Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comentários para Rega P5: que células e andares phono?

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

Re: Comentários para Rega P5: que células e andares phono?

Ola

Ora bem á que investir nesta situação.

O meu material, tem vindo a sofrer modificações ao longo dos ultimos meses:

Prato : Oracle Paris com suspensão - fonte de alimentação á parte.
    Braço : Jelco SA250ST/Audioquest
    Cabeça: Dynavector Karat 17D2 MKII

Suporte de momento : 2 plataformas de contraplacado de 2cm separadas por um feltro
    a de baixo apoiada num vidro e este apoiado no movel, que ate é um movel Philips especifico para TV.

Phonostage: Trichord Diablo com fonte de alimentação de série a toroidal 40V

Cabo do giradiscos Audioquest Quartz
    Cabo IC phonostage a Pre de linha YBA Crystal

Pre linha Mark Levinson nº 380S

Cabo balanced Madrigal CZ gel
    Powers Mark Levinson nº 436

- Suportes dos powers - Zoethecus Zblock 1

Cabos supra 4.0

Colunas Revel Ultima Salon

- Bases da scolonas - Granito polido 2,5cm

Em conversa com o Ken Lion da Neuance ele tem tambem um Oracle Paris e deu-me as seguintes dicas para melhorar:

Trocar o felp mat de origem por um da Linn LP12- Assim fiz
    Trocar o oleo do veio, por o oleo Linn Blackoil - ainda nao o consegui arranjar

E olha nada de mais, esperava que o assunto plataforma de giradiscos ficasse resolvido com a Neuance, mas ja vi que tu foste mais longe, colocando pedar, madeira, spikes, feltro, realmente achas que é melhor todo esse material debaixo da sonic guardII?

Não tenho muito mais material alem de :

Uma escova de carbono Clearudio para limpeza dos discos,
    Uma escova Dynavector para a agulha
    Liquido antistatic, que passo nalguns discos com sujidade com um pano muito suave.
    Gostava de experimentar tambem, uma combinação como a tua deve ter grandes resultados. Tambem nao tenho o nivel para poder acertar a rigor as plataformas e o gira-discos, onde arranjaste?

Quanto à vinda a Portalegre, já sabes quando quiseres, davas uma grande ajuda.

Comment

Tens um excelente sistema, mas tem algumas falhas minimas e para começar vou dizer o que já deves saber: necessita de atenção (e dinheiro )em alguns pontos. Nomeadamente:
      - Mesa de Audio (fundamental! Sim também tenho de comprar uma mas os preços destas coisas começam nos 500€!!!)
      - Ligação á corrente (que regua, filtro ou outro usas? Eu tenho uma simples AUDIOAGILE com filtro na tomada digital. Não é a melhor solução, mas funciona. Ver http://forumhifi.com/board/index.php/topic,2519.0.html )
      - Cabos de Coluna (supra 4?!!!!)

Assim gostaria de fazer-te uma visita e aproveitava para levar todo o meu conjunto de instrumentos de afinação para giradiscos e o meu set de magnificos cabos HARMONIC TECHNOLOGIE (PRO-SILWAY II interconnect e PRO-9 coluna). Tenho uma regua AUDIOAGILE extra também

Quanto á configuração do meu suporte de gira-discos, devo dizer que o mal não é da SIGNAL GUARD II para cima (apesar de o giradiscos ter uns pés de aluminio não muito do meu agrado, facto que contornei com os Vibrapods de uma maneira "especial"), mas sim a mesa de madeira e a proximidade do sistema ás colunas.
      O upgrade mais eficaz será sem duvida uma sala maior someday soon...

Comment

Esqueci-me...

Podes fazer dois upgrades instantaneos:

1 - maquineta de limpeza de discos KNOSTI (liga para a Imacustica e eles entregam ao domicilio livre de portes. 80€) e larga o paninho suave e o liquido! A Knosti é incrivel... ao preço. Claro que depois tens de colocar os discos em capas antiestaticas novas. As excelentes GOLDRING (na Audioteam) são mais caras que as que comprei na alemanha, pois 100 ficaram-me a 20€.

2 - escova anti-estatica. Também tenho uma Clearaudio mas nunca a usei, pois prefiro uma GOLDRING (Audioteam) é mais eficaz!

Comment

Pois é realmente eu sei que o sistema esta desiquilibrado nalguns pontos, sabes tenho a minha casa em obras, que me esta a levar a massa toda, e a sala de audiçoes que estou a fazer, com cerca de 37,5m2 sera a que mais trabalho vai dar.

Entretanto tenho o sistema na casa onde estou agora, e onde vive a minha mãe. É uma sala com cerca de 20m2.

Assim tenho vindo a investir no sistema de forma a que consiga dar andamento ás obras, senão nem uma coisa nem outra.

1- A mesa estou a ver se consigo uma Zoethecus, com 4 ou 5 prateleiras, no entanto não tá fácil, a firma onde comprei os stands para os monoblocks esta a tentar arranjar-me uma.

2- Pois é não tenho condicionador de corrente, regua, filtro, apenas umas tomadas normais, apenas um dijuntor com umma fase para o sistema.

3- Cabos de coluna , os supra estao para desenrascar, tenho andado de olho nuns usados Cardas golden reference, 1100€ uns nordost bicablados SPM 1500€, mas nada ainda.

4- Tambem tenho andado a ver de um braço SME V nos usados, mas ainda sao 1500€.

5- Não me tenho preocupado muito com os discos e sua limpeza ja que a maioria dos discos que tenho e ouço mais são novos, e todos audiófilos, 180 e 200g e muitos 45rpm, comprei na Audioteam e alguns vindos de UK e USA, e tambem comprei capas antiestaticas na audioteam Golring exstatic, mas ja preciso de mais, bem como de capas plasticas para as capas dos discos.

6- A escova Cleraudio tambem comprei na Audioteam á pouco tempo.Não conheço a da goldring.Mas se é melhor...

7- O meu Oracle tem 3 pes (apoios) que se enroscam no próprio prato.

8- Quanto a maquina de limpeza knosti de certeza que sera um bom investimento, embora te diga que só usei o opano e liqudo em 3,4 discos e eram discos usados que recebi um pouco sujos.

Mas era bom poderes vir, e tentar-se afinar o material, e experimentar o teu set cabos e regua, e o que der mais, entretanto talvez possa tambem mandar fazer uma pedra de granito 3m e uma plataforma de madeira (terá de ser prensada) 3 ou mais cm? ou pode ser madeira tipo cerejeira, jotoba, ou outra exotica brasileira, é que em Portalegre á uma fábrica, o que dizes?

Comment

Recomendo a KNOSTI mesmo nos discos novos, pelo menos após duas utilizações, pois eles ganham automaticamente estatica e poeiras. Mas é sobretudo nos usados que se dá conta do efeito "milagroso"

Eu raramente compro discos novos, prefiro (!!!) os usados, em edições não audiofilas a 5-10€, não estando assim disposto a dar 30-45€ pelas novas. É somente uma questão finaceira, nada mais - quem sabe um dia, mas por enquanto a minha carteira não o permite.
            Ainda assim tento comprar versões originais, como por exemplo a edição inglesa, primeira serie, em estado NOVO, do Led Zeppelin III por 10€

Recomendo que não faças nada a nivel de plataforma até afinares tudo primeiro - o nivel, e o conjunto braço-celula. Para isso necessitas por exemplo das tais bolhas de nivel, etc... Só assim conhecerás a sonoridade propria do prato (e a filosofia de som) para poderes partir daí e "Temperar" as coisas. Começa com o set que tens, até porque é a ele que estás acostumado e saberás em que direcção ir

É um processo complexo e moroso, pois como poderei ajustar, no andar de fono, a impedancia certa para a minha celula, se o prato está mal apoiado, comprometendo portanto o seu som?
            Está tudo encadeado e deve haver uma sequência coerente no processo. Primeiro a mecanica, depois a parte (a sinergia) electrica, sempre da base de apoio (mesa) até ao sinal (até ao amplificador). Mas é ai que está o gosto todo...

Vamos lá ver se consigo mesmo dar um salto a Portalegre

Comment

Ok vamos a isso.

Olha e onde posso comprar as bolhas de nivel?
              Tenho a versao portuguesa do led zeppelin II e IV.
              Tenho a venda alguns LP aqui no forum o Allman Brothers live uma edição da Classic records a 200g ouvi uma x, comprei na Audioteam,é um bom disco, mas sinceramente julguei que fosse diferente, tipo albert king, steve ray vaugham in session, que comprei nos EU, e pus a venda, por menos 15€ de que novo.
              tenho tambemá venda genesis (The Lamb) e Peter gabriel (2 discos) , estes usados mas em bom estado, ja que nao os ouço nesta altura.

Espero que se consiga então uma boa afinação mas realmente só com material adequado, e a tua ajuda sera muito bem vinda.

Abraço

Jluis

Comment

Quanto a bolha de ar (nivel de gota? acho que sao clearaudio certo? mas ja vi uma a 9.90€, outras silver e outras gold, ate 31€ diferenças além do preço? Ja agora podes-me dizer se este nivel de gota tem uma abertura por baixo ao meio de forma a ser colocada mesmo por cima do veio do motor em cima do disco se sim qual a medida que permite entrar o veio?

é que encontrei tambem em inglaterra uma gota deste tipo e relamente e mesmo indicada pra ser colocada em cima do veio mesmo ao centro, que permite uma entrada do veio ate 11 mm acima do disco, depois tem um outro tipo com mais entrada de veio ate 21mm. a marca disto vem como:TURNTABLE SPIRIT LEVEL * DESIGNED FOR THE JOB! para 15£ + 3£ portes.

podes ver em :http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.d...MakeTrack=true

Quanto a capas antiestaticas, as mais caras sao as goldring, 25 capas a cerca de 20€, mas encontrei na alemanha, da nagaoka 100 a 38€, e 50 a 19.90€, portato mais em conta mas ainda assim muito acima das tuas 100 a 20€.

http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?...MEWA:IT&ih=002

Tambem vi umas copias da nagoaka mas sem marca e mais baratas :

http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.d...MakeTrack=true

e outras as mais baratas de todas:
                http://cgi.ebay.co.uk/50-Discwasher-...QQcmdZViewItem

Comment

Eu apostava em:

bolha
                  a CLEARAUDIO de 9.90€

peso c/bolha
                  http://cgi.ebay.de/Plattengewicht-St...QQcmdZViewItem

capas
                  http://cgi.ebay.co.uk/50x12-POLYLINE...QQcmdZViewItem

prefiro estas capas com a armação de papel e o plastico no interior, as NAGAOKA são uma chatice no trato!

Consegues a escova GOLDRING e a bolha CLEARAUDIO no importador AUDIOTEAM.

Comment

Amigos, não tenho nada contra esta discussão que é muito informativa...mas é off-topic!
                    Poderia ter aberto outro tópico...

Abraços!
                    *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
                    Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
                    * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
                    *Colunas: Quad ESL 2805

Comment

Tens razão , peço desculpa, sabes eu ate ja tinha reparado nisso, e quando me dei conta ate queria escrever noutro topico, mas vai ser ja agora.
                      Passo para o local adequado, o CANTINHO DO ANALOGICO.
                      Mais uma vez peço desculpa.
                      Abraço

Comment

Naka escreveu
                        ah! e não esquecer de nivelar tudo especialmente em duas etapas fundamentais: na base (neste caso a pedra) e no fim, no eixo ou veio do prato - É FUNDAMENTAL!!!

Para tal uso as bolhas de nivel das presentes nas fotos.

(atenção que não uso o peso com bolha quando o ouço discos, é apenas para afinar o nivel - para segurar o disco no prato tenho um clamp da michell. Há melhor mas é eficiente e barato)

Ora diz-me é necessario ter as 2 peças a bolha clearudio, e o peso com bolha? Qual o interesse de ter as duas? em que situaçoes usas uma e outra?

a de 9.90 é esta:
                        http://cgi.ebay.de/Clearaudio-Wasser...QQcmdZViewItem

e depois a esta prateada a 26.50

e a dourada a 32.00:

portanto qualq uma destas nao entra no veio do prato certo?

sim as capas sao mais facil de lidar assim, igual a goldring (audioteam cada .80€ nao consigo e ver o preço golring da escova.

Comment

shade_of_pale escreveu
                          Tens razão , peço desculpa, sabes eu ate ja tinha reparado nisso, e quando me dei conta ate queria escrever noutro topico, mas vai ser ja agora.
                          Passo para o local adequado, o CANTINHO DO ANALOGICO.
                          Mais uma vez peço desculpa.
                          Abraço
                          No prob! Está-se sempre bem no Cantinho do Analógico!
                          *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
                          Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
                          * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
                          *Colunas: Quad ESL 2805

Comment

Working...
                          X