Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda Gira-Discos

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Ajuda Gira-Discos

Boa tarde.

Dei uma passagem por vários tópicos e percebi que se calhar estou no sítio certo para me ajudarem.

Tenho um problema com o meu TECHNICS QUARTZ SL-1200 K2.
    Quando o meto a bombar o som que sai pelas colunas é muito muito fraco e com ruídos, e ao tocar em qualquer parte do Gira-Discos ele faz interferência, como se houvesse passagem de algum tipo de corrente para onde não deve.

Alguém me pode ajudar?

Re: Ajuda Gira-Discos

ola, bem vindo ao forum
    na minha opinião poderá ser duas coisas, problema de massa e problema no pre-phono
    o cabo terra não está traçado?

Comment

Estava a tocar bem e o problema surgiu de repente ( avaria ) ou foi agora que ligaste o gira ao amplificador e constataste que não tocava bem?

Se foi a segunda hipotese, provavelmente tens isso ligado na entrada errada (linha). Tens de ligá-lo na entrada phono ( se o amplificador a tiver, caso contrário tens de adquirir um andar phono exterior) e ligar o cabo de massa (regra geral um fio preto fininho).

Cumprimentos

João Gouveia
      Pauca Sed Bona,lda - Importador oficial exclusivo para Portugal,das marcas , AVID HI FI , PURE SOUND e BORDER PATROL.
      www.paucasedbona.pt
      e-mail: [email protected]
      Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra.(a 5minutos do Dolce Vita Tejo)(por marcação)
      TLM: 91 231 52 00
      Contacto: João Gouveia

Comment

A PAUCA SED BONA escreveu Ver Mensagem
        Estava a tocar bem e o problema surgiu de repente ( avaria ) ou foi agora que ligaste o gira ao amplificador e constataste que não tocava bem?

Se foi a segunda hipotese, provavelmente tens isso ligado na entrada errada (linha). Tens de ligá-lo na entrada phono ( se o amplificador a tiver, caso contrário tens de adquirir um andar phono exterior) e ligar o cabo de massa (regra geral um fio preto fininho).

Cumprimentos

João Gouveia
        Partilho da mesma ideia. É fazer a experiência após a sugestão dada por João Gouveia. Só acrescentar um peqeuno detalhe se me fôr permitido, mas o que conheço dessas belas máquinas é que não avariam com muita facilidade, poderá eventualmente acontecer que alguma ''placa'' com algum circuito ou até algum condensador esteja queimado eventualmente, não nos podemeos esquecer que são gira-discos com muitos anos em cima e muitos deles levaram porrada até dizer chega, mas ainda resistem naturalmente.

Abraço

Comment

antes de mais obrigado pela dica.

O Gira discos foi-me oferecido e não sei se trabalhava bem ou não.

ele está ligado na entrada Phono sim, o amplificador até tem um botão que diz magnetic/ceramic.

de facto o terra não está ligado a nada, assim que tiver oportunidade vou liga-lo e ver se fica porreiro.

Obrigado pela ajuda

Comment

Pipoo escreveu Ver Mensagem
            antes de mais obrigado pela dica.

O Gira discos foi-me oferecido e não sei se trabalhava bem ou não.

ele está ligado na entrada Phono sim, o amplificador até tem um botão que diz magnetic/ceramic.

de facto o terra não está ligado a nada, assim que tiver oportunidade vou liga-lo e ver se fica porreiro.

Obrigado pela ajuda
            Se tem botão para MC também terá para MM e penso que seja esta última o tipo de célula que está no gira. Portanto é selecionat MM no amplificador.
            O cabinho de terra tem de estar forçosamente ligado ao amp (gnd).
            A pessoa---»A música---»O espaço---»O sistema áudio

Comment

Um botão que diz magnetic/ceramic ? esse amplificador já deve ser bastante antigo não? Tendo sido oferecido ( o gira ) e não sabendo em que estado estará a cabeça ( se for MC nunca vai casar com essa entrada a não ser que compres um adaptador de impedâncias ) é difícil fazer um diagnóstico assim à distância pois as variáveis começam a ser muitas.

Saudações.
              Pauca Sed Bona,lda - Importador oficial exclusivo para Portugal,das marcas , AVID HI FI , PURE SOUND e BORDER PATROL.
              www.paucasedbona.pt
              Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra.(a 5minutos do Dolce Vita Tejo)(por marcação)

Comment

Sim o Amp é dos 70's, do final se não me engano.

bom então para se calhar começar é ligar o terra, caso não resolva ver se o terra está trilhado por fora e dentro do gira certo?

Voçes desculpem a minha ignorância mas estou mesmo "Fresquinho" neste campo, é completamente novo para mim.

Quando se referem a MM e MC refem-se ao botão de ceramic/magnetic?

ele só toca quando esté no magnético...acho.

Muito obrigado malta

Comment

Bom, em relação ao ruido o fio terra já resolveu.

Agora isto continua é com o volume muito muito baixo.

A parte interior da agulha nao conecta totalmente na cabeça, ou seja, não há um encaixe da parte metálica da agulha com os filamentos interiores da cabeça...poderá ser disso? se calhar se fosse disso provavelmente não passaria era som nenhum correcto?

Comment

Boa noite,

para ter entrada para cabeça cerâmica, no mínimo é da 1ª metade dos anos 70, se é que não será ainda mais antigo.

Isso não é do cabo de massa estar trilhado. Se o ligares pode ser que o ruído baixe um pouco mas não vai resolver. Para estar a tocar tão baixo como dizes o mais provável é a cabeça que tens no gira-discos, ser do tipo MC. Não consegues ver qual a marca e modelo? Não sei de onde és mas, antes de começares a mexer nisso e estragares alguma coisa, pega nas duas peças e leva-as a alguém que perceba.

Espero ter ajudado
                    www.paucasedbona.pt

Comment

É só porque já perdi a conta ao pessoal que me aparece com gira-discos e colunas, que caso tivessem recorrido a ajuda profissional antes de mexerem ( e piorarem), a solução teria sido pouco dispendiosa. Depois, para corrigir as "facadas" a factura dispara.
                      É só um alerta.

Cumprimentos.
                      www.paucasedbona.pt

Comment

eu sou de Lisboa.

E eu concordo, há certas coisas que temos de ver que não temos maozinhas ou que podem ser tantos os problemas que mais vale dar aos cuidados de um profissional, e claro, quanto mais porcaria fizermos mesmo por inocencia a factura aumenta.

A cabeça é uma Concorde ortofon

Comment

A Ortofon Concorde é uma cabeça de tipologia MM. Os modelos de agulhas com que elas podem ser equipadas são diversos, inclusivamente as do tipo OM. Estas cabeças, quando equipadas com as agulhas da série DJ não devem ser utilizadas para as nossas colecções de vinil pois desgastam mais os discos. Mesmo a mais recente e inovadora Ortofon-Serato S-120 , detentora de uma capacidade de tracking espantosa, possui um peso recomendado de leitura da ordem dos 4.0 gramas. A média das cabeças hifi situa-se entre os 1.5 grs e os 2.5 grs. São cabeças e agulhas desenvolvidas tendo em atenção as particulares exigências da actividade DJ.

Como o andar phono desse aparelho é bastante antigo, a capacitância de entrada dele, não deve ser compatível com as mais recentes cabeças MM , as quais normalmente, requerem uma carga capacitiva da ordem dos 200 a 600 pF.
                          Deverá ser por isto que ,tanto o volume sonoro como o equilibrio tonal não sejam os ideais. ( partindo do princípio de que nada de mal se tenha passado com a velhice do amp)

A solução deverá passar por comprares um andar phono externo e ligá-lo ao amplificador ( ou arranjares outro amplificador mais recente com phono incorporado), numa das entradas de linha. A par de isso, substituires a agulha por uma da série OM como a OM5 , OM10 OU A OM20, estas sim, com características HI fi. ( Bom isto dependendo da que lá esteja pois não chegaste a dizer)

Cumprimentos
                          Last edited by A PAUCA SED BONA; 17-12-2013, 01:38.
                          www.paucasedbona.pt

Comment

pois...
                            compreendi, terei então de comprar uma entrada phono exterior.
                            relacionado com o amplificador, aquelas válvulas ainda bombam que nem uns animais, inclusive a entrada phono já exprimentei com outros aparelhos e funciona.

a agulha( e desculpe o lapso) é uma ortofon stylus night club E.

Sugere então que compre uma entrada phono exterior?
                            a agulha parece indicada?

Obrigado

Comment

Boa noite pipoo,

se já experimentaste o amplificador com outros gira-discos e funcionou bem ou é efectivamente uma questão de incompatibilidade entre a cabeça e o phono ou então até uma possível falha na cabeça em si. Isto é um pouco como tentar diagnosticar a avaria de um carro por correspondência.

Essa agulha é de DJ. Pelo exposto anteriormente o mais adequado ( se não é para esse uso ) é substituir a agulha ou até a cabeça. Devo salientar que a maior parte das vezes as agulhas de substituição para MMs custam até 75% do valor da cabeça nova.

repito: antes de começares a gastar dinheiro, leva o gira-discos a alguém que perceba do assunto e que faça um troubleshooting eficaz. Depois disso e após te apresentarem as alternativas ao dispor para resolver a questão, é que deves decidir o que seja.

Em última análise, o equipamento e o dinheiro, são teus, pelo que a decisão daquilo que pretendes fazer é tua, e de mais ninguém.

Cumprimentos

João Gouveia
                              www.paucasedbona.pt

Comment

Working...
                              X