Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O CD vai morrer?

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• O CD vai morrer?

O cd vai morrer?

Parece que sim, pelas noticias que nos vao chegando todos os dias fica-se claramente com a ideia de que este se calhar ainda vai desaparecer primeiro do que o Vinyl.

No link em baixo sao encontradas algumas noticias que explicam a morte natural do CD e de mais uma banda (The Fratellis) que que acabou de editar um single nao so no formato de CD mas tambem em Vinyl.

Parece que o Vinyl ainda nos vai acompanhar mais uns bons anos pelo menos enquanto a sua qualidade sonora for superior aos outros formatos e os fabricantes da industria do Hi-Fi nao apresentarem melhores solucoes.

http://dubalai.zip.net/

Sound

Re: O CD vai morrer?

Claro que vai morrer.
    Agora que o vinilo renascerá..........isso é muito assumir, digo eu.
    O vinilo ficará, talvez e não sei em que medida.
    Qual vai ser o proximo formato?
    Qual de todos se vai a adoptar?
    Isso sim que é interesante.
    Nafty

Comment

Éhhhh!!!! :P

Pelo andar da carruagem se morrer será para dar entrada a "Downloads". Sim porque isto de formatos de alta-resolução tenho a impressão que só no dia de são nunca à tarde...

Vinil... Existe procura mas convenhamos IMHO será sempre um nicho de mercado e nunca um ressurgimento para mercado de massa como já foi e é hoje o CD e o DVD.

Questões de qualidade à parte obviamente até o IPOD/Leitores de MP3 e suas musicas muitas vezes a 128Kbps tem mais mercado que o vinil...

Fonte: Denon DVD-3910
      Amplificação: Denon AVR-4306
      Colunas (F/S): B&W 805S / KEF Q.Compact
      Imagem: Plasma Pioneer 436XDE

Comment

Todos os formatos têm o seu tempo. passado esse tempo, não chegam forçosamente a desaparecer, mas reduzem-se a um nicho do mercado.
        aconteceu com o vinyl e vai acontecer com o cd. mas não me parece que esteja assim tão para breve, embora haja alternativas já "maduras", tais como o dvd e o download.
        o dvd como suporte poderia ter grande vantagem, permitindo uma maior resolução. e com a disseminação que os leitores têm, não há realmente muita razão para que não sejam usados para música senão pela falta de qualidade dos leitores e pela raridade do software. mas exitem algumas amostras: tenho uns 2 ou 3 discos de música gravados em dvd-video em stereo a 24/96 (não em dvd-audio, isso é outra história, porque os leitores compatíveis não são assim tantos, embora os haja e bons). este suporte pode ser lido pela quase totalidade dos leitores de dvd, e a qualidade até é muito boa. a quase ausencia de software é que se percebe mal... mas é fruto da má adesão dos consumidores, certamente... quanto ao sacd já não sei se será má adesão dos consumidores, acho que é apenas má adesão dos produtores, ou das esquisitices (ou da exploração de direitos...) da sony. até porque a maioria são hibridos e um leitor de cd os lê perfeitamente. como até nem costumam ser mais caros, é caso para perguntar, porque não são todos os cds sacds hibridos?! ninguem deixaria de comprar, excepto talvez quem o queira ler no carro, porque às vezes são ligeiramente mais grossos e dão alguns problemas, pelo menos no leitor da frente do meu carro.

quanto ao download... já é popular. só não é de qualidade, mas isso passa por falta de exigencia do público, e não de algum limite do meio/formato... nada impede o uso de compressões lossless, e nada impede que o ficheiro comprimido seja de alta resolução, só é preciso que o publico que compra adira a formatos de qualidade e que quem vende os tenha disponíveis, e... nada mais fácil... é só escolher a resolução que se quer, e que pode ser a do master!! os ficheiros são maiores? claro... mas que importa isso com larguras de banda cada vez maiores como as que se têm hoje?
        por isso... venham eles!

o público é que tem de estar preparado para tirar partido da alta resolução do download. e não é difícil...

Comment

Como o cd é um formato digital poderá (e se calhar deverá) ser ultrapassado por outros formatos digitais com mais resolução e mais práticos de utilizar, como as memórias de estado sólido(tipo "pen drive").
          O cd venceu o vinilo, mais pela sua "praticabilidade" do que pela qualidade de som.
          Os novos formatos digitais ultrapassam o cd tanto em qualidade como em "praticabilidade".
          Se calhar até o seu futuro como nicho de mercado está mais em risco do que o vinilo, por este é analógico e pelos vistos parece, (como as válvulas) resistir à extinção, ou seja têm sempre a sua legião de apreciadores.

Comment

O CD morrer ?

bem isto seria assunto para muita discussão... mas deixo aqui mais uma nota...

não se esqueçam da brutal quantidade de leitors de CD e DVD (que também são leitores de CD) que existem no mercado.... ou seja a base instalada de leitores é massiva com quantidades nunca antes atingidas nos "gira-discos" ou qualquer outro tipo de leitor...

portanto a "rodela" de plástico veio para ficar mesmo...IMHO... poderá é ter outras capacidades de armazenamento, etc e tal...(BluRay...HD-DVD são bons exemplos)

agora, se vamos ter mais downloads e menos compra de CDs originais...certamente, mas isso não quer dizer que vamos abandonar o formato podemos é utilizá-lo de outra forma...

ainda ontem vi uma entrevista com um responsável de uma editora referir que os CD´s poderão eventualmente ser feitos por medida... ou seja vamos à loja (fisica ou internet) escolhemos as musicas, artistas, albuns, etc que pretendemos, pagamos apenas o que pretendemos e o conteudo é "queimado" num CD...ou transferido para uma Pen...

nada mais simples...

Comment

Joao Paulo escreveu
              O CD morrer ?

bem isto seria assunto para muita discussão... mas deixo aqui mais uma nota...

não se esqueçam da brutal quantidade de leitors de CD e DVD (que também são leitores de CD) que existem no mercado.... ou seja a base instalada de leitores é massiva com quantidades nunca antes atingidas nos "gira-discos" ou qualquer outro tipo de leitor...

portanto a "rodela" de plástico veio para ficar mesmo...IMHO... poderá é ter outras capacidades de armazenamento, etc e tal...(BluRay...HD-DVD são bons exemplos)

agora, se vamos ter mais downloads e menos compra de CDs originais...certamente, mas isso não quer dizer que vamos abandonar o formato podemos é utilizá-lo de outra forma...

ainda ontem vi uma entrevista com um responsável de uma editora referir que os CD´s poderão eventualmente ser feitos por medida... ou seja vamos à loja (fisica ou internet) escolhemos as musicas, artistas, albuns, etc que pretendemos, pagamos apenas o que pretendemos e o conteudo é "queimado" num CD...ou transferido para uma Pen...

nada mais simples...

O cd vai morrer?

E acho que vai morrer mesmo pois ha muito tempo que este se transformou num formato pouco lucrativo e o lucro como todos nos sabemos e a unica razao da existencia de um formato de audio e para alem disto e tambem o mais facil de ser falsificado e neste caso meus amigos pouco importara que muita gente possua ou nao os leitores de cd.

O Vinyl tem duas grandes vantagens sobre o cd tem qualidade sonora nao pode ser falsificado e continua a ter procura, por estas mesmas razoes continua a existir e muito provavelmente ira assistir ao funeral do cd

Sound

Comment

Bem, será um funeral com pouca assistência então...

Comment

Achas?

Sound

Comment

Continuo a achar e escrever pela e-nésima vez que para mim CD para música, DVD para vídeo e MP3 para música portátil são formatos para os próximos anos...

Comment

SOUND escreveu

Achas?

Sound

Foi só para provocar... Ainda há duas ou três semanas comprei um prato em 2ª mão aqui no fórum para re-ouvir os discos vinil que tenho lá para a "Terra".

Comment

[/quote]

Foi só para provocar... Ainda há duas ou três semanas comprei um prato em 2ª mão aqui no fórum para re-ouvir os discos vinil que tenho lá para a "Terra".
                        [/quote]

Pjorgenunes,

O meu ainda vai levar mais umas 4 semanas a chegar.

Desde que estive a ouvir musica num gira discos ( 2 meses atras ) fiquei com a ideia de que ja nada sera como antes.

O som analogico e outra coisa e tras-nos mais emocao que o digital.

Sound

Comment

É pá mas no meu caso eu comprei um Giradiscos "normal". Só para curtir...

Comment

já estou mesmo a ver o pessoal a chegar à worten...

e diz o colaborador:
                            -128k chega nem se ouve a diferença, e assim ainda pode levar mais umas musiquitas...
                            whatever...

Comment

bom, o último download que fiz foi dum cdzinho duplo... foram 2.4 Giga...

Comment

Working...
                              X