Anúncio

Collapse
No announcement yet.

How To......ajustar a imagem

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

  • How To......ajustar a imagem

    Há uns dias troquei umas impressões com um instalador profissional de sistemas de HT e aproveitei para lhe perguntar como afinava os projectores nos seus clientes, nomeadamente o brilho, contraste e cor. A resposta foi: a olho . Em algumas lojas é raro ver discos de referência com imagens de teste e a ideia com que fico é que os lojistas parecem agarrados ao passado e ao conceito de que os displays se afinam até a imagem "parecer natural".

    Por isso é que depois acontecem situações caricatas: ao entrar numa loja onde estava um PJ a ser demonstrado, o lojista afinou os parâmetros a olho usando (neste caso) o DVD do Hulk. Depois de concluída a afinação ficámos a ver um bocado do filme. Tudo estava aceitável até a uma das cenas finais onde se dá o combate com o progenitor, sendo que a imagem é predominantemente escura. Resultado, o PJ estava tão bem afinado, que não se via literalmente NADA. .

    Pessoalmente, não me consigo imaginar a fazer o setup do meu (ou qq projector) sem recorrer a imagens de teste e tenho pena de não ter um analisador de cor para afinar correctamente a temperatura de cor. Tipicamente uso o "reverse gray ramps" para a temperatura de cor/contraste/brilho, o "Pluge" para o brilho e as cores com o auxílio do filtro.

    Como é que vocês habitualmente configuram os Vossos displays?

    Mav
    ISF Certified Calibrator

  • #2
    Re: How To......ajustar a imagem

    Queres mesmo saber...

    Comment


    • #3
      Re: How To......ajustar a imagem

      tenho o AVIA e o DVE.

      calibrei o meu PJ com o T2... o DVE ainda não tive pachorra de lhe pegar depois do stress que foi mexer naquele DVD sem lógica nenhuma. O avia é muito bom, mas nem tive muito tempo ainda , nem com os primeiros testes, achei que a imagem precisasse de calibração.

      Para a PS2 noutro dia peguei no Colin Mcrae 4 e mudei a calibração toda porque no teste não conseguia ver as letras....

      PJ = WOW

      "As far back as I can remember, I always wanted to be a gangster."

      Comment


      • #4
        Re: How To......ajustar a imagem

        Maverick escreveu
        Como é que vocês habitualmente configuram os Vossos displays?
        Uso um Mav!!!

        Comment


        • #5
          Re: How To......ajustar a imagem

          Embora vocês tenham mais experiência que eu neste campo, até agora tenho usado o DVE.
          Interessante é ter afinado a Vitros de um amigo com os testes que vêm no DVD do Indiana Jones e agora voltei lá com o DVE...
          Eh eh Praticamente não mexi em nenhum valor que tinha deixado da 1ª vez. Somente mexeu uns 2 pontos a menos com o filtro da côr.
          Hugo Nunes<br />TAG AV32R, TAG 100x5r, Arcam FMJ DV-27, PS3, Soliloquy 5.0 (frente+surround) + Soliloquy C3 (centro), REL Strata III, Samsung LE40M91

          Comment


          • #6
            Re: How To......ajustar a imagem

            Se no caso da música muitas coisas derivam em alguma preferência pessoal, já no caso da imagem, acho que se consegue ganhar muito com um ajuste adequado. Por exemplo, a "gama dinâmica" da imagem (entre o branco e o preto) é definida com o ajuste correcto do brilho e contraste por forma a garantir que se consegue ver o maior número de gradientes possível e que com os pretos mais escuros possível.

            Não é que não se consigam resultados aceitáveis com testes a olho, mas, consegue-se normalmente muito mais com um DVD de referência como o DVE ou o AVIA. A estrutura do DVE está tudo menos bem conseguida, mas como eu vou sempre ao mesmo sítio (test patterns), não me incomoda.

            Mav
            ISF Certified Calibrator

            Comment


            • #7
              Re: How To......ajustar a imagem

              E mesmo assim convém dizer que até para afinar com o DVE é necessária alguma experiência, facto comprovado com a visita do Mav. Eu e o Hugo tinhamos afinado o meu PJ com o DVE e mesmo assim necessitou de alguns retoques.

              Comment


              • #8
                Re: How To......ajustar a imagem

                Necessito dar um "toque" na afinação de imagem da minha TV, por isso peço ajuda aos experts...

                É assim... após afinação milimétrica com o DVE, noto nas cenas mais escuras alguma perda de definição, isto é, se houver um preto escuro seguido de um preto muito escuro praticamente só vemos o preto muito escuro.
                Se colocar numas das afinações de fábrica (jogos p.ex.), vê-se perfeitamente as diferenças de tom, mas estragando o resto.

                Que valor devo alterar para poder melhorar as diferenças nos pretos?
                Hugo Nunes<br />TAG AV32R, TAG 100x5r, Arcam FMJ DV-27, PS3, Soliloquy 5.0 (frente+surround) + Soliloquy C3 (centro), REL Strata III, Samsung LE40M91

                Comment


                • #9
                  Re: How To......ajustar a imagem

                  Só vejo uma solução, onde diz Sony, pôe Loewe... 

                  Comment


                  • #10
                    Re: How To......ajustar a imagem

                    Sim... para estar de acordo com a imagem que descreves, é melhor colocar Loewe.

                    Comment


                    • #11
                      Re: How To......ajustar a imagem

                      Mas ele está a descrever uma Sony, não é... 

                      Disclaimer: Eu não tenho nada contra a marca SONY...

                      Comment


                      • #12
                        Re: How To......ajustar a imagem

                        Mal calibrada...

                        Comment


                        • #13
                          Re: How To......ajustar a imagem

                          Bem, a desculpa habitual para colunas é a sala, então a desculpa para as Sony é a calibração...

                          Comment


                          • #14
                            Re: How To......ajustar a imagem

                            Se com o reverse gray ramps no DVE consegues ver claramente todos os níveis, então o problema não está na afinação da TV mas na fonte. Ás vezes podem fazer-se alguns compromissos: podes aumentar um pouco o brilho perdendo densidade no preto se o display tiver dificuldades nos tons mais escuros.

                            Há um outro problema comum aos CRT&#39;s que reside no facto deles se comportarem de maneira diferente quando a imagem tem muito ou pouca intensidade de tons claros.
                            Também podes testar isso com o DVE e afinar o contraste e brilho num ponto intermédio.

                            Mav
                            ISF Certified Calibrator

                            Comment


                            • #15
                              Re: How To......ajustar a imagem

                              Nop... acontece-lhe isso porque ele está a usar o DVE mal como eu estava.

                              Tipicamente uso o "reverse gray ramps" para a temperatura de cor/contraste/brilho
                              Por exemplo, a "gama dinâmica" da imagem (entre o branco e o preto) é definida com o ajuste correcto do brilho e contraste por forma a garantir que se consegue ver o maior número de gradientes possível e que com os pretos mais escuros possível.
                              Ele está a afinar com base no 1º teste e não no "reverse gray ramps"...  

                              Comment

                              Working...
                              X