Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comentários para Rega P5: que células e andares phono?

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Comentários para Rega P5: que células e andares phono?

Audiófilos....

Tenho amplificação e colunas Rega pelo que o P5 é uma escolha natural ou óbvia...Mas por vezes as melhores escolhas vêm de outro lado!

Peço-vos que partilhem a vossa experiência sobre o Rega P5...e que sugiram células e andares de phono que se integrem bem.

Agradeço qualquer comentário (upgrades recomendados, questões relaccionadas com a qualidade dos componentes, etc....).

Abraços!

PS - tenho como alternativa um Michell Gyro SE, mas sobre isso lanço outro tópico!
    *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
    Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
    * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
    *Colunas: Quad ESL 2805

Re: Comentários para Rega P5: que células e andares phono?

Ja q tens tudo REGA o teu amplificador nao tem entrada de phono???
    Tivoli-Audio One + Project 1Expression + Marantz CD-72SE MKI + Cambridge Audio 540 P + Rega Cursa + Rega Maia  + Rega EL8 + PowerBook Pro + Airport Express

Comment

O Michell é um gira-discos... o rega é um braço...
      eu ia para um michell com um braço rega!

já viste bem o subprato do rega p5?

além do mais, os michell são lindos...

quanto a células e andares de phono, tudo depende do que queres gastar, mas os trichord dino são recomendáveis; e em células a Ortofon dá cartas... tens muito por onde escolher na gama deles. as sumiko tb eram badaladas como boas para preços módicos.

Comment

O P5 é um excelente prato e já vem com o excelente Rb700, tudo por 1100€!

Mas eu não punha de lado os seguintes:

- Roksan Radius 5 (que ouvi com uma Denon DL-103... magnifico e uma pechicha)
        - Clearaudio Champion (o rei do upgrade, que só por si é gratificante)
        - Funk Firm Funk V (o unico que não ouvi, mas já os vi na Absolut em Lisboa)
        - VPI Aries Scout (o mais caro mas com muita qualidade. O braço é fabulosoooo!)

Recomendo também as celulas MC que já tive, ou ouvi com atenção:

- Dynavector 10X5 (tenho um fraquinho por esta...)
        - Sumiko Blue Point Special Evo III
        estas duas andam perto dos 400€
        - Benz-Micro MC Gold (300€)

Todas elas funcionam na perfeição com o braço Rega.
        Também recomendo a minha Ortofon Kontrapunkt A, pois é melhor MC até aos 800€ mas o preço dói!!!

Como andar de Phono recomendo os:
        - Lehmann Black Cube (se possivel a versão SE. Atenção existe um NOVO!)
        - Lehmann Statement (semelhante ao black Cube mas a um preço de pechincha!)
        - Pro-ject Phono-Box SE (o melhor a baixo preço! Incrivel!! Versão TUBE melhor ainda)
        e ainda
        - ASR Mini Basis (o que escolhi... por 900€)

Uso um (magnifico... e desconhecido) BIX com um Rb300 Incognito e quando (!) o trocar será por algo do genero BASIS 2200 Signature + calibrator com o braço BASIS Vector M3 VTA. Algo menos seria andar para o lado.

Pois, está decidido! Tenho é de vender o carro!!!

Comment

Ah...esqueci-me da magnifica e luxuosa celula Mc: DENON DL-304

Comment

MikeF escreveu
            O Michell é um gira-discos... o rega é um braço...
            eu ia para um michell com um braço rega!

já viste bem o subprato do rega p5?

além do mais, os michell são lindos...

quanto a células e andares de phono, tudo depende do que queres gastar, mas os trichord dino são recomendáveis; e em células a Ortofon dá cartas... tens muito por onde escolher na gama deles. as sumiko tb eram badaladas como boas para preços módicos.
            MikeF, o Michell que eu vi vinha com braço Rega (rb 250). Naturalmente o RB700 que vem com o P5 será superior em qualidade...mas será isto compensado pela superior qualidade de construção e sónica do michell?
            Quando os comparar no meu sistema (vamos ver se consigo) terei uma ideia concreta!

Comment

gorogoro escreveu
              O meu pré Cursa3 pode levar uma placa interna com andar de phono...não tem de origem. Ou posso usar um externo, que me parece uma opção mais flexível (escolher mc/mm..)

Comment

lmikek escreveu
                gorogoro escreveu
                O meu pré Cursa3 pode levar uma placa interna com andar de phono...não tem de origem. Ou posso usar um externo, que me parece uma opção mais flexível (escolher mc/mm..)
                Se quiseres experimentar uma opção boa e barata:
                http://forumhifi.com/board/index.php/topic,2383.0.html

Só dá é pra células MM
                Tivoli-Audio One + Project 1Expression + Marantz CD-72SE MKI + Cambridge Audio 540 P + Rega Cursa + Rega Maia  + Rega EL8 + PowerBook Pro + Airport Express

Comment

Naka escreveu
                  O P5 é um excelente prato e já vem com o excelente Rb700, tudo por 1100€!

Mas eu não punha de lado os seguintes:

- Roksan Radius 5 (que ouvi com uma Denon DL-103... magnifico e uma pechicha)
                  - Clearaudio Champion (o rei do upgrade, que só por si é gratificante)
                  - Funk Firm Funk V (o unico que não ouvi, mas já os vi na Absolut em Lisboa)
                  - VPI Aries Scout (o mais caro mas com muita qualidade. O braço é fabulosoooo!)

Recomendo também as celulas MC que já tive, ou ouvi com atenção:

- Dynavector 10X5 (tenho um fraquinho por esta...)
                  - Sumiko Blue Point Special Evo III
                  estas duas andam perto dos 400€
                  - Benz-Micro MC Gold (300€)

Todas elas funcionam na perfeição com o braço Rega.
                  Também recomendo a minha Ortofon Kontrapunkt A, pois é melhor MC até aos 800€ mas o preço dói!!!

Como andar de Phono recomendo os:
                  - Lehmann Black Cube (se possivel a versão SE. Atenção existe um NOVO!)
                  - Lehmann Statement (semelhante ao black Cube mas a um preço de pechincha!)
                  - Pro-ject Phono-Box SE (o melhor a baixo preço! Incrivel!! Versão TUBE melhor ainda)
                  e ainda
                  - ASR Mini Basis (o que escolhi... por 900€)

Uso um (magnifico... e desconhecido) BIX com um Rb300 Incognito e quando (!) o trocar será por algo do genero BASIS 2200 Signature + calibrator com o braço BASIS Vector M3 VTA. Algo menos seria andar para o lado.

Pois, está decidido! Tenho é de vender o carro!!!
                  Tive o P3 rb 300 com a Dynavector 20 XL e gostei muito.
                  Já ouvi o P5 com a Dyna 2o XL acho que não vale a diferença de preço.

Antes da Dyna 20 XL tive a sumiko Blue Point, e a Dyna arrasou-a, outro andamento sem duvida.

Naka

O Basis é grande máquina, conheço o 1400 e o 2500 sem dúvida muito bons.

Reparei nos suportes do teu gira-discos, tens granito, por cima madeira e por cima uma plataforma para isolamento. Queres me falar dela, eu estou á espera da minha Neuance, em fase de acabamento nos E.U..

Comment

Já ouvi boas coisas da Neuance!

Eu uso uma SIGNAL GUARD II, uma plataforma de 25Kg que mandei vir dos USA á uns anitos atrás.
                    Sendo puro HIGH-END - uma solução cara mas eficaz - arrisquei sem ouvir e UAUUU!...
                    É praticamente desconhecida por estas bandas (pois se se falar de VIBROPLANE pouca gente conhecerá também), porque para alem dos $600 de preço, o seu elevado peso (e os custos posteriores, em impostos, que isso significava) ditou a sua ausencia deste lado do atlantico - eu ainda me lembro do roubo que me fizeram na alfandega!!! :P
                    Alias, já não se fabrica e é raro vê-las no mercado de usados (deste tipo de coisas uma pessoa não se desfaz!)
                    É basicamente uma caixa de duas partes, de um metal não magnetico, selada e recheado por um material (patenteado e não divulgado) elastico e com capacidade de repelir a electricidade estatica num campo relativo - ou seja faz um escudo de cerca de 70 cm contra electricidade estatica.
                    Esta é uma tecnologia directamente importada da NASA e segundo me disseram é mesmo basicamente uma copia da processo utilizado em laboratorios de alta precisão e que também se pode encontrar em tecnologia militar de ponta - é isto que gosto nos Americanos
                    ´
                    Eu decididamente prefiro gira-discos sem suspensão e coloca-los em plataformas deste tipo

A solução que uso é pensada de cima para baixo e de baixo para cima, ou seja eliminar (ou pelo menos neutralizar) as vibrações fonte e as vibrações eco. A combinação pedra-spike-madeira-feltro-sonic guard II-vibrapods tem dado excelentes resultados e podem crer que já testei muitissimas combinações - á tempos, uma interessantissima conversa (de 3 horas) com o Rui Borges permitiu-me recolher alguma da sua vastissima experiencia e pô-la em pratica aqui em casa. O Rui é simplesmente a autoridade na materia em Portugal

Por exemplo: a Sonic Guard II transformou por completo a sonoridade do Pro-ject RPM 6 de um amigo. Traduziu-se num som mais seguro e com um alcance superior em todos os parametros.

Comment

Vejam o novo topico com fotografias de exemplos de plataformas!

...

Obrigadinho Naka!

De nada, de nada

Comment

Naka

Obrigado pela explicação.

Já agora o que propoes para o meu set-up:

A plataforma Neuance ainda não chegou talvex +4 semanas, esta a ser feita com as medidas e especificaçõe para o meu Oracle Paris.

Diz-me as sobreposiçoes de material, os materiais envolvidos, espessuras, etc. Queres vir a Portalegre?

Comment

Como disse, uso uma combinação dos materiais abaixo na ordem descrita, da mesa para o giradiscos BIX:

-4 botões de cortiça autocolante
                          -pedra (uma placa de pedra polida com 3cm)
                          -3 spikes (uns PERFECT SOUND dos mais pequenos, virados para cima)
                          -madeira (uma placa de madeira prensada com 3cm)
                          -3 botões de feltro (arranjam-se nas drogarias e lojas de ferregens)
                          -sonic guard II (a tal plataforma magica)
                          -3 vibrapods model 2 (debaixo dos pés de aluminio do BIX)

e assim consegui o equilibrio perfeito para o BIX, isto ao fim de meses de paciencia e dedicação. Cada caso é um caso, por exemplo: a SONIC GUARD II vem com uns spikes metalicos que perfiro não usar com esta combinação.

Julgo que a maneira mais barata e ineressante será adquirir uma plataforma pneumatica que se fabrica e vende no Reino Unido: a Voodoo Systems AIRTEK Isolation Platform . Deve custar cerca de 300€. Depois é só colocá-la numa placa de pedra (pesada) e começar por aí.

ver em http://www.audiophilecandy.com/prode...OO&0=More+Info

Quanto ao convite, que desde já agradeço, para uma visita a Portalegre é um caso a pensar, principalmente pelo tempo (que por estes tempos não abunda mesmo) e distancia... Mas terei muito gosto em aparecer quando oportuno

Comment

ah! e não esquecer de nivelar tudo especialmente em duas etapas fundamentais: na base (neste caso a pedra) e no fim, no eixo ou veio do prato - É FUNDAMENTAL!!!

Para tal uso as bolhas de nivel das presentes nas fotos.

(atenção que não uso o peso com bolha quando o ouço discos, é apenas para afinar o nivel - para segurar o disco no prato tenho um clamp da michell. Há melhor mas é eficiente e barato)

[anexo apagado pelo Administrador]

Comment

Já agora: podes descrever o teu set-up e algumas esperiencias que aches relevante partilhar?

Comment

Working...
                              X