Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Protecção para equipamentos AV

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Protecção para equipamentos AV

Já me aconteceu por duas vezes estar muito descansado a ver um filme, e há um corte de corrente que me desliga tudo, estou a pensar em comprar algo para me proteger deste tipo de situações o que é o mais apropriado?!

Não vejo muita conversa sobre este tema, e acho que é important para prevenir problemas que possam advir deste tipo de situação.

O que é mais apropriado para protejer receiver, pj, tv etc, dos picos de e sobretensão e subtensão de corrente?!

há ups fazem isto tudo regualam a tensão correcta entando ela abaixo ou acima dos 220v, mas será o mais apropriado para o tipo de equipamento?

Também há os filtros que acabam por fazer o mesmo tipo de operação mas com a diferença de não ter bateria.

Algo tipo isto?

Click image for larger version

Name:	IMG_2442.jpg
Views:	1
Size:	48.9 KB
ID:	516244

Alguém usa algo do género, o que utilizam, não usam nada??

Sugestões!!

Re: Protecção para equipamentos AV

Quanto e' que queres gastar ?

Compra um multimetro (5€) e sem ficares agarrado mede quanto e' a tensão que tens em casa.
    Se tiveres 230v compra um simples protector contra picos corrente.
    Last edited by canton160; 19-02-2014, 16:19.
    Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

Audio
    Q2010I + amp em audiçoes
    Q7000 5.1 + onkyo 818
    Subwoofer Dxd-808

Video
    PJ mitsubishi HC5
    PJ optoma hd300x
    Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
    Server: Synology DS 412+

classificados apple no facebook

Comment

Uma UPS é o ideal porque mesmo que falte a corrente podes continuar a utilizar os aparelhos e desliga-los em segurança, tem um contra, são caras tendo em conta que não pode ser uma básica já que a potência disso tudo junto ainda é considerável.

Outra opção é comprares uma régua com proteção de picos, fica bastante mais barato.
      AV: BenQ W710ST - Onkyo TX NR626 - Dali Zensor 5 - Vokal - Zensor 1 - SVS SB1000 - Xbox 360 - Mede8er 800 X3D

Dali Speakers

Comment

@Canton

O que entendes por protector de picos de tensão?
        Gostava de ter algo tambem para corrigir a tensão, e como é pafra equipamentos av com filtro deve der o mais indicado.

Já andei a pesquisar mas não consigo encontrar isto especificamente.

@Nistagmo
        Também há réguas com filtro.

Comment

Tem muita informação neste topico.

http://www.forumhifi.com/forum/showt...ector+corrente
          Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

Audio
          Q2010I + amp em audiçoes
          Q7000 5.1 + onkyo 818
          Subwoofer Dxd-808

Video
          PJ mitsubishi HC5
          PJ optoma hd300x
          Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
          Server: Synology DS 412+

classificados apple no facebook

Comment

já li o topico todo e ainda estou mais confuso...

Chegaste a comprar alguma coisa destas??

Comment

Voces precisam de um descarregador de sobretensão. Não se metam em ups que isso faz muito ruido quando esta activada.

Cumprimentos;
              Sistema: Dali Ikon 6 / Musical Fidelity M3i / Cambridge Audio Azur 650BD / Sony PS-5011 / Qed Qudos 4-Core / Kimber Kable PK14 w/ Furutech

BRING FORUM HIFI BACK!!!

Comment

@Dr4g3r

Eu tenho uma coisa destas mas não está no quadro principal, mas posso pôr lá se fizer o efeito que quero.

http://www.dehn-international.com/en...up%20Fuse.html

Pelo que percebo isto é para picos de corrente, ou descarregador ou o que o valha ainda não percebi bem a diferença. Também já tive a olhar para as specs e não me diz muito.

Será que isto serve?! se for mesmo isto era o ideal nem gastava €, era só trocar para ou outro quadro.

Comment

Pronto,

Eu tenho uma coisa dessas (a que se chama descarregador de sobretensões).

Se tiveres exactamente uns iguais aos que me mostraste só os tens que colocar no quadro onde tens as tomadas que ligam os equipamentos AV. Isso coloca- se em paralelo com o diferencial de 30mA. No entanto depende muito do esquema de ligação.

De salientar que isso convem que seja dimensionado para o sitio onde esta. Se tiveres um quadro parcial não convem que o corte dos fusiveis seja a 30A (por exemplo).

Isso é a peça principal para os problemas, porque flutuações de tensão tens sempre em casa. Especialmente perto de barragens, PT's, ou quando existe trovoada. Este equipamento protege a tua instalação contra variações de tensão acima dos 250v (salvo erro).

Eu tenho uma coisa parecida com essa no quadro principal de casa. No entanto e para a coisa ser bem feita, era necessário um estabilizador de tensão, mas isso é muito dinheiro.
                  Também, além disso, podes comprar uma coisa destas:

http://www.luzesom.pt/dom_altafideli...gray_pc_01.htm

O que isto faz é eliminar as interferencias electromagneticas que existe na rede electrica.
                  O preço é que não é nada famoso.

Cumprimentos;
                  Sistema: Dali Ikon 6 / Musical Fidelity M3i / Cambridge Audio Azur 650BD / Sony PS-5011 / Qed Qudos 4-Core / Kimber Kable PK14 w/ Furutech

BRING FORUM HIFI BACK!!!

Comment

Humm porreiro, ou seja o que for acima dos 250v ele não deixa passar? Acaba por ser uma especie de filtro então.

Eu não tenho diferencial ao lado disso, é necessário?

Isto esta num quadro de domotica ou seja só proteje a domotica porque na altura quando instalaram isto foi aí, mas já me disseram que o sitio mais correcto é logo na entrada no quadro principal ou seja logo onde entra a corrente na casa.

Mas com isto fico também descansado com os picos?? o stress é que quando há aquelas falhas rapidas o equipamento desliga e volta a ligar de repente e isso tambem não deve dar muta saúde as coisas.

Se rebentar o fusível fico sem electricidade não é??

Tambem tinha pensado nesse tipo de filtro que postaste disseram que também protegia de picos, penso faz o mesmo do que postei na imagem, mas os preços são puxados.

o que tenho é exactamente este, parece que só actua aos 275v, assim não serve de muito

http://www.dehn-international.com/pd...284/952171.pdf
                    Last edited by Rodrigo M; 19-02-2014, 22:18.

Comment

Rodrigo M escreveu Ver Mensagem
                      Humm porreiro, ou seja o que for acima dos 250v ele não deixa passar? Acaba por ser uma especie de filtro então.

Eu não tenho diferencial ao lado disso, é necessário?

Isto esta num quadro de domotica ou seja só proteje a domotica porque na altura quando instalaram isto foi aí, mas já me disseram que o sitio mais correcto é logo na entrada no quadro principal ou seja logo onde entra a corrente na casa.

Mas com isto fico também descansado com os picos?? o stress é que quando há aquelas falhas rapidas o equipamento desliga e volta a ligar de repente e isso tambem não deve dar muta saúde as coisas.

Se rebentar o fusível fico sem electricidade não é??

Tambem tinha pensado nesse tipo de filtro que postaste disseram que também protegia de picos, penso faz o mesmo do que postei na imagem, mas os preços são puxados.
                      Esse descarregador serve para proteger uma instalação inteira. Costuma- se colocar a montante do diferencial principal no quadro para poder proteger a instalação toda (tanto domotica como instalação electrica). Ao estares a colocar a proteção apenas na domotica apenas proteges uma parte da tua rede, não a sua totalidade.

O deferncial ao lado deste equipamento serve para proteger a instalação completa, visto o diferencial ser o primeiro equipamento activo que tens em casa e que serve de proteção.

Atenção que o descarregador de sobretensões apenas serve para picos de tensão. Se a electricidade for abaixo e vier novamente, este equipamento não faz absolutamente nada. No entanto, eu disse 250v, mas não tenho a certeza. Isso vem descrito no equipamento com Vrms (provavelmente).

Cumprimentos;

BRING FORUM HIFI BACK!!!

Comment

O que tu provavelmente queres e estas a falar é uma coisa destas:

http://www.clickplus.pt/p566

Mas só da para 16A.

Uma coisa destas para uma casa fica por uns milhares de euros. :X

Cumprimentos;

BRING FORUM HIFI BACK!!!

Comment

Pois eu sei que é para uma instalação inteira, so me disseram isso agora que tiveram cá a ver a instalação, esta tinha sido feita por outra pessoa, como esta so me esta a proteger a domotica.

Nas specs não encontro vrms apenas Arms que é dos amperes.

De qualquer forma tenho de mudar isto para o quadro principal.

Comment

Working...
                          X