Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A ressuscitar o meu ROTEL 840 BX4

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• A ressuscitar o meu ROTEL 840 BX4

Faz uns anos que ando com esta ideia na cabeça. Ressuscitar um velhinho, com 22 anos, Rotel 840 BX4 que tantas horas de alegria me deu.
    Igual a este: http://www.hifiland.net/soubory/Zesi...0RA-840BX4.jpg

Tudo começou quando há uns 5 ou 6 anos, resolvi limpar os contactos e afins deste meu velho amigo. A asneira foi tão grande que ele nunca mais piou. Nem ligava sequer. Desde então, esteve em casa de um amigo que me disse que ia ressuscitar o ancião amigo mas sem qualquer sucesso. Acho que ele nem sequer o abriu e só lá esteve uns 3 a 4 anos…
    Hoje, resolvi abri-lo limpei-lhe os contactos dos fusíveis e para meu espanto voltou a ligar-se. Mas não emite qualquer som. Acho que sei a causa pois os dois fusíveis protetores das colunas têm o filamento partido. Pelo que os vou substituir. Ainda assim tentei ligar-lhe os headphones mas sem qualquer tipo de sucesso.
    Mas os ditos fuziveis têm tantos anos que não têm qualquer referência inscrita neles.
    A pergunta é: Alguém sabe qual o tipo de fusível que devo comprar para substituir os defuntos? É que no manual (que arranjei na net) aparece-me F 601 do lado esquerdo e F 602 no lado direito. Qual a diferença entre eles e serão diferentes o esquerdo e o direito? É que não faz qualquer sentido que o sejam…

Outra pergunta: Qual é o melhor limpador de contactos do mercado? É o tal Philips ainda?

Muito obrigado
    Alexandre Vieira
    Last edited by Alexandre Vieira; 30-09-2012, 18:26.
    Sistema: Amplificador Primare I21(cabo de alimentação furutech); Leitor de CD Primare Cd21 (Cabo de alimentação Atlas Eos); Leitor ;blu-ray pioneer bdp-150; Gira-discos: Thorens 166 - Revisto pelo Mestre Rui Borges (cabeça AT 110 E) Colunas Monitor Audio RX 6; Cabos de interligação: Chord Chameleon; Chord Cobra; Chord Crimson; Cabos de Coluna Analysis Plus Black Oval 9

Re: A ressuscitar o meu ROTEL 840 BX4

F601 e F602 são a numeração do respectivo componente no diagrama geral do aparelho.Pela fotografia de uma placa desse Rotel que encontrei, existem dois conjuntos de fusíveis, um par junto da fonte de alimentação e um par junto do que me parece ser próximo dos bornes das colunas. O tamanho da fotografia não me permite ver pormenores. Pela descrição que faz eles terão de ser iguais. Junto ao suporte dos fusíveis não terá a indicação de que tipo e valores? No manual de manutenção existe uma lista de componentes e a sua tipologia. Infelizmente não sei onde encontrar este manual. Mesmo antigos os fusíveis deveriam ter alguma indicação volts/amperes.
    Numa loja de artigos de electrónica encontrará bons produtos da linha Kontakt (60 para limpeza, 61 para a lubrificação pós-limpeza).

Comment

agorgal escreveu Ver Mensagem
      F601 e F602 são a numeração do respectivo componente no diagrama geral do aparelho.Pela fotografia de uma placa desse Rotel que encontrei, existem dois conjuntos de fusíveis, um par junto da fonte de alimentação e um par junto do que me parece ser próximo dos bornes das colunas. O tamanho da fotografia não me permite ver pormenores. Pela descrição que faz eles terão de ser iguais. Junto ao suporte dos fusíveis não terá a indicação de que tipo e valores? No manual de manutenção existe uma lista de componentes e a sua tipologia. Infelizmente não sei onde encontrar este manual. Mesmo antigos os fusíveis deveriam ter alguma indicação volts/amperes.
      Numa loja de artigos de electrónica encontrará bons produtos da linha Kontakt (60 para limpeza, 61 para a lubrificação pós-limpeza).
      Muito obrigado pela indicação.

Eu também pensei que fosse isso, mas sou um nabo a interpretar diagramas. De qualquer modo amanhã vou a uma casinha "clássica" que devem saber de cor e salteado aquilo que procuro. Obrigado pela indicação do produto de limpeza. Assim que operação estive acabada deixo aqui as novidades.

Obrigado e abraço
      Last edited by Alexandre Vieira; 02-10-2012, 00:48.
      Sistema: Amplificador Primare I21(cabo de alimentação furutech); Leitor de CD Primare Cd21 (Cabo de alimentação Atlas Eos); Leitor ;blu-ray pioneer bdp-150; Gira-discos: Thorens 166 - Revisto pelo Mestre Rui Borges (cabeça AT 110 E) Colunas Monitor Audio RX 6; Cabos de interligação: Chord Chameleon; Chord Cobra; Chord Crimson; Cabos de Coluna Analysis Plus Black Oval 9

Comment

Fez Pum....

Ainda me doem os ouvidos....Irra!!!

Mas nem a mais leve sombra de uma melodia...

Hummmmmmm será que não vou ser capaz?

Comment

O Pum foram dos fusíveis novos?

Comment

clm escreveu Ver Mensagem
            O Pum foram dos fusíveis novos?
            Pum...foi o som estridente que fez nos headphones...

Ou seja o "animal" está vivo apenas faz sons que parecem explosões mas musica nem vê-la...Nem um som!

Acho que os conectores foram à vida...

Vou comprar spray e limpar tudo...

Comment

Cheguei à altura das opções:

Ou o mando arranjar ou vai de novo para arrecadação.

Comment

Alexandre Vieira, isso agora depende do valor que tenha. Pode valer a pena,

1º Se vale a pena face ao custo de reparação e valor do amplificador.
                2º Se tem saudades de o ouvir tocar e se tem valor sentimental.
                3 Se realmente precisa dele.

Pode ser uma reparação simples, limpeza e/ou substituição de ficha e potenciómetros

Comment

clm escreveu Ver Mensagem
                  Alexandre Vieira, isso agora depende do valor que tenha. Pode valer a pena,

1º Se vale a pena face ao custo de reparação e valor do amplificador.
                  2º Se tem saudades de o ouvir tocar e se tem valor sentimental.
                  3 Se realmente precisa dele.

Pode ser uma reparação simples, limpeza e/ou substituição de ficha e potenciómetros
                  Verdade.

Eu acho que vou ficar com ele e um dia destes, não sei quando, vou pedir um orçamento para saber quanto me vai custar a brincadeira. Acho que não vai ser barata. Eu para além do primare tenho um arcam que toca muitíssimo bem. Tenho ainda o Nuforce que também serve de amplificador...

Se o reparar vai ser devido ao valor sentimental que tenho por ele. Foi o meu primeiro amplificador digno que tive. Já tive alguns e aquele sempre o mantive.

Comment

Uma vez encontrei em Lisboa, ali pela Av. E. U. América, no chão, um amplificador desses. Não emitia som, e o controlo de regulação de volume estava como que "solto". Trouxe-o para casa de um amigo aqui em Alverca para ver se ele dava conta daquilo, mas até à data não obtive resposta! Será o mesmo mal?...

Comment

Working...
                    X