Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deck de cassetes

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Deck de cassetes

Olá a todos!

Gostava de comprar um deck para poder reviver algumas cassetes que tenho guardadas há anos, com as quais vivi belos tempos.

Não preciso de nada de extraordinário mas, acabando de comprar, gostava de comprar bem, até porque já sei que depois me vou divertir a fazer umas gravações, a saborear o som analógico - mesmo que tirado de CD - end sói on, end sói on.

Há ainda uma forte componente estética nestes aparelhos que, por vezes, são absolutamente lindos!

O que devo procurar?
    Finais da década de 70 ou posterior?
    Gosto dos Nakamichi, Pioneer, Sony, Akai, Yamaha, Denon (bem, nem tanto, mas acho que são bons), etc, e pretendo gastar algo à volta de 100 euros. Se aparecer algo que me faça perder a cabeça, talvez um pouco mais.
    Prefiro também aqueles mais manuais do que os mais recentes, mas não será por aí...

O que é que me recomendam, tendo em conta o acima descrito e que, como é óbvio, preferia algo que não me trouxesse problemas.

Senc iú vér ináice!

edit: com vuímetros era fixe!
    edit2: como já devem ter percebido, procuro um deck usado.
    Last edited by PitaDaVespa; 25-11-2011, 15:51.

Re: Deck de cassetes

Os Nakamichi eram a marca de referência nos anos 80, pelo menos dentro dos preços que qualquer mortal podia alcançar.
    A Denon teve uma linha com grande sucesso (boas máquinas), a DRM (400, 500 etc.)
    É absolutamente proibido (antiga lei analógica) gravar cassetes a partir de meios digitais, para esse efeito só pode usar vinil!!!

Comment

Tem vuímetros

http://www.ebay.co.uk/itm/SONY-TC-U2...item20bf47ed1b

Comment

fjbl escreveu Ver Mensagem
        A Denon teve uma linha com grande sucesso (boas máquinas), a DRM (400, 500 etc.)
        É absolutamente proibido (antiga lei analógica) gravar cassetes a partir de meios digitais, para esse efeito só pode usar vinil!!!
        Eh pah, não vou muito à bola com os Denon, apenas por questões estéticas...
        Tenho noção que tiveram uns leitores bons, pelo que vou dar uma olhadela com mais atenção.

Sim. Vinil ou umas belas gravações de rádio.

Comment

Já tinha visto este. Aliás, até já vi muitos outros que me agradaram, alguns de me ficar a

A minha dúvida em relação a estes decks é se em termos sonoros estão a par com outros mais recentes, que até podem não ser tão bons mecanicamente, mas estarão provavelmente melhores em termos de condensadores e de outro tipo de material com "desgaste".

Gosto também duns Yamaha, mais novos e muito bonitos, como o KX-670. Alguém tem opinião acerca deles?

Comment

TEAC e MARANTZ (e acho que a Denon tb) têm gamas profissionais que se podem encontrar em 2ª mão. AInda há dias encontrei um TEAC "para montagem em rack de 19" " da gama profissional, por 50€ e parecia estar minimamente em boas condições visuais. Não o ouvi mas o bichinho ficou. Foi na CashConverters de Alfragide, penso eu de que.
            Foge dos SONY electrónicos - deram muita raia embora fossem muito bons.
            A technics também tinha bons decks - ainda tenho um que já vinha com DBX (imagina gravações melhores que CD - analógicas e sem o ruído hiissss característico das K7's, com uma gama dinâmica estrondosa (para K7) e sem qq distorção!). Na rádio do Técnico havia também um Technics que sofreu muitos maus tratos e continuou sempre a funcionar nos trinques.
            Nakamichis também os encontras em segunda mão (não por 100€), cá em Portugal, no OLX. Tinham muito boa fama, mas sempre os achei com mariquices a mais, do género uma das mariquices vai à vida e pufff lá se vai um pipão de dinheiro - isso penso eu.
            Tenho também boas experiências sonoras com os gravadores da Pioneer (um deles era dum conjunto típico dos anos 80). Som aberto e certinho.
            Se tens K7´s de muitas proveniências, escolhe um que tenha à "mão" o parafuso de afinação do azimute da cabeça para poderes salvar algumas gravações. Creio que alguns Nakas tinham essa função motorizada e acessível por controlo manual. Também havia o ajuste de BIAS - o gravador gravava numa K7 virgem um tom e ao mesmo tempo analisava o resultado da gravação e mostrava-o no display. Assim, podíamos optimizar a gravação para cada tipo/marca/modelo de K7.
            Para não falar nos filtros Dolby B, C e MPX (para gravações da rádio), e o DBX acima referido que essencialmente, na gravação, comprimia os baixos e agudos e, na reprodução, trazia-os cá para fora com uma pujança e limpeza que metia impressão. Creia que a TEAC tinha alguns com esse filtro, na gama pro. A Technics tinha o topo de gama com essa coisa, nos bons anos 80, e que som saia dessas K7's!!
            lembrei-me agora que, nos 70 e 80 a AKAI também tinha bons decks.
            Sistema N.1:NUFORCE IA7 V2, NAD C520, Technics SL-2900+Ortofon 520MKII+CAMBRIDGE AUDIO 640P, Technics BC-968, e B&W CM1
            Sistema N.2: CAMBRIDGE AUDIO ONE+, Project RPM9.1X+SUMIKO BLUE POINT 2 + PURESOUND P10, Wharfdale 10.1

Comment

Sem querer meter "areia na engrenagem", mas ainda existem K7 virgens à venda?
              A excelente descrição do goncas-pt, fez-me recuar para aí 30 anos, para os tempos de escola, das maratonas de gravação e festas de garagem.
              Havia também uma função que nem todos os decks possuiam, e que era muito útil, um simples relógio temporizador que permitia gravar os programes de rádio que davam um pouquito fora de horas, como por exemplo o Rotações (A. Sérgio, da 01 às 03), caso adormecesse o bicho arrancava e gravava para a posteridade.

Comment

Obrigado, o DBX foi uma boa dica.

Comment

Ainda tenho o leitor de K7's Sony TC-K970ES a funcionar, é excelente, e há um para venda no Ocasião.

http://www.ocasiao.pt/Anuncio.aspx?c...rMaisAnuncios=

Comment

Wow! É muito bonito!
                    E aposto que deve tocar mesmo bem!

Comment

Puxa! Esses ainda eram dos bons!!! A bela série ES!! Em muito, eram miolo da gama profissional em caixa de "cristal" lacada, diamantes e madeiras nobres, sem orelhas para rack 19" nem saídas balanceadas (se bem que alguns também as tinham...). E, meus senhores, a SONY há uns anos atrás tinha uma gama profissional de audio muito boa da qual, hoje, só restam os auscultadores e microfones .
                      Last edited by goncas_pt; 02-12-2011, 00:29.
                      Sistema N.1:NUFORCE IA7 V2, NAD C520, Technics SL-2900+Ortofon 520MKII+CAMBRIDGE AUDIO 640P, Technics BC-968, e B&W CM1
                      Sistema N.2: CAMBRIDGE AUDIO ONE+, Project RPM9.1X+SUMIKO BLUE POINT 2 + PURESOUND P10, Wharfdale 10.1

Comment

goncas_pt escreveu Ver Mensagem
                        Puxa! Esses ainda eram dos bons!!! A bela série ES!! Em muito, eram miolo da gama profissional em caixa de "cristal" lacada, diamantes e madeiras nobres, sem orelhas para rack 19" nem saídas balanceadas (se bem que alguns também as tinham...). E, meus senhores, a SONY há uns anos atrás tinha uma gama profissional de audio muito boa da qual, hoje, só restam os auscultadores e microfones .
                        Não é desviar-m muito da origem do tópico, mas noto que estes Sony's quando os ligamos, o cabestrante está sempre a rodar, no meu Pioneer isso tb acontece, será que o meu deck tb tem o motor controlado por oscilador de quartz (tb estou a colocar esta questão pois sei que o CT-95 herdou algumas partes dos filtros Dolby da Sony), ou estou a escrever uma parvoice tamanha?
                        Sistema Stereo
                        Auscultadores: Sennheiser HD-650
                        Colunas: Von Schweikert VR 2
                        Cabos de Coluna: Naim NAC A5
                        Amplificador Integrado: Naim Nait 5i
                        Sintonizador: Naim Nat 05
                        Cabos Interconnect: Naim
                        Leitor de Cd's: Naim cd5 + Flat-Cap2
                        Gravador de cassetes: Pioneer CT-95

Comment

fjbl escreveu Ver Mensagem
                          Sem querer meter "areia na engrenagem", mas ainda existem K7 virgens à venda?
                          A excelente descrição do goncas-pt, fez-me recuar para aí 30 anos, para os tempos de escola, das maratonas de gravação e festas de garagem.
                          Havia também uma função que nem todos os decks possuiam, e que era muito útil, um simples relógio temporizador que permitia gravar os programes de rádio que davam um pouquito fora de horas, como por exemplo o Rotações (A. Sérgio, da 01 às 03), caso adormecesse o bicho arrancava e gravava para a posteridade.
                          Na Amazon há K7's há venda,ou então em fórums dedicados ao analógico,nos classificados. Ainda ontem comprei umas Sony CDit II Chrome IECII/TypeII High Bias 70us EQ
                          AUDIO ANALOGUE PUCCINI, REGA RS3, ACOUSTIC ENERGIE AEGO 2,LENCO L75, NAD C 541i, CABOS QED, CABOS CHORD, TEAC V 9000,TECHNICS ST 7300K, TELEFUNKEN TA 750, TELEFUNKEN TLX 22/4, KOSS PORTA PRO

Comment

Sim, e ainda há grupos/artistas/editoras lo-fi e alternativos que apenas editam obras em K7. A Not Not Fun já editou muita coisa boa em K7.

Comment

A sony,por exemplo,está a gravar todos os seus registos e banco de dados em fita. Asseguram que é mais fiável que o digital.

E agora a minha máquina analógica http://translate.google.pt/translate...%2Fv-9000.html
                              AUDIO ANALOGUE PUCCINI, REGA RS3, ACOUSTIC ENERGIE AEGO 2,LENCO L75, NAD C 541i, CABOS QED, CABOS CHORD, TEAC V 9000,TECHNICS ST 7300K, TELEFUNKEN TA 750, TELEFUNKEN TLX 22/4, KOSS PORTA PRO

Comment

Working...
                              X