Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tela DIY

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

  • Tela DIY

    Como o $$ não cresce e estamos a aproximar-nos de um ano complicado, quero durante um tempo minimizar os gastos em HT ...

    Por isso, estou a pensar em criar uma tela DIY. Para já, estou apenas a ler esta thread super interessante : http://www.avforums.com/forums/proje...ack-widow.html

    A teoria é simples, juntar uma combinação especifica de tintas "normais" para tentar obter uma tinta que maximize os pretos e cores.

    Já pedi ajuda a uns amigos arquitectos, para tentar saber o preço de uma tela para pintura de aproximadamente 210cm(L)x120cm(A). Julgo que o preço andará na ordem dos 20€, e se for o caso, penso que vou tentar uma coisa destas ...

    O objectivo seria construir uma tela por menos de 50€ ...

    Vou colocando aqui a informação há medida que houver novos desenvolvimentos. Quem quiser dar alguma sugestão ou partilhar experiências, agradecia muito

    Mod: Movido para Imagem, DIY é apenas para áudio
    Last edited by Nochnoi gost; 01-01-2011, 21:09. Razão: recolocação de fórum

  • #2
    Re: Tela DIY

    O pedromdf andava com algumas ideias dessas e já aqui andou uma thread recente sobre isso.

    Há até uma tinta que "faz" tela, a Screen Goo. E tens alguns vinílicos de qualidade. A tela para pintura (Canvas) não vale nada para projecção, logo não é uma opção!

    Comment


    • #3
      Re: Tela DIY

      O problema de usar a screen goo é que o preço já estica para os 100€, so com a tinta, e o objectivo é construir a tela com menos de 50€.

      Quanto à tela de pintura, pelo que li, é uma solução bastante usada. Se tiveres oportunidade da uma olhada nesta thread : http://www.avforums.com/forums/proje...mixes-iii.html . A tela que recomendam é : "extra fine primed canvas".

      Seja como for é apenas uma ideia. Vou ter de ler um pouco mais sobre o assunto e confirmar bem os custos antes de avançar.

      Comment


      • #4
        Re: Tela DIY

        Neo, eu fiz o seguinte:~

        Comprei mdf (1cm) do tamanho da imagem com mais 10cm para a moldura.
        Um amigo meu que trabalha em publicidade arranjou-me tela (de impressão) cujo resultado foi soberbo.
        Agrafei a tela no mfd (atenção que agrafar requer ciência para ficar esticadinha!) e depois coloquei a moldura em PVC preto opaco de 3mm que comprei a menos de € 20,00 colando com fita cola de duas faces super aderente.
        Mesmo que compres mdf ou o vulgarmente conhecido contraplacado marítimo de 3mm não gastas € 15,00.

        O Pedromdf conhece a minha ideia e eu enviei-lhe tela para ele "fabricar" a dele.
        Se tiveres oportunidade de a veres e se gostares do resultado pode ser que te arranje uns metros da mesma tela.
        Um dia mais tarde compras tela especifica de projecção e substituis

        Eis apenas uma ideia que aliáda a bom resultado é barato e fica esteticamente mais bonita (em minha opinião) que as telas tensionadas.

        Boa sorte e ao dispor

        Comment


        • #5
          Re: Tela DIY

          O meu projecto de tela de projecção 16:9 está a ser elaborado da seguinte forma:

          - uma grade em ripas de madeira com as dimensões exteriores de 121x210 cm;
          - será montado nesta grade um tecido preto que fará a máscara traseira da tela própriamente dita;
          - a tela que o Orkidea teve a amabilidade de me enviar, será agrafada, bem esticada a esta grade;
          - finalmente será colocada uma moldura em alumínio pintado em negro fosco, com cerca de 7cm de largura a toda a volta;

          Para transformar a tela em 1:2.35, será encaixada na parte inferior da moldura uma peça em negro fosco com 210x24cm.

          Quando a tela de projecção não está em uso será encaixada na moldura uma tela com uma pintura contemporânea.

          Ainda andei a estudar a hipótese de fazer uma tela CIH, mas havia o problema das legendas.

          Claro que esta solução não fica nos 50,00 EUR e duvido que se consiga algo minimamente aceitável por este valor.
          Last edited by pedromdf; 02-01-2011, 16:20.

          Comment


          • #6
            Re: Tela DIY

            Pedro, mas o vinílico que o Orkidea te mandou não era aquele que tinha alguma textura? todo o material que tenha textura é mau para projecção, à falta de uma palavra melhor cria "micro sombras" e faz perder resolução

            a tela CIY é que era num leitor avançado/media player/HTPC reposicionas as legendas a gosto!

            Comment


            • #7
              Re: Tela DIY

              Antes de mais, obrigado a todos pelas ideia e em particular ao orkidea pela disponibilidade.

              Relativamente à tela DIY, parece-me que a vossa abordagem é diferente da que eu sugeri, baseada no post original do avforuns.
              Aqui, o objectivo é usar uma tinta cinza, para realçar os pretos, juntamente com uma tinta metalizada, numa proporção especifica, de forma a tornar os brancos mais brilhantes.
              Essa mistura, pode-se aplicar directamente na parede, mas graças ao WAF, esta fora de questão. Daí ter pensado numa tela para pintura, com a minima textura para minimizar as "micro-sombras". Uma placa de pladur tb seria uma alternativa interessante, apesar de provavelmente ser bastante mais pesada.

              A ideia seria pintar a tela com esta mistura de tintas, e colocar uma fita cola preta ( ou tecido preto ) , de forma a fazer a "moldura".
              Esta tela seria mesmo provisória, e daí não querer mesmo passar os 50€.

              E pelo que li nessa thread, os resultados são bastante bons, daí o custo beneficio ser mt bom.

              Comment


              • #8
                Re: Tela DIY

                A solução Pedro em fazer a moldura com ripas de madeira é capaz de ser económica.
                Não se esqueçam de colocar umas travessas na vertical. Para além de não deixar "empenar" o aro/grade/moldura ajuda a que a tela tenha alguma base para não ficar côncava.
                Daí que eu prefira a solução por mim apresentada pois a minha 1ª foi construída com a ideia do Pedro.
                Um dia mais tarde (caso te agrade o resultado) é só comprares tela adequada.

                Um Abraço a todos

                Comment


                • #9
                  Re: Tela DIY

                  Para começar a preparar o projecto, comecei por enviar um email a :

                  Empresas de material de belas artes : Para encontrar uma tela adequada, e saber o preço exacto;
                  Empresas de tintas : Para encontrar a tinta base aqui em PT.

                  Para quem perceber de tintas :
                  - Especificação do tipo de tinta : http://www.mediafire.com/download.php?lu9yoa25sq70rco
                  - Imagems com a indicação da mistura para alcançar a cor correcta :
                  - http://www.mediafire.com/imageview.p...l2pyx1&thumb=4
                  - http://www.mediafire.com/imageview.p...hwxx2d&thumb=4

                  Há medida que for tendo dados em concreto vou colocando aqui mais informações

                  Comment


                  • #10
                    Re: Tela DIY

                    Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
                    Pedro, mas o vinílico que o Orkidea te mandou não era aquele que tinha alguma textura? todo o material que tenha textura é mau para projecção, à falta de uma palavra melhor cria "micro sombras" e faz perder resolução

                    a tela CIY é que era num leitor avançado/media player/HTPC reposicionas as legendas a gosto!
                    Só agora vi esta tua questão. A amostra que viste não tem nada a ver com esta tela que o Orkidea me enviou.

                    No entanto estive a ver os "panos" para tela diy da Beamax e a maioria tem textura, até aparece lá um com uma textura bem exagerada.

                    Vou experimentar e depois logo decido se será para manter ou não.

                    Entretanto, face às recomendações do Orkidea já fiz umas alterações na concepção da grade de suporte da tela.

                    Quanto à questão das legendas, não domino de forma nenhuma o assunto, talvez tenha que criar um post tipo, "Legendas PT-PT e suas configurações para autênticos patetas".

                    Outro "inconveniente" da tela CIH (Constante Image Height), é que me limita a largura de imagem possível em 16:9, já que no espaço disponível teria que caber a largura do formato 1:2,35.

                    Como o AE-3000 tem memórias para definir vários tamanhos de imagem, acho que resolvo bem o assunto com essas memórias, ou há alguma coisa que me escapa?

                    Comment


                    • #11
                      Re: Tela DIY

                      Há sempre uma textura residual nas telas, ou seja, nunca são absolutamente lisas. A minha Beamax tem algo quase microscópico, esse não era o caso da amostra que me levaste.

                      O problema de um vinílico genérico é o ganho que pode ou não ter, com os consequentes hotspotting, colour shifting e ângulos de visão reduzidos. Claro que se pode acertar e ter algo óptimo, mas a menos que se conheça ou façam medições de referência com um colorímetro é um tiro no escuro.

                      Em relação ao CIH tens razão na largura 16:9, em relação às legendas só digo que o reposicionamento é possível consoante o tipo de leitor que estejas a usar, e apenas isso.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Tela DIY

                        E aquela cortina do IKEA...tup qualquer coisa, acho que li algo no avforum sobre isso

                        Esticada e com uma frame em Black Gloss. Não sei é os tamanhos disso.
                        AV: Panasonic TX-P42G30 / Sony BDP S-370/ HTPC Silverstone CW02 / Zon
                        Stereo: Usher S-520 II / Rega Brio-R

                        A recuperar: Magneplanar SMGa / Technics SE-A5 and Technics SU-A6

                        Comment


                        • #13
                          Re: Tela DIY

                          Boas

                          neste momento estou a projectar na parede creme, gostava de adquerir uma tela ou construir uma, mas habilidade nao é nenhuma

                          Onde vcs compram o material, pricipalmente o pano (tela) para obter a qualidade desejada

                          Como esticar a tela, e arranjar empresa que faça a caixaria em aluminio preto?
                          AV: Projector: Optoma HD200x - Onkyo 606 - Colunas: Frontais: MA BR6 Central MA BRLCR Sub BK Gemini II - PS3 - Nitendo Wii - WDTV

                          Comment


                          • #14
                            Re: Tela DIY

                            as telas aqui nao sao caras, nao e preferivel por pouco mais nao ter trabalho e ja ter algo direitinho??
                            http://www.kimexinternational.com/ec...olock-src.html
                            Don't knock masturbation, it's sex with someone you love. "Woody Allen"

                            Comment


                            • #15
                              Re: Tela DIY

                              Ola ppeao.

                              Aconselho-te a leitura deste tópico : http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=646534

                              Penso que tens um projector 720p antigo, com alguma luminosidade e pretos não mt pretos, pelo que deverias procurar reproduzir uma tela cinzenta, seja qual for a abordagem que escolheres.

                              Comment

                              Working...
                              X