
"Um Filme Português", documentário composto por seis segmentos de 17 minutos, assinados por Levi Martins, Miguel Cipriano, Vitor Alves, Vanessa Sousa Dias, Jorge Jácome e Carlos Pereira, é exibido no dia 28 de Outubro de 2011, às 18h45, na sala 1 do cinema Londres, integrado na Secção Especial-Fora de Competição do DocLisboa.
Esta longa-metragem surge integrada no projecto “Principais Tendências no Cinema Português Contemporâneo”, levado a cabo pela mesma equipa de realizadores no âmbito do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), sediado na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e na Universidade do Algarve. Conta, ainda, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), bem como o próprio CIAC, que obteve a classificação de “Excelente” pelo painel internacional de avaliação dos centros de investigação existentes em Portugal. A estes apoios juntou-se ainda o apoio logístico do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Nas primeiras fases do projecto, entre Março de 2009 e Setembro de 2010, a equipa de investigação entrevistou 32 realizadores portugueses (ou a trabalhar em Portugal) e 6 produtores, com o objectivo de identificar padrões comuns no desenvolvimento de projectos cinematográficos. Além disso, produziu textos introdutórios, ensaios monográficos e conclusões relativas ao seu tema principal, compilados até ao momento no dossier "Novas & Velhas Tendências do Cinema Português Contemporâneo", disponível em: http://www.ciac.pt/publications.php?i=4
Por iniciativa do projecto, e no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico da ESTC, foram promovidas, ainda, sessões de masterclasses que contaram com a presença de Edgar Pêra, Maria João Mayer, Maria João Sigalho, Marco Martins, Tino Navarro, João Canijo e Margarida Gil, e que decorreram entre Novembro de 2010 e Janeiro de 2011, altura pela qual entrou em pré-produção o documentário "Um Filme Português".
A mistura de som de "Um Filme Português" esteve a cargo de João Ganho.
www.oganhodosom.com
[email protected]