Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O CD vai morrer?

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

Re: O CD vai morrer?

Não me digas que foi o CD duplo do best of dos Doors edição 40 anos???
    Fonte: Denon DVD-3910
    Amplificação: Denon AVR-4306
    Colunas (F/S): B&W 805S / KEF Q.Compact
    Imagem: Plasma Pioneer 436XDE

Comment

Nop, foram os concertos para violino do Mozart. Mas isso foi o volume que saíu agora; o outro (são 2 discos separados) já o tinha comprado quando saíu e penso que foram uns 19€...

Doors nunca foram muito a minha onda embora goste de uma ou outra música... the crystal ship, p ex.

Comment

astronauta escreveu

Mas para manter níveis de vendas, os preços têm de baixar...Já devia ter acontecido
        ora bem, o problema é mesmo este...

Comment

não sei se era de esperar que baixassem...
          uma coisa é uma tecnologia que quando é lançada é muito cara porque ainda tem de pagar a investigação, o marketing inicial, e os custos de produção, que esses sim, variam muito à medida que a tecnologia se massifica e é produzida em grandes volumes.

ora no preço do cd os custos de produção são mínimos. podem ter baixaram um pouco há muitos anos atrás, mas isso nunca foi significativo no preço global.
          o grosso do preço do cd são direitos de propriedade intelectual, margens de lucro de intermediários, e taxas. e esses não baixaram nem devem baixar. pelo contrário, até me parece que devem aumentar.
          como já lembrou o aemarques, o preço do cd pouco aumentou desde que as suas vendas começaram há uns anos atrás.
          e depois, se as vendas diminuem, alguns custos e direitos deixam de ser repartidos por tantas vendas, e cada artigo final acaba por ser mais carregado.

o vinyl baixou de preço quando as suas vendas caíram a pique? pelo contrário, é cada vez mais caro. só ficou mais barato quando as lojas fizeram saldos para acabarem com os stocks.

o que acho que se pode argumentar é que quando o cd surgiu, o preço da música sofreu um agravamento porque aproveitaram essa mudança para aumentarem as margens de royalties e lucros. o preço dum cd, quando foi lançado e a música era lançada nos 2 formatos, era mais alto do que o do vinyl.

acho que corremos o risco de, quando o cd "morrer" e for implantado um substitudo, sofrermos um aumento de novo nos preços. se o cd for substituido por outro suporte físico acho muito provavel que isso aconteça. julgam que se de repente comprarmos música em blu-ray ou hd-dvd vai ser mais barata que em cd??

a única maneira disso não acontecer, é, julgo eu, o suporte físico desaparecer, porque isso vai alterar drasticamente a cadeia de distribuição da música, e essa alteração vai-se reflectir nos preços. mas também vai alterar o mundo da música "as we know it". se calhar vamos deixar de ir à fnac e estar lá horas a vasculhar e a ouvir algumas coisas (com aqueles auscultadores super-incómodos... para não nos demorarmos...) e vamos passar mais umas horinhas de rabo sentado na cadeira a vasculhar os itunes store e alguns concorrentes e os sites das editoras a ouvir pelo computador os samples de música a ver se os queremos comprar.

Comment

MikeF escreveu
            Nop, foram os concertos para violino do Mozart. Mas isso foi o volume que saíu agora; o outro (são 2 discos separados) já o tinha comprado quando saíu e penso que foram uns 19€...

Doors nunca foram muito a minha onda embora goste de uma ou outra música... the crystal ship, p ex.
            Tens razão foi mesmo 19,00€... É que às vezes à coincidências...

Comment

a julinha fisher!
              a miúda vai longe!

Comment

Não acho que morra, de todo, nos tempos próximos.
                A não esquecer que o CD é não só um formato de áudio como de dados, que custa cerca de 5cêntimos por unidade em produção, que está completamente instaurado nas casas da população. Mais, se a tendência fosse a melhoría geral do som, já tería sido substituido pelo DVD-A e SACD.

É um formato de sucesso porque é massificado. Veja-se outro exemplo - o mp3 continua a ser mais popular que o mp4, apesar do algoritmo deste último ser mais inteligente a nível de compressão.

Vinil é absolutamente elitista, sendo que para o mesmo preço, se estivermos a falar de gama baixa/média (a tal massificada), um leitor de CD terá sempre mais qualidade que um prato.
                Agora, é óbvio que gosto do som de vinil e de SACD, mas o facto é que são elitistas e estão longe de serem massificáveis.

Ou acham que as máquinas fotográficas de filme virão a vencer as digitais?
                "Extraordinary claims require extraordinary proof.", Marcelo Truzzi (CSICOP founder)

Comment

O cd vai morrer tanto como "morreu" o vinil.

Básicamente vai começar a desaparecer lentamente do mercado.. Isso já se nota! As vendas estão a cair.. as bandas cada vez mais editam digipacks e caixas maradas para ser mais apelativo de comprar...

No entanto vai haver ppl a editar em cd e nos novos formatos que irão aparecer.. Talvez o cd se torne num nicho de mercado.. Acho que o mais certo é o cd tornar-se amanhã no que o vinil se tornou hoje.

Nem vinil, nem CD iram morrer definitavamente..

Acredito que os formatos do futuro sejam precisamente os que o mike falou. Tens um computador pequenito, mas com um disco gigante e ligado à net banda larga claro.. media center perfeito! Fazes download de tudo pagando para isso e com a qualidade que quiseres escolher. Isto para musica filmes, etcs.... Mas até lá ainda falta muito!..........
                  Tivoli-Audio One + Project 1Expression + Marantz CD-72SE MKI + Cambridge Audio 540 P + Rega Cursa + Rega Maia  + Rega EL8 + PowerBook Pro + Airport Express

Comment

gorogoro escreveu
                    O cd vai morrer tanto como "morreu" o vinil.

Básicamente vai começar a desaparecer lentamente do mercado.. Isso já se nota! As vendas estão a cair.. as bandas cada vez mais editam digipacks e caixas maradas para ser mais apelativo de comprar...

..."
                    Acho que isso é mais para vender outra vez aquilo que já foi editado em CD... Portanto o CD ainda vende o suficiente para o pessoal comprar duas vezes o mesmo (ou por remasterização, ou por outra razão...)

Comment

Working...
                    X