Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Padaria Portuguesa

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• A Padaria Portuguesa

Há alguma coisa que não seja boa n’ “A Padaria Portuguesa”?!

São vários os estabelecimentos que se encontram em Lisboa e, pessoalmente, adoro os sumos de laranja natural, a confeitaria e...o pão, fresquíssimo e delicioso.

Definitivamente a não perder!

Re: A Padaria Portuguesa

Sofia escreveu Ver Mensagem
    Há alguma coisa que não seja boa n’ “A Padaria Portuguesa”?!

São vários os estabelecimentos que se encontram em Lisboa e, pessoalmente, adoro os sumos de laranja natural, a confeitaria e...o pão, fresquíssimo e delicioso.

Definitivamente a não perder!
    Há tanto tempo que não vou ao meu bairro de origem (Graça) que nem me aprecebi que a loja de material elétrico é agora uma padaria.
    De qq modo, pelo que vi na da R. Elias Garcia, não é o meu tipo de pão...muito boutique. Sou mais pelo casqueiro tradicional, espesso e pesado.
    Cumprimentos
    Carlos Robalo
    www.novaenergia.net/forum www.forum.aglobal.com
    www.minispirit.com/forum

Comment

peixe fino escreveu Ver Mensagem
      Há tanto tempo que não vou ao meu bairro de origem (Graça) que nem me aprecebi que a loja de material elétrico é agora uma padaria.
      De qq modo, pelo que vi na da R. Elias Garcia, não é o meu tipo de pão...muito boutique. Sou mais pelo casqueiro tradicional, espesso e pesado.
      Tenho que ir experimentar para depois poder opiniar.
      O pão que já tentei fazer em casa, é o meu maior fracasso. Tenho um enorme respeito porque quem sabe fazer um bom pão, e adoro o cheiro de uma padaria!

Só uma pergunta "peixe fino", a Padaria Portuguesa está dotada de uma Padeira Portuguesa estilo antigo, ou é do tipo gourmet...?
      *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
      Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
      * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
      *Colunas: Quad ESL 2805

Comment

Acho que é mais tipo gourmet...começam a rarear as padeiras de bigode.

Não sei se é da experiência que já tenho mas fazer pão será das coisas mais fáceis na cozinha.
        Fazer bem é que, às vezes, é difícil.

Agora já só faço pão escuro.
        Cumprimentos
        Carlos Robalo
        www.minispirit.com/forum

Comment

Pá, Ó Mike, como fui a Lisboa, dei um salto ao bairro natal e aproveitei para espreitar a sucursal dos ditos cujos na Graça.
          Em primeiro lugar, não se aboletaram na loja dos artigos eléctricos mas sim na das malhas e atoalhados. Vá lá, antes isso...
          Depois, têm assim um ar para o boutique mas algum do pão tem aspecto mais macho, tás a ver...pão mesmo, nada de carcacinhas pálidas, não me toques, sei lá...
          E têm menus.
          Só não tirei uma fotos porque a padeira tinha aí 1.90 e era homem.
          Cumprimentos
          Carlos Robalo
          www.minispirit.com/forum

Comment

peixe fino escreveu Ver Mensagem
            Pá, Ó Mike, como fui a Lisboa, dei um salto ao bairro natal e aproveitei para espreitar a sucursal dos ditos cujos na Graça.
            Em primeiro lugar, não se aboletaram na loja dos artigos eléctricos mas sim na das malhas e atoalhados. Vá lá, antes isso...
            Depois, têm assim um ar para o boutique mas algum do pão tem aspecto mais macho, tás a ver...pão mesmo, nada de carcacinhas pálidas, não me toques, sei lá...
            E têm menus.
            Só não tirei uma fotos porque a padeira tinha aí 1.90 e era homem.
            Carlos, Obrigado pelo relato...
            Pode ser que me calhe a padeira...

Comment

Pelo que sei estas padarias são do José Diogo Quintela (Gato Fedorento) e familia.

Já lá fui e é tudo normal e simpatico, mas agora o pão de Deus é fabuloso. e eu nem gosto muito de pão de Deus.
              Last edited by efraga; 19-08-2013, 08:58.

Comment

efraga escreveu Ver Mensagem
                Pelo que sei estas padarias são do José Diogo Quintela (Gato Fedorento) e familia.

Já lá fui e é tudo normal e simpatico, mas agora o pão de Deus é fabuloso. e eu nem gosto muito de pão de Deus.
                É como eu, para mim ha o pao de deus antes da PP e depois da PP!!!
                É o melhor pao de deus do mundo!!! Minha nossa!!!
                Que coisa mais fôfa e fresca... todos q andam por ai são uma rasquice... tudo seco e sem jeito nenhum
                Panasonic TX-P42V10E; Onkyo TX-NR808; PS3; Cambridge Audio Azur 640C; Wharfedale Diamond 9.4 / 9 CS / 9.1; BK Gemini; 2x3m e 2x10m Supra 2.5 Classic; 3m QED P-CV1; 1m QED P-75; 3m Ixos XFA02 ; Marantz RC3001; Just Racks JRA120‑SW‑BG

Comment

Eu não quero ser do contra, mas tenho alguma dificuldade em compreender o porquê de tanto deslumbre em relação a dita Padaria. Tem confeitaria igual a tantas outras, o taste dos pães de deus é igual aos do Pingo Doce ou pior, e é igual a todos os outros bolos da maioria das pastelarias, côco com açucar sabe bem em qualquer bolo seja ele bom ou mau, é tudo feito da minha farinha, não há farinhas gourmets, e ovos biológicos na concepção da confeitaria, muito menos feito com leite Vigor, bem como todo pão, que em minha opinião, só para a fotografia, pois no dia seguinte nem para torradas serve.

O olhos também comem, é verdade, daí a decoração da dita cadeia ser algo apelativa, para mim nunca o foi, é normal, uns frasquinhos de compota industrial a dizer que são de confecção caseira, uns saquinhos de biscoitos factory made, sem taste algum, uma bicicleta á porta com o basket frontal a servir de mais um ornamento, e o ramalhete fica composto.

Só entrei uma vez nessas cadeias/padarias do humorista que não consegue tirar graça alguma nenhuma, na de Campo de Ourique, o trivial do café e como gosto muito de bolo rei, sou do tempo dele feito á séria, resolvi provar uma fatia, pois devo dizer que metade foi atirada com esmero e grande eficácia para o caixote, nada que já não se soubesse...

Comment

Também acho que metade da marca padaria portuguesa vive da sua imagem.
                    Tem coisas boas como outras assim e assim e aquém da qualidade que poderia ter para, na minha opinião, ser elevada a um estatuto de destaque.
                    O pão de deus, ainda assim, figura nos meus favoritos.

Comment

Também acho muito overrated... Mas a verdade é que o espaço é agradável. Na que existe perto de minha casa os empregados são muito simpáticos, mas há outras que nem isso. O pão não é nada de especial, mas escapa, sempre prefiro ao que há nas grandes superficies. Ainda gostava de saber onde se compra pão a sério em Lisboa... Alguém?

O pão de Deus é bom dado não ser seco, mas eu só consigo comer 10% dada a quantidade de açúcar que tem! Não acham que é doce de mais?

Comment

Não podia estar mais de acordo com o que foi dito nos dois posts anteriores. Sim, a maior parte da pastelaria mais de metade é composta de açucar, e de um aglomerado de químicos e auxiliares tecnológicos alimentares a puxar para o amarelado margarinado, responsáveis por uma boa percentagem de cancros de estômago que se assiste e em crescendo, ou seja um ''belo panorama'' e uma verdadeira desgraça.

Quanto ao pão, minha resposta vai neste sentido apenas, em Lisboa não, não existe, pão á seria só o Alentejano e comprado só no Alentejo, todo o outro que se designa de Alentejano e que se vende em Lisboa é uma autêntica fraude tal como o País , só o formato do pão é que é similar, por isso é que alguns estabelecimentos que vendem pão são mais honestos e dizem ao vender, ser tipo Alentejano.

Mas se vos contasse o pão que se come na realidade onde vivo, esse da Padaria Tuga será um luxo e gourmet...

Comment

Mozarteano, ainda se consegue comprar pão de Mafra de excelente qualidade...

Sobre a padaria portuguesa, eu diria que a apropriação do adjectivo é manifestamente exagerada, pela vulgaridade que apresenta e o reavivalismo não chega para apresentar um produto de qualidade.

Se há coisa que aprecio Numa padaria é o cheiro. Um bom cheiro, a farinha, a pão quente, a fermentos, fica-nos para sempre na memoria.

No caso da dita padaria "portuguesa", experimentei uma na expo, comida fraca, incluindo uma sopa com legumes mal cozidos, e ausência de cheiro a pão...estranho...

Comment

MikeJazz escreveu Ver Mensagem
                            Mozarteano, ainda se consegue comprar pão de Mafra de excelente qualidade...

Sobre a padaria portuguesa, eu diria que a apropriação do adjectivo é manifestamente exagerada, pela vulgaridade que apresenta e o reavivalismo não chega para apresentar um produto de qualidade.

Se há coisa que aprecio Numa padaria é o cheiro. Um bom cheiro, a farinha, a pão quente, a fermentos, fica-nos para sempre na memoria.

No caso da dita padaria "portuguesa", experimentei uma na expo, comida fraca, incluindo uma sopa com legumes mal cozidos, e ausência de cheiro a pão...estranho...
                            Sim, concordo integralmente. Qualquer padaria que se preze tem de ter forçosamente aroma a pão. Eu sou do tempo do padeiro ir entregar o pãozinho quentinho em cestos de verga aos sábados de tarde ás 4 da tarde, isso sim era Pão á séria, aescada ficava invadida por tão nobre aroma, na altura era tudo assim em Lisboa, padeiro, leiteiro á porta, e até o homem dos jornais, após fazer deste um quadrado, lançava-o até ao 4º Andar.A escada ficava invadida por tão nobre aroma.
                            A minha querida mãe preparava as saudosas carcaças com manteiguinha, fiambrezinho, e presuntinho Damata, não sei se ainda existe, claro estando eu em crescimento eu mamava 4 ou 5 seguidas, na altura em que se podiam comer carcaças, óbviamente, confessojá não as comer há uns bons anos, mas ando com saudades, quando fôr a Portugal, vou fazer o gosto ao dente. Mesmo assim, não tantas como um primo meu, na altura ele era jogador de rugby com 1,95m, nunca mais me esqueço vi com estes olhinhos que a terra um di há-de comer ou cremar quanto mais tarde melhor, mas dizia que o caramelo desse meu primo mamou nada mais nada menos que 16 carcaças seguidinhas com manteiguinha Primor, é muita carcaça.

Saudades do pão com aqueles veios, e muito crispy. Em algumas zonas mais remotas do Alentejo, encontra-se fácilmente o verdadeiro pão, este pode estar dias e dias que mantém a sua textura, então torradinho, ui, ui, eis a grande diferença entre estes e os outros que muita gente consome nessas cadeias de padarias da treta, só por serem todas floreadas, enfim... Penso que a única coisa de positivo se poderá tirar dessas cadeias, como a tal Padaria Tuga etc, é que criou postos e trabalho, claro, pagando os habituais e grandiosos salários aos funcionários

Lamento que a maioria das tradicionais padarias de Lisboa estejam todas a fechar, muitas o que resta delas, são espaços devolutos e as que ainda estão de portas abertas, o pão é intragável, é todo proveniente do mesmo sítio e com a mesma farinha, não é ainda do chinês felizmente como no audio.

Comment

Caro Mozarteano,

Para quem gosta de pão, a leitura deste blog não pode deixar ninguém indiferente.
                              Recomendadíssimo.

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Edit: mais links interessantes,

Ou a importancia de trabalhar com os melhores ingredientes...também no pão!

Em Oslo havia uma padaria/café com pão maravilhoso, o tal cheirinho da farinha e do pão fresco, e onde de vez em quando me perdia e levava umas focaccias (pão com azeite e rosmaninho) que eram divinais...

Ainda hei-de aprender a fazer as ditas cá em casa...
                              Last edited by MikeJazz; 26-02-2014, 14:30.

Comment

Working...
                              X
                              😀
                              🥰
                              🤢
                              😎
                              😡
                              👍
                              👎