81.

Re: AV em 4.1

A coluna central provavelmente é a peça mais importante num Homecinema, pois trabalha os diálogos e não só. Como tal temos de ter uma excelente coluna central para fazer esquecer que ela existe, isto é, ao vermos um filme as vozes e toda a ambiência terá de parecer que sai da tela e não da coluna, isto só acontece quando existe uma dinâmica e uma empatia da coluna central com as frontais,criando um palco sonoro envolvente e cristalino.
    E sem coluna central não consegues ter esta colocação das vozes.
    AUdio: MArk Levinson 390S- First Sound Paramount SE MK II -amplificador 300B (5WATTS)(made in PORTUGAL)- Avantgarde UNO -CABOS :Kubala Sosna Emotion - SHUNYATA HYDRA. www.nebarros.com
    CINEMA: EM CONSTRUÇÃO

Comment

4.1 here... Mais coerência no som frontal é difícil...

Depois deste avanço para 2.1...

Comment

A mim bem me parecia que tu estavas em 4.1.

O meu "problema" é que a minha filhota ontem meteu o tweeter da central para dentro ... Como não me apetece estar a mandar reparar a coluna (nem sei quanto custaria, mas não quero gastar dinheiro numa coluna que em principio para o ano será para mudar quando mudar as frontais), avanço já para a substituição do meu receiver por um que permita uma configuração 4.1.

Presumo que já tenhas testado DVDs filmes e musicais. Alguma vez testaste no teu sistema algum SACD ou DVD-Audio ?

Chegaste a testar com 5.1 ? E continuas a preferir 4.1 pela coerência sonora, é isso ?

Obrigado,
        Receiver Marantz 6004; Leitor Marantz CD5003; Leitor BR Sony 550; Media Player Popcorn C200; Colunas Frontais Monitor Audio RS1; Display Panasonic 50PZ81.

Comment

Se metesse central era uma AG Gallo ou MA Radius.

Assim o som é perfeito em coerência, mas admito que com sofás laterais podia fazer falta.

SACD e DVD-A nem os cabos comprei...

Comment

FALP escreveu
            Assim o som é perfeito em coerência, mas admito que com sofás laterais podia fazer falta.
            Pois é ... lá se vai o sweet spot ... não é ?

Estive aqui a pensar e acho que consigo por um SACD em 4.1, pois só mexo nas definições do leitor. Vou ver como soa versus 5.1 com uma central com o tweeter fanado

Se soar bem, lá se vai a central

Cumps

Comment

RS escreveu
              Se soar bem, lá se vai a central
              Se soar bem, lá se vão as traseiras...

Comment

FALP escreveu
                4.1 here... Mais coerência no som frontal é difícil...

estás a ser incoerente... a musica/filmes/TV caca são para ser ouvidos nos formatos originais...

Comment

Eu volto à carga, o sistema tem de ser equilibrado, a central tem de ser da mesma ou melhor qualidade das frontais, e assim o sistema fica coerente, só quem não tem uma boa central pode valorizar um 4.1, pois se o som é codificado em 5.1 é impossivel soar melhor num 4.1.
                  AUdio: MArk Levinson 390S- First Sound Paramount SE MK II -amplificador 300B (5WATTS)(made in PORTUGAL)- Avantgarde UNO -CABOS :Kubala Sosna Emotion - SHUNYATA HYDRA. www.nebarros.com

Comment

Para os defensores da coerência com os formatos originais ... eu estou convosco.

O problema é que a minha central tem o tweeter fanado ...

Não quero arranjar esta / comprar outra coluna central pois pretendo mudar as colunas frontais a médio prazo ... e quando o fizer compro a coluna central que assegure essa coerência.

Logo e para já, mudo o receiver ... já estava mais ou menos planeado (preciso de switching de componentes, mais entradas digitais, o meu actual já é mesmo velhinho, etc. etc.) .... e durante algum tempo ouço em 4.1. Depois voltarei ao 5.1.

Parece-vos um bom plano de contingência para quem não quer (não pode) comprar tudo ao mesmo tempo ?

Ou nem por isso ... ?

Cumps

Comment

Ok.
                      Se é um provisório acho que fazes bem, é preferível comprar aos poucos mas com qualidade e fazer um bom sistema, do que comprar tudo para depois voltar a mudar e assim perder-se muito dinheiro com as retomas.

fica bem

Tom 2005

Comment

RS escreveu

Parece-vos um bom plano de contingência para quem não quer (não pode) comprar tudo ao mesmo tempo ?

Ou nem por isso ... ?

Cumps
                        Parece-me um bom plano... amp AV primeiro, depois um conj. completo de colunas...

Comment

Joao Paulo escreveu
                          estás a ser incoerente... a musica/filmes/TV caca são para ser ouvidos nos formatos originais...
                          1-Coerência no som frontal porque mesmo com colunas compatíveis por razões de posicionamento raramente se atinge coerência total...
                          2-TV caca não vejo, só vejo quando não dá caca...
                          3-Nos formatos originais tou contigo... Mas quem não caça com cão caça com gato...
                          4-4.1 tem para mim uma vantagem, como uso DPLII por defeito para TV excuso de ter som só na central...

Comment

Na minha opinião se é para ouvir música, considero que podes eventualmente dispensar a central. Já tive aqui no forum, noutro tópico, uma discussão mais ou menos acalorada sobre a importância da central, que continuo a não neglicenciar, mas que admito possas dispensar...então se ouvires apenas em stereo...
                            Já em cinema, é mesmo a questão de formato original que se põe. Já notaste o impacto, a dinâmica que se ouve e se sente quando uma cena de puro diálogo passa bruscamente para uma cena de acção ? Estás tu sossegadinho a ouvir "apenas" a central e de repente irrompem as frontais (e o resto) ... Está disposto a perder isso e a nivelar tudo ?

Comment

RS escreveu
                              A mim bem me parecia que tu estavas em 4.1.

O meu "problema" é que a minha filhota ontem meteu o tweeter da central para dentro ... Como não me apetece estar a mandar reparar a coluna (nem sei quanto custaria, mas não quero gastar dinheiro numa coluna que em principio para o ano será para mudar quando mudar as frontais), avanço já para a substituição do meu receiver por um que permita uma configuração 4.1.

Obrigado,
                              Se desmontares com cuidado o tweeter, é provável que consigas levar o tweeter à posição original, sem que notes diferenças.
                              Há quem diga que também se consegue por vezes puxar a membrana com fita adesiva.

Comment

Working...
                              X