Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na escolha de prato

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Ajuda na escolha de prato

Ora viva!
    Estava a pensar acrescentar ao meu modesto sistema um prato, pela suavidade e doçura de som que possui, sendo que (do mesmo modo que o sistema - o mal de se ser estudante é o dinheiro tardar a acumular) tal deverá ser razoávelmente acessível. Estava a pensar num usado: Dual CS 5000, Technics SL-1210 ou Thorens dos velhinhos. E já agora, que cabeça me recomendam?

(o meu sistema consiste num Marantz PM-80SE, Sony DVP-S9000ES e umas colunas DIY que fiz com unidades ScanSpeak em TL, se isso vos ajudar em alguma coisa)
    "Extraordinary claims require extraordinary proof.", Marcelo Truzzi (CSICOP founder)

Re: Ajuda na escolha de prato

um thorens...
    o marantz tem entrada mc?

Comment

Sim, tem.

É que eu sou muito "newbie" nestas coisas, mas desde que ouvi Edith Piaff (que até nem gosto muito) num Thorens, há já muito tempo, com um Jadis e umas Electa Amator II, em Aveiro, fiquei certinho que tinha que ter um prato.
      É só porque não posso mesmo gastar muito dinheiro, porque cada componente do sistema representa muito, muito tempo de poupança. E esse thorens que referes (o TD160, por exemplo), fica mais ou menos em quanto? E onde o consigo comprar? E como é que o reparo depois? (sem contar como é que se analisa o bom estado dum prato).

Muito Obrigado.
      "Extraordinary claims require extraordinary proof.", Marcelo Truzzi (CSICOP founder)

Comment

Experimenta ver se o Rui Borges na Delmax tem algum recuperado para venda.
        num prato em 2ª mão a peça mais importante parece-me ser o prato e a chumaceira: não podem existir folgas entre o veio do subprato e a chumaceira e o rodar deste tem de ser suave, sem atrito.
        se retirares a correia e puseres o prato a rodar este tem de se aguentar a rodar bastante tempo (sinal de pouco atrito) e sem empenos. com o prato a rodar toca no espigão do veio e vê se sentes alguma vibração.
        convem que o motor também seja silencioso, embora esse se não estiver em boas condições talvez se substitua facilmente.
        o braço tb pode ser substituido, mas se quiseres usar o que vem com o gira-discos tb é essencial que não tenha folgas nas chumaceiras.

Comment

Muito agradecido,

Sou estudante de medicina, de modo que possuo um estetoscópio com o qual me sinto algo habituado. Sei que parece estranho mas, poderá ser de algum interesse usá-lo? Já alguém o fez?

Comment

Nunca experimentei... penso que o tipo de vibração que é é mais fácil de perceber com o tacto; podes usar uma articulação (uma interfalângica, p ex), sempre é mais sensível. Penso que deves usar antes o fonendo que o esteto.

Comment

e há membros com mais sensibilidade k os dedos
              whatever...

Comment

A lingua...

P.S. Desculpem... continuai.

Comment

MikeF escreveu
                  Nunca experimentei... penso que o tipo de vibração que é é mais fácil de perceber com o tacto; podes usar uma articulação (uma interfalângica, p ex), sempre é mais sensível. Penso que deves usar antes o fonendo que o esteto.

O que é um fonendo e um esteto ?????

Cumps
                  Receiver Marantz 6004; Leitor Marantz CD5003; Leitor BR Sony 550; Media Player Popcorn C200; Colunas Frontais Monitor Audio RS1; Display Panasonic 50PZ81.

Comment

um estudante de medicina sabe. pelo menos se já estiver praí no 3º ano. e ele já deve estar...

Comment

Pato escreveu
                      A lingua...
                      mas se for bífida como a tua...

Comment

Peço desculpa pela imprecisão - de facto habituamo-nos a chamar estetoscópio ao fonendoscópio. Quanto ao que é, é aquele instrumento que serve para auscultar sistema cardiovascular, aéreo, etc...

Mas se funcionasse era mesmo engraçado.

E, tendo em cota que me recomendaram um vintage da thorens, que modelos sugerem, num orçamento reduzido?

Muito Obrigado!

Comment

estetoscópio é o com membrana, fonendoscópio é o lado sem membrana, só com a campânula.
                          se tens um littmann cardiológico só tens esteto, mas se tens um classic II, como a maioria, tens os 2, é só voltar.
                          o esteto é para ouvir frequencias mais altas, o fonendo dá para ouvir frequencias mais baixas.

Comment

Já que está interessado em pratos "vintage ,veja estes sites:

http://www.springair.org/index.html

http://www.audioscope.net/turntables...page=1&sort=2a

Comment

MikeF:
                              para não desviar a conversa mais para os lados da saúde (apesar de ser o que a música nos dá, eheh). Efectimavamente tenho bom treino com o fonendoscópio (o mais utilizado para auscultação) que com o estoscópio (julgo só o ter usado uma vez, numa anomalia da válvula aórtica que já não sei precisar), estando os dois na mesma "máquina", se assim se pode falar (mas grato pelo melhor esclarecimento).

westernelectric:
                              Bons links!...mas não para o meu orçamento, eheheh! Quando eu digo que sou estudante, leia-se "liso"

E quanto aos modelos da Thorens? O que me recomendam? (desculpem ser tão insistente, mas descobri no fórum uma fabulosa oportunidade de ter esclarecimentos pessoais, difíceis de creditar em outros sítios da net).

Comment

Working...
                              X