Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pedido de ajuda c/phono

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Pedido de ajuda c/phono

Boas

Eu tenho um phono já antigo( talvez já "vintage"), Kenwood KD-3070.O meu antigo amplificador Denon PMA-560 tinha um botão para selecionar MM/MC e phono só funcionava bem numa dessas posições ( já não me lembro qual ).

Desculpem a minha ignorância mas qual é a diferença entre MM e MC e como consigo saber que tipo é o meu prato.Aliás até queria comprar uma cabeça nova.

Agradeço aos entendidos ajuda e esclarecimento da minha ignorância.

Cumprimentos e obrigado

Omar[img][/img]

[anexo apagado pelo Administrador]

Re: Pedido de ajuda c/phono

Caro Omar

Existem 2 tipos de células de leitura: MM (moving magnet ou magneto móvel) e MC (moving coil).

Se o seu PMA-560 tinha a possibilidade de comutar MM/MC e só "funcionava bem" numa das posições, isso é assim mesmo: ou dá numa posição ou dá noutra (nunca nas duas). Sorte a sua pois muitos amplificadores integrados só aceitavam células MM e assim o meu amigo tem a possibilidade de montar no kenwwod qualquer tipo de célula que o Denon "aceita" reproduzir o som.
    Se usa agora outro amplificador integrado (não conheço o seu sistema) terá apenas de antes de comprar a célula saber se o mesmo tem a tal comutação mm/mc ou qual o tipo de entrada phono que possui.
    Se for um conjunto pré + power e o prévio for um prévio de linha, terá de comprar um prévio de phono para lhe permitir "ler" a célula que instalar. para o gira discos que é não é preciso nenhum andar phono por aí além, basta ler alguns dos tópicos alusivos ao vinil para descobrir diversos modelos.
    os kenwwod são bons gira discos e tocam bem quando afinados. o seu modelo não conheço.

cumps

josé

Comment

Obrigado pela explicação.

Agora tenho um AV/receiver e assim pressumo que se o mesmo não possuir a possibilidade de comutação MM/MC terei verificar o manual do mesmo e comprar uma célula adequada à entrada phono do A/V. Estou correcto ?

No manual do A/V, na entrada de phono diz: "is designed for use with moving magnet cartridges..."

Assim, posso concluir que só aceita células MM ?

Cumprimentos e obrigado

Comment

Omar escreveu
        Obrigado pela explicação.

Agora tenho um AV/receiver e assim pressumo que se o mesmo não possuir a possibilidade de comutação MM/MC terei verificar o manual do mesmo e comprar uma célula adequada à entrada phono do A/V. Estou correcto ?

No manual do A/V, na entrada de phono diz: "is designed for use with moving magnet cartridges..."

Assim, posso concluir que só aceita células MM e não necessito de prévio de phono?

Cumprimentos e obrigado

Comment

caro omar

correcto. terás de comprar um célula MM adequada às caracteristicas do braço que equipa o teu kenwwod e à headshell respectiva. tens o "livro" com as caracteristicas do gira discos ?

cumps josé

Comment

Boas

Como o phono era do meu pai já não tenho o manual do mesmo.Já tentei na net mas tb não não consegui. Acho que vou mesmo levar o prato aquela casa das agulhas da Rua das Portas de Santo Antão, junto ao coliseu.

Outra coisa : os cabos de ligação que na ponta são terminados em rcs + 1 de terra são curtos.Devo mandar substitui-los ou arranjo um cabo de acrescento rca fêmea/rca macho de boa qualidade e acrescento + 75 cms ?

Mais uma vez obrigado

Omar

Comment

quanto menos ligações e emendas houver entre o sinal de partida e o de chegada, melhor.
              se tiveres a possibilidade de "refazer" os cabos, com a introdução de uns novos e mais adequados, o som só agradece.
              Em Lisboa tens a Delmax que te faz isso numa boa e o Rui Borges é a pessoa mais adequada para até te dar uma opinião geral acerca do teu kenwood, qual a célula mais adequada, etc etc. e até procede à sua montagem e te afina o gira discos (penso eu de que).
              Eu como te disse não conheço o teu modelo, ouvi uma vez um KD-996 que é muito raro e fiquei muito bem impressionado.
              Depois disso tudo feito, tens de testar com a tua entrada phono do teu receiver e já agora fazer mais tarde um teste com uma unidade phono emprestada para verificares se a diferença entre uma opção e outra justifica ou não ires para a compra de de previo phono.
              Eu falei-te na Delmax pois tenho lá o meu Thorens TD-160 a transformar, vai levar um braço Rega RB300 e toda a cablagem vai ser mudada.
              Ainda sobre as células MM e MC eu pessoalmente gosto mais das MC e mesmo no outro que tenho, o Thorens TD-165 com braço de origem, a Ortofon MC15 Super II porta-se muito bem, mas eu uso uma unidade de phono a válvulas de outro campeonato. Eu digo-te isto só para teres uma ideia que há muitos factores que vão influenciar positiva ou negativamente o comportamento do teu kenwood, o prato e o braço são importantes mas depois há muitos outros factores condicionantes do final desempenho sonoro do mesmo, daí eu te aconselhar um dia a comparares pois tenho a ideia (se calhar errada) que as entradas phono dos receiver não devem ser "grande coisa". Mas eu sou um amador entusiasta do vinil, com pouco dinheiro, daí ser melhor aconselhares-te com quem sabe, vulgo Delmax através do sr. Rui Borges.

josé

Comment

vinilsuporter escreveu
                mas eu uso uma unidade de phono a válvulas de outro campeonato.
                José: qual é essa unidade? ando à procura de um phono stage valvulado, ja me deram algumas dicas mas mais uma opinião é sempre bem vinda
                Cumps

Comment

Caro Krell

Quando eu digo é de outro campeonato, não estou a afirmar que seja melhor ou pior que as actuais que não conheço. É de outro campeonato no que concerne ao preço, já que me custou há mais de 12 anos na Luz e Som aqui no Porto a módica quantia de cerca de 230 contos.
                  A marca penso que já nem existe e o modelo é Audio Innovations P2MC. Tem para mim um grande valor estimativo por circunstâncias diversas da vida e gosto muito do seu som. casa muito bem com a Denon DL103 e tem-se dado bem com a actual célula do 2º gira discos (Ortofon MC 15 Super II).
                  Mas acredito que com a evolução que os prévios de phono têm tido, pelo mesmo preço se consigam coisas melhores.

Cumps

josé

Comment

Bom dia caro amigo José

Agradeço a informação sobre o phono stage, fico contente em saber que foi no Porto porque normalmente falam que os entendidos estão na Delmax ou o Sr. Rui Borges e isso fica em Lx o que não me facilita muito as audições.
                    O mundo do vinyl para mim é mais complicado que o mundo do cd porque é muito simples encontrar um leitor de cd e fazer várias audições porque todas as lojas se disponibilizam e quanto aos pratos já não é bem assim.
                    Vou tentar passar na Luz & Som e ver com calma até porque a minha compra não será para breve, e ver se acerto, já tenho algumas dicas de alguns menbros deste forum.

Cumps

Comment

Caro Krell

Presumo que conheces, mas mesmo assim aqui fica o link:

http://www.elusivedisc.com/prodinfo.asp?number=MHVP129

Descontando a publicidade, é capaz de ser interessante, o problema é ouvir uma coisa destas.

josé

Comment

Interessante este Bellari, e classe B da stereophile. Para este escalão de preços deve ser imbativel.

Comment

shade_of_pale escreveu
                          Interessante este Bellari, e classe B da stereophile. Para este escalão de preços deve ser imbativel.
                          um phono stage com volume????
                          Tivoli-Audio One + Project 1Expression + Marantz CD-72SE MKI + Cambridge Audio 540 P + Rega Cursa + Rega Maia  + Rega EL8 + PowerBook Pro + Airport Express

Comment

Caro gorogoro

Se assim for não é o primeiro que tem volume.
                            Posso dar-te o exemplo do meu phono: tem volume e pode ser ligado directamente ao amplificador de potência melhorando claramente o desempenho pois não há outras ligações pelo caminho. Se for ligado a um prévio, tem um controle que rodado totalmente para a direita o "tira de linha", passando neste caso o volume a ser "regulado" pelo prévio.
                            Como eu não uso "prévio", ligo-o directamente ao um "power" que foi "modificado" com a alteração do circuito e a inclusão de um pot de volume, rodo o tal botão (ou controle) para a direita e o tal pot de volume controla o volume do som.
                            A única chatice que tenho é que quando quiser voltar a ouvir cd, tenho de trocar o cabo interconnect.
                            O deixar de utilizar prévios foi uma opção seriamente ponderada, daí a escolha de modificar o power a válvulas (golden tube audio se-40) que tinha alguns problemas de aquecimento e desregulação do biass e assim matei 2 coelhos de uma só cajadada. É evidente que esta operação foi feita por uma pessoa amiga e competentíssima para o efeito, sem o qual eu teria de comprar um amplificador novo.

josé

Comment

gorogoro escreveu
                              shade_of_pale escreveu
                              um phono stage com volume????
                              É possível, já que permite a sua ligação directa a um "power", eliminando a necessidade de um pré-amplificador. Essa Belari também tem o botão de volume por outra razão, é que também é um amp. para auscultadores.

Comment

Working...
                              X