Anúncio

Collapse
No announcement yet.

LFE - boost de 10dB e como calibrar um 5.1

Collapse
This is a sticky topic.
X
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• LFE - boost de 10dB e como calibrar um 5.1

Alguém me explique isto:

http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=748147

Tenho em mente a aquisição para breve de um leitor Blu-Ray e para já usarei as saídas analógicas do leitor para a descodificação dos novos formatos de áudio.
    Eventualmente e mais tarde comprarei um receiver novo, colunas frontais e um sub-woofer melhor, mas para já tenho que me contentar por "baixo" e quando for para substituir/ melhorar o som, vai tudo abaixo.

Seja como for, já li esta porra 1500 vezes e não entendo nada.
    Em áudio sou um verdadeiro noob. A única coisa que percebi é que deixando o leitor fazer a descodificação via saída analógica, há uma perda de 10 db no subwoofer. Certo?

Afinal que cuidados tenho que ter e como deverei proceder para recuperar estes 10 db, sem que danifique o amplificador e o sub-woofer?
    I don't need to get a life...I'm a GAMER. I have MANY lives. - um gajo qualquer

Re: LFE - boost de 10dB

Hum.. ninguém? Tou a ver que terei de ser eu a testar as águas.

Comment

bom ao consultar o manual do meu Rotel RSP-1068:

"DOLBY DIGITAL:
      DOLBY PLII:
      DTS:
      STEREO/MPEG:
      MUSIC:
      MULTI INPUT:
      These six lines allow you to override the master
      subwoofer level setting as determined on
      the TEST TONE menu (see below) for each
      specific surround mode. When going to the
      SUBWOOFER SETUP menu from the MAIN
      menu, the current surround mode is automatically
      highlighted. Use the +/– buttons to adjust
      the subwoofer level for the current surround
      mode. The options are OFF (which turns off
      the subwoofer for that mode) and a range of
      adjustments from –9dB to +9dB and MAX
      (+10dB). A setting of 0dB means that the specified
      surround mode will use the master subwoofer
      level. Any other setting is an offset to
      the master setting. For example, an adjustment
      of -2db for a particular surround mode means
      that the subwoofer level will be 2dB quieter
      than the master subwoofer level when that
      surround mode is selected. Use these subwoofer
      level settings to adjust the relative bass output
      of various surround modes. Changing the
      master subwoofer level will increase or decrease
      the level for all surround modes.
      NOTE: Only the current surround mode can
      be adjusted on this menu. You will need to
      change surround modes using the front panel
      or remote buttons to adjust a different mode.
      We recommend starting with the settings for
      all surround modes at the default 0dB setting
      during the test tone calibration of the system
      and for a period of familiarization after that.
      As you listen to a variety of source material
      over time, you may notice that certain surround
      modes consistently produce too much or too
      little bass from the subwoofer. If so, then use
      these menu settings to customize each surround
      mode. In general, if the master subwoofer level
      is set properly (i.e. not too loud), individual
      settings for each surround mode should not
      be necessary.
      NOTE: In Dolby Digital and DTS recordings,
      the LFE channel is used to produce spectacular
      low bass effects, placing considerable demands
      on your subwoofer system. If you hear
      distortion or other signs of distress from your
      subwoofer at loud listening levels, you may
      consider reducing the subwoofer level for the
      Dolby Digital and/or DTS surround modes.
      In other surround modes, there is no LFE channel
      and the subwoofer will only reproduce
      redirected bass from the other channels,
      which is not as likely to tax the subwoofer.
      To return to the MAIN menu, press the ENTER
      button. Press the MENU/OSD button on
      the remote to cancel the display and return
      to normal operation."

fiquei na mesma lol .... entretanto meti-me a brincar com o menu e coloquei os valores de dts e dd a +10db, será que neste equipamento e necessário?

vou voltar a calibrar as colunas, meter alguma coisa bass heavy e ja volto.
      WarLock

Comment

Acho que não vou ligar o leitor ao receiver pelas saídas analógicas e prefiro no próximo ano fazer um upgrade ao receiver / colunas, que já prevejo fazer há mais de um ano, mas cujas circunstâncias / prioridades não tem permitido.

Para já penso comprar no próximo mês o BDP-S550.

Comment

E decidiste não experimentar porquê, pode-se saber?

No meu receiver também só conseguirei receber os novos formatos pelas analógicas, e tenho-me perguntado se valerá a pena ou não...

Nas faixas DTS Master HD o core DTS é para mim mais do que suficiente, mas tenho visto muitos BR com Dolby True Hd em espanhol e inglês e DD 5.1 apenas em espanhol...

Comment

não cheguei a conclusões nenhumas ...

amanha se tiver paciencia faço mais testes, mas penso que o ideal no meu processador e deixar aquilo tudo a 0's
            WarLock

Comment

Tojal City escreveu
              Para já penso comprar no próximo mês o BDP-S550.
              Alguma razão especial em teres preferido o 550 em vez do 350? Foi uma questão de audio? Julgo que em termos de video são idênticos, certo

Já agora porque escolheste o Sony em vez do Pana BD-55 (ou outro leitor BD)?

Desculpa lá o "interrogatório" mas sabes que eu aprecio os teus comentários

Comment

vacalouca escreveu
                E decidiste não experimentar porquê, pode-se saber?

Nas faixas DTS Master HD o core DTS é para mim mais do que suficiente, mas tenho visto muitos BR com Dolby True Hd em espanhol e inglês e DD 5.1 apenas em espanhol...
                As colunas são as Kef Egg. Duvido que obtenha uma melhoria de som substancial. Prefiro guardar estes 50 euros ou mais, que iria gastar em cabos, para um upgrade a médio prazo ao receiver, sub e colunas frontais / central.

A faixa True HD também vem com um core Dolby Digital, normalmente a 668 kbs, ou seja, mais do que suficiente para o meu sistema. O problema pode ser as faixas PCM 5.1, mas são cada vez menos os filmes com esta norma. Mesmo assim, pelo que teho visto, estas edições trazem sempre uma faixa Dolby Digital 5.1. Inglês.

NFCDS escreveu

Alguma razão especial em teres preferido o 550 em vez do 350? Foi uma questão de audio? Julgo que em termos de video são idênticos, certo

Já agora porque escolheste o Sony em vez do Pana BD-55 (ou outro leitor BD)?

Desculpa lá o "interrogatório" mas sabes que eu aprecio os teus comentários
                Optarei pelo Sony 550, em detrimento do 350, pois pelo que tenho lido o chip de vídeo não é igual. O do 550 é ligeiramente melhor e apresenta melhores resultados em DVD e imagens intercaladas como 1080i, do que o 350.

A razão pela qual descartei o Pana BD-55 teve a ver principalmente com o preço e a estética.
                O Pana-55 em Portugal custa bem mais que o Sony. O Sony arranja-se por 355 euros nalgumas lojas físicas em Portugal (ou pelo menos era este preço há uns tempos) e o Panasonic 55 o melhor preço que vi foi na Supersonido (com um BD de oferta). Poderia mandar vir dai o Panasonic, mas já vi os dois ao vivo e o Sony apresenta um aspecto mais robusto, moderno e interessante. Além do comando ser bem melhor. Os menus do Sony são semelhantes aos da PS3 e PSP, enquanto os da Panasonic parecem menus de um DVD, ou seja arcaico na minha opinião.
                Não sei como se comportam ambos na leitura de vídeo e áudio, mas duvido que existam diferenças significativas num sistema de perfomance média como o meu.
                A vantagem do Panasonic era a leitura de cartões SD, mas não me vejo a ver fotos na TV tipo slide.

Comment

Tojal City escreveu
                  Optarei pelo Sony 550, em detrimento do 350, pois pelo que tenho lido o chip de vídeo não é igual. O do 550 é ligeiramente melhor e apresenta melhores resultados em DVD e imagens intercaladas como 1080i, do que o 350.
                  Ah ... info interessante (ver o tópico em "fontes").

A questão para mim é se justifica gastar mais no S550 para ter melhores resultados com conteúdos 1080i, já que em DVD já foi confirmado pelo Pato que a prestação é boa, mas de qualquer das formas mantenho um leitor de dvd para dvds (Denon 2910), e ganhar as saídas analógicas, dado que num futuro próximo terei certamente um receiver actual e todas as ligações no AV serão por HDMI.

Tojal, sabes de mais alguma limitação conhecida do S350 ?

Thanks
                  Receiver Marantz 6004; Leitor Marantz CD5003; Leitor BR Sony 550; Media Player Popcorn C200; Colunas Frontais Monitor Audio RS1; Display Panasonic 50PZ81.

Comment

socorro!! socorro!!

estão a roubar este topico!

então e sobre os 10db?
                    WarLock

Comment

Bom, eu também tenho algumas dúvidas sobre o que se lê dali.

Reparai: percebe-se que no processo de masterização, um SPL de 105db para os 5 canais era suficiente, já para os "extra bangs" do canal LFE foi necessário vitaminar para atingir 115db, até aqui tudo bem.

Agora se um disco vem masterizado já com o canal LFE com mais ganho do que os restantes 5, então, bastaria colocar tudo a 0 (zero) para que a relação se mantivesse.

Agora, se usamos um SPL meter para calibrar, com referência aos 75db, então o canal LFE não pode ter os mesmos 75db.

Se calhar o que se tem de fazer é, calibrar todos os canais (incluindo LFE) para os 75db e só depois aplicar a função +10db boost.

Bom, não sei... já me bastou saber o que a maioria dos receivers faziam ao LFE quando aplicado um xover de 60Hz.

Viva o stereo!

Comment

A talho de foice, sem ter lido o tópico todo por falta de tempo, só para lembrar o essencial e mais importante:

Calibração com analisador de espectro áudio, em tempo real e resolução de pelo menos 1/3 de oitava:

Cada canal principal deve ser calibrado com pink noise para 70 dbSPL (C) por banda. O LFE, por seu lado, deve ser calibrado para 80 dBSPL (C) por banda.

Calibração com sonómetro:

Cada canal principal deve ser calibrado com pink noise para 85 dbSPL (C) no somatório de bandas. O LFE, por seu lado, deve ser calibrado para 89 dB SPL (C).

Esta diferença de headroom do LFE consoante o método de medição (+10dB por banda ou +4 dB no somatório de bandas relativamente aos canais principais) deve-se ao facto da sua largura de banda ser menor do que os outros canais.

Razões desta calibração em liguagem leiga:

O facto do LFE ser reproduzido mais alto para um sinal com a mesma intensidade de registo em todos os canais (porque o volume do amplificador do subwoofer é colocado mais alto) permite ao técnico de mistura recorrer aos 10 dB ainda livres do LFE quando já saturou os principais.

Esta calibração teve origem quando, em 1983, Tomlinson Holman constatou a olho nu que a voz de Jabba The Hunt em "O Regresso de Jedi" saturava, por si só, as duas pistas ópticas Dolby Stereo das cópias 35 mm. E, no entanto, não soava tão alto como se se saturasse, na mesma medida, as pistas com um sinal de maior frequência. A conclusão foi óbvia: os registos graves necessitam de um maior headroom de registo para uma equivalência acústica proporcional. Como o limite é dado pelo headroom do suporte para todos os canais, a solução passa pelo aumento do nível de reprodução do subwoofer. Obviamente que isso diminui a relação sinal/ruído do LFE, mas as vantagens compensam em larga medida as desvantagens.
                        5 B&W 801D, 5 ELECTROCOMPANIET NEMO, JBL 4641 THX SUBWOOFER + CROWN DSi 2000, 6 JBL 8320 THX SURROUND + CROWN DSi 1000, AVID PROTOOLS HD 192/24, APOGEE AD/DA 16X, APOGEE BIG BEN DIGITAL CLOCK, DOLBY CP 650 CINEMA PROCESSOR, PANASONIC AE 4000, PIONEER BDP LX 55, PIONEER DV 989, AUDIOLAB 8000A, MOSTER CABLE + APOGEE CABLE, HARMONIC TECHNOLOGY CABLE, FURUTEC CABLE, BELDEN CABLE, PROJECTO ACÚSTICO AUDIODESIGNER

Comment

Vá-lá... não errei por muito...

Comment

muito obrigado!

acho que a resposta do amigo "oganhodosom" devia de ir a sticky no forum (como calibrar sistemas multicanal ou algo assim).

epah fiquei sem palavras. ja nao tenho duvidas.

acho tambem que o enquadramento "historico" foi muito bom, so prova que nao intressa so saber que é assim, mas saber o porque de ser assim.

bom agora vou para a sala (estou de ferias la la la!) voltar a recalibrar tudo^^
                            WarLock

Comment

Boa sugestão!

Comment

Working...
                              X