Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Migração para TDT

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

  • Migração para TDT

    Como há mais como eu por aqui (gimbras que têm CRT) resolvi partilhar um pouco da minha experiência com a migração para TDT que efectuei ontem.

    Em primeiro lugar fartei-me de procurar um equipamento simples, a preço decente. Desisti. Não há. Mínimo que encontrei (Scart directo e HDMI, este a mim não interessa...e pequeno formato para esconder no tardoz da Pana 37") 46.65€.
    Alternativas tipo set top box (pequenas) a cerca de 40€.
    A escolha recaiu sobre um (de esconder) da Ibersat adquirido na Robert Mauser, em Lisboa.

    Comecei por experimentar a montagem num TV antigo no sotão. Desembrulhar as cenas, montar os cabos (Antena, alimentação de um transformador, sensor de IV) e introduzir o equipamento na tomada scart. Com antena normal interior e algum jeito de mãos, recepção a cerca de 45%, muitos artefactos mas ao fim de algum tempo, imagem fixa. OK, para teste já me chegava.

    Na PANA o mesmo procedimento com ligação à antena (a existente, normal) exterior, alguma ginástica pois a TV pesa cerca de 90kg, ligação de alimentação, e do sensor e experiência.
    Detecção OK, cerca de 85% (22:00), imagem ESPECTACULAR. A emissão digital retirou à captação antiga todos os fantasminhas que havia.
    Hoje, 8:00, experimentei ligar, detecção 55% (ainda estaria algum detector a dormir?) e alguns artefactos apareciam de vez em quando).

    Em conclusão, até agora, experiência positiva.
    A verificar a orientação da antena para ver se está para o emissor mais potente e qual o efeito na qualidade.

    Antes que haja alguma questão "há, e tal, e a relação com cabo..." fiquem informados que na zona onde habito não há cabo disponível e eu não quero parabólicas.
    Hiperbólicas ainda vá...
    Cumprimentos
    Carlos Robalo
    www.novaenergia.net/forum www.forum.aglobal.com
    www.minispirit.com/forum

  • #2
    Re: Migração para TDT

    peixe fino escreveu Ver Mensagem

    Na PANA o mesmo procedimento com ligação à antena (a existente, normal) exterior, alguma ginástica pois a TV pesa cerca de 90kg, ligação de alimentação, e do sensor e experiência.
    Detecção OK, cerca de 85% (22:00), imagem ESPECTACULAR. A emissão digital retirou à captação antiga todos os fantasminhas que havia.
    Hoje, 8:00, experimentei ligar, detecção 55% (ainda estaria algum detector a dormir?) e alguns artefactos apareciam de vez em quando).
    Em TDT livras-te dos fantasmas e ruído analógico na recepção, a 100%. E há espaço na TDT para fazer emissões com resolução bem melhor que PAL. O grande problema será hipoteticamente zona limites de recepção, onde na analógica apesar do ruído, ainda tinhas imagem, emquanto com TDT nesse cenário, Kaput

    Comment


    • #3
      Re: Migração para TDT

      Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
      Em TDT livras-te dos fantasmas e ruído analógico na recepção, a 100%. E há espaço na TDT para fazer emissões com resolução bem melhor que PAL. O grande problema será hipoteticamente zona limites de recepção, onde na analógica apesar do ruído, ainda tinhas imagem, emquanto com TDT nesse cenário, Kaput
      Olha, do que experimentei, acho que abaixo aí dos 65%, não deve dar nada de estável. Mas nos 85% estava impec, nunca vi aquela TV com tão boa imagem, a não ser em DVDs.

      Mas como indiquei, no meu caso, é com a antena analógica "antiga" (tem aí uns 5 anos) não sei como será bem orientada e se calhar uma especial para estas emissões. Como estou a cerca do 4km de um emissor (Facho de Santana) hei-de, um dia destes, ir para o telhado experimentar rodar a antena e ver o que dá.
      Ah, não, não vai ser com a PANA no telhado...
      Cumprimentos
      Carlos Robalo
      www.novaenergia.net/forum www.forum.aglobal.com
      www.minispirit.com/forum

      Comment


      • #4
        Re: Migração para TDT

        Poderás melhorar a recepção com uma boa antena, mas nota que não há antenas "especiais" nem "digitais" para TDT. Só... antenas!
        – Duke Ellington

        http://www.relogiospt.eu/

        Comment


        • #5
          Re: Migração para TDT

          aemarques escreveu Ver Mensagem
          Poderás melhorar a recepção com uma boa antena, mas nota que não há antenas "especiais" nem "digitais" para TDT. Só... antenas!
          Isso será contraditório com o que tenho lido mas, tendo em conta que não tenho conhecimentos base para discutir, adiante.
          O que li é que as tipo "bacalhau" poderão (deverão/deveriam...???) não captar. O estranho é que capto com uma tipo "bacalhau". Ainda ontem, o jogo estava com os 85%...reforço, para quem estiver interessado, que abaixo dos 60% fica difícil não haver quaisquer artefactos.
          E noto também que as "especificas" (as semelhantes às dos automóveis) não captariam o analógico...
          Cumprimentos
          Carlos Robalo
          www.novaenergia.net/forum www.forum.aglobal.com
          www.minispirit.com/forum

          Comment


          • #6
            Sobre antenas

            peixe fino escreveu Ver Mensagem
            Isso será contraditório com o que tenho lido mas, tendo em conta que não tenho conhecimentos base para discutir, adiante.
            O que li é que as tipo "bacalhau" poderão (deverão/deveriam...???) não captar. O estranho é que capto com uma tipo "bacalhau". Ainda ontem, o jogo estava com os 85%...reforço, para quem estiver interessado, que abaixo dos 60% fica difícil não haver quaisquer artefactos.
            Vendedores desonestos e desinformação é o que não falta por aí Vamos por partes:

            1. As antenas antigas, sejam quais forem, são adequadas para receber UHF (300 MHz até 3 GHz). Dependendo dos locais, potência do sinal, reflexos de sinal etc há variantes no design de qualquer antena clássica, com cada fabricante pex a dizer que o "seu" design será o melhor.
            2. A TDT é emitida dentro do UHF, no MUX A, ou seja, entre 600 e 900 MHz, que como podes ver em 1. está coberto nas normais antenas UHF

            Ou seja, uma antena "específica" de TDT pode não apanhar frequências fora da gama do MUX A (mesmo assim será improvável) mas qualquer antena clássica apanha tudo e mais alguma coisa Mais uma vez, podem haver designs que consoante a zona do país sejam mais eficazes que outros em certas condições de recepção. Debater isto a sério presume um conhecimento mais profundo de rádio frequências que eu próprio não tenho

            Esta questão da antena vai para o nosso sticky de TDT aqui onde tens vários esclarecimentos:

            http://forumhifi.com/forum/showthrea...-nas-Panasonic

            Além disso recomendo, para quem tenha gosto e interesse nisto, que siga este blog, a nível nacional é do mais interessante que se faz sobre TDT e está mais completo que a informação disponibilizada pela própria ANACOM:

            http://tdt-portugal.blogspot.com/

            Comment


            • #7
              Re: Sobre antenas

              É mesmo assim, quem sabe sabe. foi por não saber que não me alarguei.
              E foi por prever que muita gente vai andar, daqui a uns tempos, à procura que resolvi abrir o tópico sobre a vertente prática da migração.

              A reforçar, uma antena tradicional deve ser possível (re)utilizar, salvo situações geográficas especiais. Usualmente não precisarão de fazer nada ou apenas uma reorientação, caso o emissor para onde estavam apontadas não esteja no conjunto TDT.

              No meu caso e a esse respeito (orientações) não sei qual o emissor TDT que capto agora, como já disse hei-de fazer umas experiências de orientação quando o tempo estiver mais seco, para ir ao telhado
              Cumprimentos
              Carlos Robalo
              www.novaenergia.net/forum www.forum.aglobal.com
              www.minispirit.com/forum

              Comment


              • #8
                Re: Sobre antenas

                peixe fino escreveu Ver Mensagem
                A reforçar, uma antena tradicional deve ser possível (re)utilizar, salvo situações geográficas especiais. Usualmente não precisarão de fazer nada ou apenas uma reorientação, caso o emissor para onde estavam apontadas não esteja no conjunto TDT.

                No meu caso e a esse respeito (orientações) não sei qual o emissor TDT que capto agora, como já disse hei-de fazer umas experiências de orientação quando o tempo estiver mais seco, para ir ao telhado
                Precisamente! e se com emissões analógicas a antena antiga até podia apanhar interferências, com a TDT se o sinal "passar" e não houver quebras (macroblocos etc) então estás bem servido.

                A questão da orientação pode colocar-se mas no mesmo blog há info sobre o posicionamento dos emissores vs distritos e locais geográficos

                Comment

                Working...
                X