Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Celula para gira discos

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Celula para gira discos

Viva,

Sem ser fundamentalista nem revivalista, confesso que sou um fervoroso adepto do stereo e do vinil (Analogico).

O meu equipamento é composto por:

- Colunas MA Silver 8
    - Amplificador integrado Audiolab 8000A
    - Gira Discos Micro Seiki DD-40 que esta equipado com:
    - Braço Micro Seiki MA-505
    - Celula Goldring 1012

Visto que a agulha está a querer "meter os papeis para a reforma" para mal dos meus pecados! quero, analisar as alternativas ou a manutenção pelo mesmo tipo de agulha.

Manter-me fiel à Goldring e eventualmente ir até à Goldring 1042 ou,

Mudar para a Ortofon (falaram-me da 2M Black) bem mais cara por sinal, vale a diferença? é assim muito melhor?

ou ainda optar por uma terceira via deixando "cair" a opção Goldring e Ortofon e qual seria?

Outra questão:

Tenho o Gira Discos ligado directamente ao amplificador integrado ganharia se "metesse" entre eles um previo phono se sim qual? e esta opção iria/irá influenciar na escolha da celula?

Re: Celula para gira discos

O braço do teu gira discos funciona melhor com cabeças com força de apoio baixa, tipo 1 g, e alta compliance. A ortofom pode ser uma boa aposta, mas tens também muito boas opções na
    Audio-Technica nomeadamente a 150 MLX.

Comment

Prezado Digital,

Ante o seu cenário de mudança de célula, visto que a Goldring 1012 lhe agrada, procedia ao seu upgrade para o modelo 1042. Porém, tendo como base o parecer bem fundamentado do companheiro Jofecoma referente ao braço, ao invés da Ortofon, optava pela menos dispendiosa Shure M97xE.

Com melhores cumprimentos,
      G4u
      Enviado do meu Sinclair ZX Spectrum 128K (muitíssimo modificado)

Comment

Obrigado jofecoma pelo teu contributo.

Como não sou um expert na materia e a ter de gastar algum dinheiro gostaria que ele fosse gasto da melhor forma possivel, será que poderias concretizar melhor, isto é:

Optavas pela Ortofon ou pela Audio-Technica?

Na audio-technica já referiste um modelo (150MLX) só este ou outro?

Se optasses pela Ortofon qual o modelo?

E em relação ao previo de phono?

Obrigado.

Comment

Prezado Digital,

Sem pretender colocar a foice em seara alheia, visto que a questão foi colocada a outro companheiro, apenas aconselho que aproveite o andar de phono do Audiolab 8000A.

G4u

Comment

Viva,

Ghost4u, é obvio que podes e deves sempre (neste caso) colocar a foice em seara alheia. É evidente que tomei nota, e desde já agradeço, do teu contributo que foi precioso.

De facto emiti um post mais direccionado para o jofecoma porque o seu post, à semelhança do teu, foi igualmente de muita utilidade para mim mas foi mais generico, daí eu ter-lhe pedido para especificar melhor. Só isso.

Relativamente ao teu comentário de utilizar o andar de phono do audiolab 8000A, isso é o que eu estou a fazer ao ligar directamente o gira discos ao audiolab. O que eu gostava de saber é se utilizar um previo de phono dedicado obterei um ganho qualitativo significativo e, em caso afirmativo qual o previo de phono que me aconsenhariam tendo em atenção a configuração que eu tenho e já antevendo tambem a celula a adquirir.

Obrigado

Comment

Tenho a ideia que o previo de phono desse audiolab até era bastante razoavel pelo que li nas revistas da altura.

Penso que nao ganharas muito a ir para um pre de phono abaixo dos 200 euros... Mas mesmo assim convem ouvir e nao gastar dinheiro sem necessidade.

Eu comprei o Rega mini phono e acho que para o preço nao é nada mau. Mas nao achei melhorias significativas em relacao ao meu pré incluido no arcam alpha 8.

Por acaso mudei de amp e agora uso o rega no meu novo amp que nao tem pre de phono.

Mas tenta ouvir um ou 2 pré de phono a ver se notas melhorias em relacao ao audiolab

Comment

Prezado Digital,

Um dos prés de gira-discos que recomendo é o Rega Fono, vendável em território lusitano por €230,00. Porém, antes de adquirir, recomendo que compare com o andar de phono do 8000A.

G4u

Comment

O andar phono do audiolabA e do melhor que se pode encontrar por essa razão não vale a pena investir nesse campo.
                  Para melhor só mesmo o audiolab 8000PPA o andar phono dedicado mas mesmo usado é bastante caro.

Comment

A Denon DL-110 boa relação qualidade preço
                    Quad 44/405-2, Quad II, Conrad johnson PV 10A, Monitor Audio Studio 20, Nakamichi Cr7 & CR5, Rotel RB 870BX & RC 980BX, RCD 965BX, Thorens TD-125-II

Comment

A Ortofon Black e a Goldring 2500 são duas das melhores MM em produção actualmente... soam muitíssimo bem apesar de terem um carácter ligeiramente diferente com a Ortofon a soar mais aberta e "suave" destacando a gama média enquanto a Goldring tem um carácter mas focado e com maior "ataque" bem como altas frequências mais "informativas".

As duas são fantásticas e apresentam um extensão de frequências muito boa. Em comum têm também o elevado ganho de saída (mesmo para MM é alto), o que normalmente é bom dependendo de alguns factores relacionados como o "Phono stage" em uso e com o braço do gira...

As duas vão (porque não cortam as altas frequências e também por causa do high output) perdoar pouco tudo o que seja ruído causado por sujidade ou imperfeições da prensagem... o que está no disco sai pelas colunas! Se estiver em muito bom estado e limpo, o som será glorioso e poucas células vão extrair tanto "sumo" da groove Mas para discos em mau estado ou que não sejam limpos como deve ser, se o ouvinte for pouco tolerante aos ruídos, poderão não ser as melhores opções... a Goldring deve ter vantagem no que diz respeito ao tracking, pelo menos assim dizem os testes e experiência de utilizadores.

Já agora, na época comparei bastante as séries 1000 e 2000 da Goldring e também entre diferentes versões da série 2000 (a 2200 e a 2400)... acho que a série 1000 só vale pela 1042, e mesmo assim é preciso gostar-se MUITO do som muito centrado dela com pouca extensão Acho que a série 2000 foi um salto enorme na qualidade de som relativamente à série 1000, e também notei um fosso de qualidade grande entre a 2500 e as restantes da mesma série... a 2500 é muito superior às restantes MM da Goldring, não tem sequer comparação, é outro campeonato...

Podes ver a minha Goldring 2500 em acção no meu canal de YouTube: http://www.youtube.com/user/NuVinyl

Um dos videos que lá podes encontrar:

Last edited by ViciAudio; 27-09-2013, 08:13.
                      -> www.ViciAudio.pt ~ www.VinylGourmet.com ~ a sua Música... bem servida! -> Saldos de Verão agora no Vinyl Gourmet!

Comment

Boas,

Upgrade, upgrade ... sinonimo de gastar dinheiro.

É chato mas ciclicamente é necessário.

Pelo que tenho lido defacto parece-me que quer a ortofon 2M Black, quer a goldring 2500, a avaliar pelo comentario do Viciaudio, entre outros, são excelentes apostas.

O preço é identico?

Onde comprar a Ortofon? e a Goldring?

A instalação, afinação, etc, está incluida?

Comment

Agora não estou a par mas acho que o preço delas em Portugal deve ser muito parecido, talvez a Goldring 2500 seja ligeiramente mais barata... A Goldring pode ser comprada no representante que é a AudioTeam em Lisboa e que certamente também poderão montar a célula (acredito que não tenha qualquer custo adicional mas o melhor é perguntar). Não sei que é agora o representante da Ortofon mas é uma marca fácil de encontrar, acho que há na Absolute Sound (posso estar a baralhar mas acho que sim).
                          -> www.ViciAudio.pt ~ www.VinylGourmet.com ~ a sua Música... bem servida! -> Saldos de Verão agora no Vinyl Gourmet!

Comment

A Goldenote acabou de lançar uma célula inovadora, a Bobolino, que usa um principio de duplo iman de indução. Segundo eles combina as melhores virtudes dinâmicas das MM com o refinamento das MCs.
                            A julgar pelas células que melhor conheço deles - a Tuscany, que tenho no RB aqui residente, e que tocou nos ultimos audioshows - e a Boboli Signature, que muito se tem vendido com os Rui Borges Uno (talvez se lembrem de a ouvir no lançamento do Uno e no Hifishow de Aveiro), e que é uma célula fantástica para o preço, a Bobolino promete e bastante.
                            É de certeza uma célula mais apropriada para um MicroSeiki que uma Goldring de entrada, e mesmo que as MM de topo.

Existe em 2 versões, uma com corpo em delrin, que pesa 10g e a versão LE, em aluminio, que pesa 15g. São algo pesadas, e devem combinar bem com o braço da MicroSeiki, que imagino tenha uma baixa massa efectiva. O nível de saída é 3mV, pelo que não devem exigir um pré de phono de alto ganho, a maioria dos andares de MM devem funcionar bem com elas.

O site da Goldenote ainda não tem informação, mas já a encontram no Facebook da ZenAudio...

Comment

E preços ?

Comment

Working...
                              X