Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Som digital Vs analógico...

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Som digital Vs analógico...

Encontrei por acaso, este debate delicioso.... sobre a preferência de alguns animais de estimação (um gato no caso em apreço) pelo analógico....

Vinyl Asylum
    My Cat Has an Aversion to Digitally Reproduced sound

"I have a three-year-old Burman cat. It’s a good companion and seems to like music, which is good because when I am home there is always music playing. When it is time to do some critical listening she sits in my lap, gets a little upset when it’s time to turn the side over or put another disc on, but she typically settles back in place.

In the last few weeks I’ve noticed something I should have noticed a long time ago. When I put on a CD she leaves the room. She will sit through multiple sides of vinyl, but once a CD is on she promptly leaves the room, tail in the air. I’ve tried variations on this finding the last week or so. Sure enough, when it’s digital she goes away.

Last night a friend brought over an MP3 player and we hooked it up to my system. Within 30 seconds cat and owner left the room. Has anyone out there noticed animal aversion to digitally reproduced sound?"

http://www.audioasylum.com/audio/vin...es/240923.html

e os vossos bichanos ? preferem o vinil ou o CD ?

Re: Som digital Vs analógico...

uma coisa é certa...

Sofa surfers dá-lhes cabo dos nervos.

JAzz ficam mt calminhas..

Metal tb nao é mt apreciado...
    Tivoli-Audio One + Project 1Expression + Marantz CD-72SE MKI + Cambridge Audio 540 P + Rega Cursa + Rega Maia  + Rega EL8 + PowerBook Pro + Airport Express

Comment

Não sei o que se passa com outras espécies, mas eu prefiro, de longe, o som analógico ao digital.
      Já ouvi dizer que quando se transforma a música em números algo de errado acontece... se calhar tal como na percepção de sismos, tempestades e outros fenómenos, os animais dão por isso.

Comment

tudo depende de como se transforma a música em numeros, e como se os transformam de novo em música...

é como uma foto, uma coisa é uma webcam, outra é uma canon EOS5...

Comment

tudo depende de como se transforma a música em numeros, e como se os transformam de novo em música...

Não tenho animais em casa...pelo menos que tenha dado conta
          Mas posso garantir que prefiro o som do meu CD via RCA e também que prefiro, de longe, o Crisis do Mike Oldfield em vinil do que em CD.
          Advance Acoustic MAP 305 DA II, Advance Acoustic MCD 203 Mk II, PS3, B&W 603/S3

Comment

marcosta escreveu
            prefiro, de longe, o Crisis do Mike Oldfield em vinil do que em CD.
            não admira.... realmente os cds dessa altura, do inicio da era digital, eram bem mauzecos... mas as gravações digitais mais recentes já não são nada assim!

Comment

Depende das gravações. As que tens em casa são muito cuidadas e de grande qualidade mas a maioria das que se vendem são de muito má qualidade tanto na prensagem como no que acabam por fazer à musica retirando gama dinâmica, ou seja, fazem num CD o que o iTunes i o WMP fazem quando dizem que equalizam a musica a transferir.

A maioria é de muito má qualidade e isso só se nota quando tens uma aparelhagem de qualidade mas o que a maioria tem em casa não detecta essa diferença. Quando o termo de comparação com um CD é o MP3 ..............
              Thorens TD-147, Denon 3930, Nakamichi 680ZX, Behringer DEQ2496, Kenwood KTF-3010, Audiolab 8000S, Vincent 331, Sonus Faber Central Home, Martin Logan Sequel II, Rotel RQ-970BX

Comment

pois, pelo que me contam da maneira como muito músico de pop/rock grava, e depois onde fazem as misturas e masterizações...
                na clássica as coisas costumam ser bem mais cuidadas, e julgo que no jazz também.

e depois querem todos que a música soe muito alto quando passa na rádio, por isso toca a comprimir e a subir o volume, não deixando headroom quase nenhum. e chamam a essas masterizações "radio-ready"!!

Comment

É exactamente isso.
                  Thorens TD-147, Denon 3930, Nakamichi 680ZX, Behringer DEQ2496, Kenwood KTF-3010, Audiolab 8000S, Vincent 331, Sonus Faber Central Home, Martin Logan Sequel II, Rotel RQ-970BX

Comment

Pois eu desde que instalei o equipamento analogico(giradiscos) esqueci o CD, e não sou gato.

Comment

Eu adquiri ontem a um forista um prato Technics em 2ª mão e comprei dois discos em 2ª mão só para aferir as funcionalidades do aparelho / som.

Já hà uns anitos que não ouvia "batatas fritas..." foi uma experiência fantástica.

Como não ouvia vinil hà uns anos a primeira percepção foi a de um som mais "adocicado". Nesta fase dizer melhor ou pior que o CD ainda não sei. Apenas mais "doce" por enquanto. Vou adquirir um ou dois vinis novos para aferir melhor a qualidade e depois comento. Tal como nos CDs creio que nos LPs também os há melhores e piores, melhores prensagens que outras, enfim...
                      Fonte: Denon DVD-3910
                      Amplificação: Denon AVR-4306
                      Colunas (F/S): B&W 805S / KEF Q.Compact
                      Imagem: Plasma Pioneer 436XDE

Comment

Shade:
                        mas também, pudera... quando compras um leitor de cds decente?

Comment

Já o tinha dito algures...

Desde 86 a 90 e tal fui locutor em duas rádios locais. Nessa altura passei dezenas de vezes alguns lp's do coração, que quando os adquiri em cd...estranhei sobremeneira aquilo. Não tinham ovos estrelados, é certo, nem agulhas a saltar, mas dou o exemplo de alguns que não consigo ouvir em cd, e que prefiro mil vezes ouvi-los como na altura com ovos e salpicos:

- Private Collection, Jonh And Vangelis
                          - Eye in the sky, Alan Parsons Project
                          - Colours, Eloy
                          - Tales os Mistery and Imagination, Alan Parsons Project

Sobretudo o single Eye in the Sky, ja tentei até prensagens estrangeiras e não me seduz. Tem que ser mesmo em LP.

Não tenho uma grande máquina em termos de gira discos, é certo, já tem uns bons anos, mas guardo muitos Lps da altura.
                          Cheguei a vender até em 1990 e 91 a colecção de Lp's que tinha dos The Alan Parsons Project para poder comprar os cds, já que alguns estavam assim com ovos a mais, e o som límpido dos cds, na altura, cativou-me, claro.

15 anos depois, consegui comprá-los a quem os tinha vendido, estavam impecáveis e este era ( e é ) o meu grupo do coração, o que para mim foi uma enorme alegria poder reviver a audição em LP, e um "uffffffffff "por ter conseguido reaver a colecção , dado que a pessoa pouco ouvia já Lp's ( que trabalheira...tirar o disco....meter...baixar a agulha jasusa...

Memória auditiva da altura? Som tímbrico melhor? Saudosismo? Talvez um pouco de tudo, mas de facto há prensagem de cd's , o que é quase um crime pelo preço a que se vendem. Mas isso é outra história.

Tivesse eu casa como deve ser e uma sala idem aspas e apostava num gira ....tb como deve ser!

Led Philips 7606

Comment

Realmente cada vez me convenço mais que o que estragou isto é as musicas terem que soar bem em iPod, Mp3 e companhia. Ainda hoje estava a ler um comentário de alguém que tinha estado nos anos 70 (por acaso onde "caem" alguns dos CDs que mais gosto...) e que na altura dos LPs tudo era feito para ter o máximo de gama dinamica. Hoje com os meios digitais em que a relação sinal/ruído é fabulosa quando comparada com LPs/Gira-Discos o que permitia aproveitar ao máximo a gama dinamica possivel sem preocupação com o ruido e o que é que acontece????

Comprimem as musicas para soarem mais alto e à bruta! Sinal dos tempos ?!?!

Fonte: Denon DVD-3910
                            Amplificação: Denon AVR-4306
                            Colunas (F/S): B&W 805S / KEF Q.Compact
                            Imagem: Plasma Pioneer 436XDE

Comment

mas as piores gravações de cds julgo que são mesmo as da década de 80... penso que na década de 90 já se começou a gravar bem.

dediquem-se à classica, e já ficam bem servidos de gravações

Comment

Working...
                              X