Como há mais como eu por aqui (gimbras que têm CRT) resolvi partilhar um pouco da minha experiência com a migração para TDT que efectuei ontem.
Em primeiro lugar fartei-me de procurar um equipamento simples, a preço decente. Desisti. Não há. Mínimo que encontrei (Scart directo e HDMI, este a mim não interessa...e pequeno formato para esconder no tardoz da Pana 37") 46.65€.
Alternativas tipo set top box (pequenas) a cerca de 40€.
A escolha recaiu sobre um (de esconder) da Ibersat adquirido na Robert Mauser, em Lisboa.
Comecei por experimentar a montagem num TV antigo no sotão. Desembrulhar as cenas, montar os cabos (Antena, alimentação de um transformador, sensor de IV) e introduzir o equipamento na tomada scart. Com antena normal interior e algum jeito de mãos, recepção a cerca de 45%, muitos artefactos mas ao fim de algum tempo, imagem fixa. OK, para teste já me chegava.
Na PANA o mesmo procedimento com ligação à antena (a existente, normal) exterior, alguma ginástica pois a TV pesa cerca de 90kg, ligação de alimentação, e do sensor e experiência.
Detecção OK, cerca de 85% (22:00), imagem ESPECTACULAR. A emissão digital retirou à captação antiga todos os fantasminhas que havia.
Hoje, 8:00, experimentei ligar, detecção 55% (ainda estaria algum detector a dormir?
) e alguns artefactos apareciam de vez em quando).
Em conclusão, até agora, experiência positiva.
A verificar a orientação da antena para ver se está para o emissor mais potente e qual o efeito na qualidade.
Antes que haja alguma questão "há, e tal, e a relação com cabo..." fiquem informados que na zona onde habito não há cabo disponível e eu não quero parabólicas.
Hiperbólicas ainda vá...
Em primeiro lugar fartei-me de procurar um equipamento simples, a preço decente. Desisti. Não há. Mínimo que encontrei (Scart directo e HDMI, este a mim não interessa...e pequeno formato para esconder no tardoz da Pana 37") 46.65€.
Alternativas tipo set top box (pequenas) a cerca de 40€.
A escolha recaiu sobre um (de esconder) da Ibersat adquirido na Robert Mauser, em Lisboa.
Comecei por experimentar a montagem num TV antigo no sotão. Desembrulhar as cenas, montar os cabos (Antena, alimentação de um transformador, sensor de IV) e introduzir o equipamento na tomada scart. Com antena normal interior e algum jeito de mãos, recepção a cerca de 45%, muitos artefactos mas ao fim de algum tempo, imagem fixa. OK, para teste já me chegava.
Na PANA o mesmo procedimento com ligação à antena (a existente, normal) exterior, alguma ginástica pois a TV pesa cerca de 90kg, ligação de alimentação, e do sensor e experiência.
Detecção OK, cerca de 85% (22:00), imagem ESPECTACULAR. A emissão digital retirou à captação antiga todos os fantasminhas que havia.
Hoje, 8:00, experimentei ligar, detecção 55% (ainda estaria algum detector a dormir?
) e alguns artefactos apareciam de vez em quando).Em conclusão, até agora, experiência positiva.
A verificar a orientação da antena para ver se está para o emissor mais potente e qual o efeito na qualidade.
Antes que haja alguma questão "há, e tal, e a relação com cabo..." fiquem informados que na zona onde habito não há cabo disponível e eu não quero parabólicas.
Hiperbólicas ainda vá...



para estas emissões. Como estou a cerca do 4km de um emissor (Facho de Santana) hei-de, um dia destes, ir para o telhado experimentar rodar a antena e ver o que dá.
Comment