Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Formato de Imagem

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

  • Formato de Imagem

    Boas,

    Tenho uma duvida relativamente aos formatos de imagem no meu LED Phiplips 7605, quando estou a ver os canais analogicos, apenas com o sinal do Cabo (TV Cabo / Zon), consigo através das definições do formato de imagem, selecionar o "zoom automatico", e a imagem, adapta-se automaticamente ao formato 16:9 quando é esse o caso, varia de 4:3, se for essa a imagem de origem do programa a ser transmitido, para o 16:9, quando altera o programa ou anuncios.

    Mas isto não acontece quando estou a ver pela Zon Box HD (Digital), que é o que utilizo maioritariamente, se opto pelo preenchimento automatico, fico sempre com todos os canais com aimagem esticada de forma a adaptar-se ao formato 16:9, apenas os canais que transmitem nativamente em 16:9 ficam com a imagem correcta (canais HD). Se opto pelo super zoom, que é a minha preferencia, distorce minimamente a imagem, adaptando ao formato do ecrã, quando mudo para um canal HD, é que a imagem deixa de estar correcta, pois as pessoas fiacm "magrinhas"

    Alguém tem o mesmo problema, ou com este ou outro escrã, com caracteristicas semelhantes?

    Como é que se consegue optimizar a imagem de forma a que o ecra adapte sempre automaticamente conforme o canal e o programa a ser transmitido, sem termos que estar sempre a alteram conforme mudamos de canal?
    CD Cambridge Audio 640C-V2
    TT Sony SP 212 / Célula Ortofon 510 Mk II
    Pré-Phono Vincent PHO-111
    Amp Lyngdorf SDAI 2175
    Colunas XAVIAN MIA II

  • #2
    Re: Formato de Imagem

    Creio que a box HD da zon fixa a "flag" com a informação do formato de imagem que envia para a TV consoante o formato que escolhas nas definições da box.
    Por isso, independentemente do formato real do canal, a box envia sempre a informação à TV de que o formato é o que está definido.

    Não és a 1ª pessoa que oiço a queixar-se disso.
    "If you haven't heard it, you don't have an opinion." ~ Ivor Tiefenbrun, founder of Linn
    "If it sounds good and feels good, then it is good!" ~ Duke Ellington

    How to Post in the Forum

    Comment


    • #3
      Re: Formato de Imagem

      Pois o formato definido na Box, é o 16:9, e nem sequer dá para alterar

      Então e noutros fornecedores de transmição digital (Meo, Cabovisão) isto não acontece!?
      CD Cambridge Audio 640C-V2
      TT Sony SP 212 / Célula Ortofon 510 Mk II
      Pré-Phono Vincent PHO-111
      Amp Lyngdorf SDAI 2175
      Colunas XAVIAN MIA II

      Comment


      • #4
        Re: Formato de Imagem

        Mas isto não acontece quando estou a ver pela Zon Box HD (Digital), que é o que utilizo maioritariamente, se opto pelo preenchimento automatico, fico sempre com todos os canais com aimagem esticada de forma a adaptar-se ao formato 16:9, apenas os canais que transmitem nativamente em 16:9 ficam com a imagem correcta (canais HD). Se opto pelo super zoom, que é a minha preferencia, distorce minimamente a imagem, adaptando ao formato do ecrã, quando mudo para um canal HD, é que a imagem deixa de estar correcta, pois as pessoas fiacm "magrinhas"
        Numa entrada de TV digital como DVI ou HDMI, porque há pixel mapping, a TV não tem permissão para alterar o rácio de imagem ou reposicioná-la. Logo se a tua box faz saída a 1080i ou 720p, a imagem é apresentada como aparece à TV (através das definições da box). Nos canais HD não tens este problema porque a box faz a saída correcta. Com os canais SD o problema está na box, e não conheço nenhuma TV ou projector que sobre uma entrada digital possa manipulá-la e corrigir o que referes, nmoc

        A box Meo tem uma opção de colocar bandas negras laterais nas imagens SD, para ocuparem apenas o centro da imagem 16:9. O problema depois, é que como o "aspect" da TV não funciona, se aparecer um filme 16:9 em SD ficarás com a imagem completamente envolta em bandas negras (windowboxing)

        Este post está um pouco confuso, não sei se entendeste?

        Comment


        • #5
          Re: Formato de Imagem

          Ok, obrigado Nochoi, entendi sim. Não sabia disso, mas já estou esclarecido.

          Ou seja,a adaptação automatica ao ecrã, só e feita em TV analógica. No caso de Box digital, nós é que teremos sempre que alterar o formato manualmente, se assim o pretendermos.
          CD Cambridge Audio 640C-V2
          TT Sony SP 212 / Célula Ortofon 510 Mk II
          Pré-Phono Vincent PHO-111
          Amp Lyngdorf SDAI 2175
          Colunas XAVIAN MIA II

          Comment


          • #6
            Re: Formato de Imagem

            Ou seja,a adaptação automatica ao ecrã, só e feita em TV analógica. No caso de Box digital, nós é que teremos sempre que alterar o formato manualmente, se assim o pretendermos.
            Basicamente e em resumo, sim. Pessoalmente não conheço nada que mude o aspect no dominio digital, nem TV nem projector, mas eventualmente haverá por ai qualquer coisa. E mesmo o modo manual de alteração do aspect não funciona, que eu saiba, do lado da TV mas apenas do lado da box. A tua TV corrige o aspect manualmente sobre uma entrada digital???

            Comment


            • #7
              Re: Formato de Imagem

              Não, a Box não.

              Consigo alterar mas é na TV mesmo, mas é como disse no 1º post, se mantenho o formato no 16:9 normal, a imagem fica boa nos canais HD e noutros que transmitam nativamente em 16:9, mas nos que transmitem em 4:3, fica a imagem esticada. Se faço "Super Zoom" que é um ligeiro melhoramento, adapta ao ecrã, e distorce minimamente (corta um pouco em baixo e em cima), depois nos canais HD, fica a imagem "encolhida".

              Outra coriusidade, o meu Philips, não consegue fazer um 4:3 com a Box HD, ou seja, nunca fico com a imagem 4:3 ao meio e as barras pretas de lado, com o sinal analogico sim, consigo.
              CD Cambridge Audio 640C-V2
              TT Sony SP 212 / Célula Ortofon 510 Mk II
              Pré-Phono Vincent PHO-111
              Amp Lyngdorf SDAI 2175
              Colunas XAVIAN MIA II

              Comment


              • #8
                Re: Formato de Imagem

                Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
                Basicamente e em resumo, sim. Pessoalmente não conheço nada que mude o aspect no dominio digital, nem TV nem projector, mas eventualmente haverá por ai qualquer coisa. E mesmo o modo manual de alteração do aspect não funciona, que eu saiba, do lado da TV mas apenas do lado da box. A tua TV corrige o aspect manualmente sobre uma entrada digital???
                A minha Sony W5500 permite manusear o sinal HDMI sem alterar o formato da MeoBox que tenho em 16:9 e 1080i.
                Permite Zoom, Optimizado (o que uso nos canais SD) e Expandido.
                Funciona bastante melhor do que alterar o formato via box.
                Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

                Comment


                • #9
                  Re: Formato de Imagem

                  Blue Zee escreveu Ver Mensagem
                  A minha Sony W5500 permite manusear o sinal HDMI sem alterar o formato da MeoBox que tenho em 16:9 e 1080i.
                  Permite Zoom, Optimizado (o que uso nos canais SD) e Expandido.
                  Funciona bastante melhor do que alterar o formato via box.
                  ah era isso mesmo que queria dizer, geralmente as TVs não permitem alterar o sinal HDMI precisamente. E imagino que quando o fazem seja bem melhor do que deixar a box fazê-lo.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Formato de Imagem

                    Blue Zee escreveu Ver Mensagem
                    A minha Sony W5500 permite manusear o sinal HDMI sem alterar o formato da MeoBox que tenho em 16:9 e 1080i.
                    Permite Zoom, Optimizado (o que uso nos canais SD) e Expandido.
                    Funciona bastante melhor do que alterar o formato via box.
                    Sim, mas isso é precisamente o que a minha Philips faz também, e é esse formato que uso maioritariamente para os canais SD.

                    Mas e quando mudas para um canal HD !? Tens que ir alterar manualmente o formato para este canal ser apresentado correctamente, não é?
                    CD Cambridge Audio 640C-V2
                    TT Sony SP 212 / Célula Ortofon 510 Mk II
                    Pré-Phono Vincent PHO-111
                    Amp Lyngdorf SDAI 2175
                    Colunas XAVIAN MIA II

                    Comment


                    • #11
                      Re: Formato de Imagem

                      nmoc hifi escreveu Ver Mensagem
                      Sim, mas isso é precisamente o que a minha Philips faz também, e é esse formato que uso maioritariamente para os canais SD.

                      Mas e quando mudas para um canal HD !? Tens que ir alterar manualmente o formato para este canal ser apresentado correctamente, não é?
                      Sim, tenho que alterar o formato manualmente.
                      Sempre que ligo a box a TV assume 16:9 e se não estiver com emissão em 16:9 tenho que mudar o formato manualmente.
                      Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

                      Comment


                      • #12
                        Re: Formato de Imagem

                        A TV assume uma relação de aspecto 16:9 e assume bem, dado que imagino que tenhas a box configurada para 720p ou 1080i, e sendo resoluções HD são sempre 16:9, mesmo que a emissão original seja SD e 4:3 (mas a box ao fazer o upscalling para 720p ou 1080i se não tiver em atenção a relação de aspecto original resultará uma imagem "distorcida" em 16:9 - culpa da box!).

                        Alguns displays permitem corrigir a relação de aspecto nas entradas HDMI em 720p ou 1080i/p e outros não. Os mais recentes acho que permitem todos e alguns mais antigos não permitem, daquilo que conheço.
                        Receiver Marantz 6004; Leitor Marantz CD5003; Leitor BR Sony 550; Media Player Popcorn C200; Colunas Frontais Monitor Audio RS1; Display Panasonic 50PZ81.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Formato de Imagem

                          A box do Meo, mesmo em 1080i (ou 720p) envia o rácio original... 4:3 ou 16:9 ou os outros mais esquisitos.

                          Dando a informação à box para expandir ela só o fará aos formatos 4:3 SD. Os da Fox HD ou AXN HD mantém os 4:3. IMHO, bem.

                          Alterar formatos na TV cada vez que se muda de canal, para mim não dá.
                          Tivoli Model One

                          Comment


                          • #14
                            Re: Formato de Imagem

                            Pato escreveu Ver Mensagem
                            ...
                            Alterar formatos na TV cada vez que se muda de canal, para mim não dá.
                            Não é cada vez que se muda de canal, pelo menos no meu Sony, só entre 4:3 (optimizado) e 16:9 (expandido).
                            O formato que selecciono na TV mantém-se independentemente do canal que estou a ver.
                            Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

                            Comment


                            • #15
                              Re: Formato de Imagem

                              Pato escreveu Ver Mensagem
                              A box do Meo, mesmo em 1080i (ou 720p) envia o rácio original... 4:3 ou 16:9 ou os outros mais esquisitos.

                              Dando a informação à box para expandir ela só o fará aos formatos 4:3 SD. Os da Fox HD ou AXN HD mantém os 4:3. IMHO, bem.

                              Alterar formatos na TV cada vez que se muda de canal, para mim não dá.

                              Sim, mas a Zon Box também funciona assim. Ao optar pela imagem expandida (16:9), ele só o faz aos canais SD, os HD ficam como são naturalmente. A questão aqui é que para utilizar o formato "optimizado" (como na TV do Blue Zee) ou o "Super Zoom" (na minha) que permite "expandir" as imagens 4:3 dos canais SD, com o minimo de distorção, vai alterar também os canais HD.
                              CD Cambridge Audio 640C-V2
                              TT Sony SP 212 / Célula Ortofon 510 Mk II
                              Pré-Phono Vincent PHO-111
                              Amp Lyngdorf SDAI 2175
                              Colunas XAVIAN MIA II

                              Comment

                              Working...
                              X