Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diagrama cromático CIE

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

  • Diagrama cromático CIE

    Sempre que vejo este diagrama não consigo perceber como se interpreta. Mergulhei na net à procura de esclarecimento mas resultou que fiquei mais baralhado.

    Já percebi que existem uma data de diagramas cromáticos mas parece que o de 1931 continua a ser o mais utilizado.

    Alguém esclarecido será capaz, de forma simples, explicar a leitura daquele diagrama e também o gamut que penso que seja a gama de cores utilizadas nas TV's.

    Penso que a simplicidade com que o Nochnoi Gost consegue abordar aspectos técnicos complexos, possa aqui dar uma ajuda, isto sem que outros se sintam impedidos de dar o seu contributo, claro está.

  • #2
    Re: Diagrama cromático CIE

    eheehe vou pedir ao Maverick

    Vou dar uma ajuda rápida e amanhã faço um post mais longo: A "fórmula de côr" de um sistema vídeo presume que branco é feito com uma combinação de 3 côres, RGB. O valor de vermelho "puro", pex, dessa escala é de "x", ou seja um "full red field". As 3 côres que compõem o RGB formam branco nos valores máximos desse sistema vídeo (ou seja, um full red field mais um full green field mais um full blue field).

    Uma TV pode apresentar o vermelho noutro valor, ou seja, há um delta/diferença para a referência da côr pura que, além de influenciar a saturação e exactidão dessa côr, influencia todas as cores misturadas que a usam. Se a tua TV tem red push depois de calibrada, todas as cores terão mais vermelho do que deviam.

    O CIE mostra quais os valores de RGB em 3 eixos (XYZ) para fabricar a côr pretendida (again,depende do sistema de vídeo). É semelhante ao processo de côr dos PCs, por isso em alguns programas quando escolhes côr, ela é escolhida de um gráfico de 3 eixos que vai mudando a côr (tipo colour picker). Já na impressão, porque o fundo é branco (papel) o processo de côr é CMYK, onde é o preto (e não o branco) que é mistura das 3 côres.

    Não sei se é muito simples Pedro, esta explicação. Amanhã com mais tempo penso melhor nisto, e vou mesmo pedir ao Maverick

    Comment


    • #3
      Re: Diagrama cromático CIE

      Boas,

      De uma forma simplista, o CIE chart é um modelo criado ou stadardizado para definir o espectro de cores associado a um determinado display.
      Existem basicamente dois modelos, o de 1931 que é o mais usado e um mais recente (1976) que é perceptualmente mais adequado.



      Apesar de ser um modelo tridimensional, na imagem só vemos duas dimensões (falta-nos a intensidade) .

      No decorrer de uma calibração tipicamente medimos os pontos das 3 cores primárias, sendo que esses três pontos vão formar um triângulo que define o espectro de cores que esse display será capaz de resolver (todas as cores dentro desse triângulo). Alguns displays possuem sistemas de CMS adequados que permitem ajustar esses mesmos pontos por forma a serem o mais coerentes possível com o standard em causa (cada standard - PAL, NTSC, HDTV,...- tem os seus próprios pontos).
      Poder-se-ia pensar que quanto mais alargado for o triângulo, melhor, mas a verdade é que o importante é estar o mais próximo possível dos pontos associados ao standard (hoje em dia basicamente HDTV). Caso contrário, o mapeamento das cores não é o correcto, ficando o display com uma assinatura cromática própria que, do ponto de vista cinemático, não
      é o adequado.

      O CIE determina também a "black body curve" e consequentemente o famoso ponto D65 que corresponde ao ponto adequando para o branco.

      Mav
      ISF Certified Calibrator

      Comment


      • #4
        Re: Diagrama cromático CIE

        Maverick escreveu Ver Mensagem
        Boas,

        De uma forma simplista, o CIE chart é um modelo criado ou stadardizado para definir o espectro de cores associado a um determinado display.
        Existem basicamente dois modelos, o de 1931 que é o mais usado e um mais recente (1976) que é perceptualmente mais adequado.



        Apesar de ser um modelo tridimensional, na imagem só vemos duas dimensões (falta-nos a intensidade) .

        No decorrer de uma calibração tipicamente medimos os pontos das 3 cores primárias, sendo que esses três pontos vão formar um triângulo que define o espectro de cores que esse display será capaz de resolver (todas as cores dentro desse triângulo). Alguns displays possuem sistemas de CMS adequados que permitem ajustar esses mesmos pontos por forma a serem o mais coerentes possível com o standard em causa (cada standard - PAL, NTSC, HDTV,...- tem os seus próprios pontos).
        Poder-se-ia pensar que quanto mais alargado for o triângulo, melhor, mas a verdade é que o importante é estar o mais próximo possível dos pontos associados ao standard (hoje em dia basicamente HDTV). Caso contrário, o mapeamento das cores não é o correcto, ficando o display com uma assinatura cromática própria que, do ponto de vista cinemático, não
        é o adequado.

        O CIE determina também a "black body curve" e consequentemente o famoso ponto D65 que corresponde ao ponto adequando para o branco.

        Mav
        Obrigado Mav Aliás pensando melhor na minha explicação, neste caso nem está 100% correcta... cores é com o Mav

        Comment


        • #5
          Re: Diagrama cromático CIE

          Agradeço desde já a ambos os esclarecimentos. Estou a digerir e a pensar como hei-de colocar as várias dúvidas que me ocorrem e que têm talvez muito de primário.

          Por exemplo o eixo dos x,y são que unidades, isto para perceber porque é que o diagrama é aquele triângulo rômbico inclinado.

          Outra das minhas grandes dúvidas era, se o diagrama representa todas as cores visíveis, qual a razão das cores "aproveitadas" pelas TV's serem correspondentes a um triângulo tão reduzido. Agora já estou mais esclarecido relativamente a este aspecto.

          Outro "mistério" é a interpretação da tal black body curve.
          Last edited by pedromdf; 23-06-2010, 17:21.

          Comment


          • #6
            Re: Diagrama cromático CIE

            pedromdf escreveu Ver Mensagem
            Por exemplo o eixo dos x,y são que unidades, isto para perceber porque é que o diagrama é aquele triângulo rômbico inclinado.
            São 3 eixos, o X, o Y e o Z e representam as três cores R,G,B.

            O black body curve penso que tem a ver com a temperatura.

            Os 1000K é no vermelho, os 6000K é no branco e os 10000K é no azul.

            Mas o Mav é que pode explicar isto em condições.
            Last edited by PJ; 23-06-2010, 17:42.

            Comment


            • #7
              Re: Diagrama cromático CIE

              Por exemplo o eixo dos x,y são que unidades, isto para perceber porque é que o diagrama é aquele triângulo rômbico inclinado.
              são percentagens, neste caso fracções do número "1"

              Outra das minhas grandes dúvidas era, se o diagrama representa todas as cores visíveis, qual a razão das cores "aproveitadas" pelas TV's serem correspondentes a um triângulo tão reduzido. Agora já estou mais esclarecido relativamente a este aspecto.
              Boa pergunta. Acho que não representa todas as côres possíveis apesar de tudo, devido pelo menos àquilo que chamamos de côres "reflectivas" como dourado e prateado, mas sim o espaço de côr "possível". As razões históricas com CRTs era que seria impossível passar os fósforos dos limites do triângulo. Hoje em dia com TVs digitais...

              Outro "mistério" é a interpretação da tal black body curve.
              Maaaaaaaaaaaaaaav... estás aí? A este respeito admito que apesar de tudo tenho conhecimentos mais limitados

              Pedro vou também ler qualquer coisa "lá fora" e volto com ideias fresquinhas! A ti que demonstras tanto gosto por conhecimentos técnicos nesta área só te posso recomendar a assinatura da "Widescreen Review", uma revista técnica americana com conteudos de enorme qualidade (não há testes com "estrelinhas" e há muito poucos anúncios... vê lá que na critica do Lexicon BD até disseram que era em tudo igual ao Oppo... sem lhe chamarem um clone no entanto, só disseram: igual )

              http://widescreenreview.com/

              o PJ gosta dos artigos dela, ainda ontem estivemos a "trocar cromos"
              Last edited by Nochnoi gost; 23-06-2010, 20:24.

              Comment


              • #8
                Re: Diagrama cromático CIE

                Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
                o PJ gosta dos artigos dela, ainda ontem estivemos a "trocar cromos"

                Comment


                • #9
                  Re: Diagrama cromático CIE

                  Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
                  Pedro vou também ler qualquer coisa "lá fora" e volto com ideias fresquinhas! A ti que demonstras tanto gosto por conhecimentos técnicos nesta área só te posso recomendar a assinatura da "Widescreen Review", uma revista técnica americana com conteudos de enorme qualidade (não há testes com "estrelinhas" e há muito poucos anúncios... vê lá que na critica do Lexicon BD até disseram que era em tudo igual ao Oppo... sem lhe chamarem um clone no entanto, só disseram: igual )

                  http://widescreenreview.com/
                  Por acaso já tinha nos favoritos, mas pelos vistos já há algum tempo que não andava por lá. Obrigado.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Diagrama cromático CIE

                    x e y são as unidades que definem cada ponto no espaço de cor do diagrama. O gráfico tem ainda uma terceira dimensão que define a "luminosidade" de cada ponto (chamemos-lhe 'Y'). O ponto D65 corresponde às coordenadas x=.313 e y=.329, sendo que, para o standard HDTV, o ideal será cada intensidade (de 0IRE a 100IRE) tenham esta mesma coordenada x,y.

                    O diagrama foi criado naquilo que se achava ser perceptualmente o mais adequado tendo em conta a forma como o olho humano reage às diferentes cores. Essa é (entre outras) a razão pela qual o espaço de cor tem a forma de uma barbatana de tubarão. Como cada cor é o resultado de três elementos (R, G e B) o espaço por eles definido é naturalmente um triângulo.

                    A black body curve é uma curva no diagrama CIE que define a cor do branco (é uma designação estranha, eu sei, mas é mesmo assim). O ponto D65 nessa curva (com as coordenadas que referi) é o standard para PAL, HDTV er NTSC que correctamente identifica a cor do branco para esses standards.

                    Mav
                    ISF Certified Calibrator

                    Comment


                    • #11
                      Re: Diagrama cromático CIE

                      Assino habitualmente a Widescreen Review (por acaso acabou há alguns meses e lembrei-me que tenho de renovar) porque precisamente adoro as reviews do Greg Rogers. Mas em muitas coisas são muito técnicos e por isso nem todos gostam dessa abordagem e vão mais para as estrelas do HCC ou WHF .

                      Mav
                      ISF Certified Calibrator

                      Comment


                      • #12
                        Re: Diagrama cromático CIE

                        x e y são as unidades que definem cada ponto no espaço de cor do diagrama. O gráfico tem ainda uma terceira dimensão que define a "luminosidade" de cada ponto (chamemos-lhe 'Y'). O ponto D65 corresponde às coordenadas x=.313 e y=.329, sendo que, para o standard HDTV, o ideal será cada intensidade (de 0IRE a 100IRE) tenham esta mesma coordenada x,y.
                        OK, estava errado na minha interpretação, x e y são meras coordenadas no mapa de côres possíveis. Assim, de acordo com a wikipédia e pegando no CIE de 1931 para definir a côr de NTSC:

                        Original NTSC colorimetry (1953) CIE 1931 x CIE 1931 y
                        primary red .......................................0.67... 0.33
                        primary green.................................... 0.21... 0.71
                        primary blue ......................................0.14 ...0.08
                        white point (CIE illuminant C).............. 0.310.. 0.316

                        O white point neste caso difere do do Maverick pois o que ele refere baseia-se no SMPTE "C":

                        http://en.wikipedia.org/wiki/NTSC
                        Last edited by Nochnoi gost; 24-06-2010, 01:50.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Diagrama cromático CIE

                          Parece-me que já posso embrenhar-me nos vários artigos que já explorei pela net e que não conseguia descortinar. Estas bases já me dão alguma bagagem para as enfrentar.

                          Nochnoi a ensinar também se aprende, ajuda a cimentar melhor os conhecimentos.

                          Resta-me essa satisfação, pela trabalheira em que vos meti, para além dos meus agradecimentos a ambos, claro está.

                          Já agora uma pergunta básica, nessa escala z a intensidade de cada côr será diferente para uma imagem equilibrada, ou doutra forma devido à nossa sensibilidade diferente para cada espectro de cores para termos a mesma sensação as intensidades terão que ser diferentes? Grande confusão, espero que consigam descodificar. Se assim fôr aquela barbatana terá espessuras diferentes.

                          Agora a black body curve ...
                          Last edited by pedromdf; 24-06-2010, 02:35.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Diagrama cromático CIE

                            Creio que "black body" vem da física da Teoria do corpo negro!

                            Deixo aqui um link
                            http://en.wikipedia.org/wiki/Black_body

                            Comment


                            • #15
                              Re: Diagrama cromático CIE

                              James_LX escreveu Ver Mensagem
                              Creio que "black body" vem da física da Teoria do corpo negro!

                              Deixo aqui um link
                              http://en.wikipedia.org/wiki/Black_body
                              Perfeito, é a noção de temperatura de côr. Para cada temperatura do corpo negro temos uma côr. Assim, as referências 2000, 3000, 3500 e 4000 na CIE chart serão as temperaturas do corpo negro para as cores com aquelas coordenadas. Começa tudo a fazer sentido.

                              Boa james_LX!

                              Comment

                              Working...
                              X