Anúncio

Collapse
No announcement yet.

2:35:1 Masking System

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

Re: 2:35:1 Masking System

Informei-me na staples, e eles têm materiais à base de papel/cartolina com cerca de 5mm de espessura e que cortam à medida.
    A guilhotina não corta os 2m necessários, mas pode cortar blocos de 1m, pelo que depois terei que juntar duas placas para fazer os 2m necessários.

O K-Line é um material muito interessante, mas não cortam à medida.

Espero ter oportunidade este fim de semana de ir à Staples e poder construir o sistema de masking.

Comment

Estou curioso com o resultado desse hands-on.

As minhas deambulações nisto de masking têm-me levado nestes últimos dias para tecidos (black velvet), e começo a ter uma enorme vontade de cobrir parcialmente a parede frontal e laterais com tecido para um melhor efeito visual e aumento do perceived contrast. Mas sendo tecido, não sei até que ponto causaria problemas no som. Decerto que absorveria algumas altas frequências.

Comment

@Horsound, a empresa onde irás encomendar o material tem um conjunto de materiais próprios para blackout que certamente não terão esses constrangimentos:http://www.showtex.com/products/mask...stic-blackout/

Comment

Horsound escreveu Ver Mensagem
          As minhas deambulações nisto de masking têm-me levado nestes últimos dias para tecidos (black velvet), e começo a ter uma enorme vontade de cobrir parcialmente a parede frontal e laterais com tecido para um melhor efeito visual e aumento do perceived contrast. Mas sendo tecido, não sei até que ponto causaria problemas no som. Decerto que absorveria algumas altas frequências.
          A absorção limita-se a frequências altas e, além disso, a parede frontal deve ser absorvente de qualquer forma, a menos que andes a usar alguns dipolos em particular. Ou seja, mal não faz e provavelmente até ajuda!

Uma ideia simples para masking automático, na situação da cortina, precisa de projector com memória e tela fixa 2.35:1: Tens uma cortina (um par) a toda a parede, que recolhe (abre) no centro, até às várias posições 4:3, 1.85:1 e 2.35:1. Como no cinema Isto tem que ser feito com um controlador programável de cortinas

Comment

Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
            A absorção limita-se a frequências altas e, além disso, a parede frontal deve ser absorvente de qualquer forma, a menos que andes a usar alguns dipolos em particular. Ou seja, mal não faz e provavelmente até ajuda!
            Mas e as laterais? Tenho mergulhado nas enormes threads Maximizing image contrast no Avforums, e parece ser consensual que as laterais têm a maior influência nos reflexos, tal como o tecto. Mas colocando veludo preto nas laterais, só se for acusticamente transparente não absorve altas frequências.

Uma ideia simples para masking automático, na situação da cortina, precisa de projector com memória e tela fixa 2.35:1: Tens uma cortina (um par) a toda a parede, que recolhe (abre) no centro, até às várias posições 4:3, 1.85:1 e 2.35:1. Como no cinema Isto tem que ser feito com um controlador programável de cortinas
            Já vi fotos algures, mas sendo uma cortina por definição muito maleável, sempre achei que uma coisa desse género seria jogar com a sorte e acabar por ter a cortina sempre quase no sitio certo, mas raramente no local preciso para um masking perfeito. Mas talvez funcione.

Comment

Complementando a info do fnazareth e dos posts seguintes, aproveito para pôr aqui a lista (completa?) dos projectores com lens memory. É possivel que fallte algum, mas penso que não.

JVC X30
              JVC X70
              JVC X90
              JVC X35
              JVC X55
              JVC X75
              JVC X95
              JVC X500
              JVC X700
              JVC X900

Sony VW95
              Sony VW500
              Sony VW1000

Panasonic 4000 (2010)
              Panasonic 5000 (2011)
              Panasonic 6000 (2012)

(Cruzei-me com um post que dizia que o 6000 tem “zoom memory only, not shift memory so you have to shift it yourself manually”, mas não estou certo que seja assim)

Mitsubishi HC4000
              Mitsubishi HC6800
              Mitsubishi HC7000

Os Mitsubishi têm uma funcionalidade que permite um digital crop para fazer o 2.35:1, mas o 16:9 fica limitado a 1440x1080.

Sharp XV-Z30000

Noutras notas, em várias threads deparei-me com o rumor que a Epson (e a Optoma) iria introduzir o lens memory na próxima temporada de lançamento de projectores, mas com os 7200 e 9200 ainda agora a chegar, há que aguardar bastante até aos sucessores.
              Last edited by Horsound; 17-04-2014, 00:45.

Comment

Horsound escreveu Ver Mensagem
                Mas e as laterais? Tenho mergulhado nas enormes threads Maximizing image contrast no Avforums, e parece ser consensual que as laterais têm a maior influência nos reflexos, tal como o tecto. Mas colocando veludo preto nas laterais, só se for acusticamente transparente não absorve altas frequências.

Já vi fotos algures, mas sendo uma cortina por definição muito maleável, sempre achei que uma coisa desse género seria jogar com a sorte e acabar por ter a cortina sempre quase no sitio certo, mas raramente no local preciso para um masking perfeito. Mas talvez funcione.
                Se o tecido nas laterais está colado à parede (e não à distância, como uma cortina) absorve muito pouco, e apenas altas frequências. O reverb da sala vai ficar um pouco melhor. Em relação a reflexos sobre a tela, é totalmente verdade. Uma tela de ganho <1.0 deve ser a melhor opção

Comment

DIY Masking system por 500£

I finally did it! Finished masking system. Best ever improvement I've made to my home cinema. The movement of the masking just adds loads to the theatrical feel of the whole presentation. My screen area is now a black void when you enter the room, only revealing itself on command! The...
                  Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

Audio
                  Q2010I + amp em audiçoes
                  Q7000 5.1 + onkyo 818
                  Subwoofer Dxd-808

Video
                  PJ mitsubishi HC5
                  PJ optoma hd300x
                  Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
                  Server: Synology DS 412+

classificados apple no facebook

Comment

Finalmente tive oportunidade de ir à Stapless, e verificar os materiais.
                    O K-Line é exactamente o que procuro, e o veludo adesivo também. O K-Line é muito leve e rígido, cortando o material à medida e envolvendo com veludo adesivo, vai ficar excelente.
                    O único material que não era o que esperava são os imans, que tinham uma cobertura plástica. Procurei também no AKI, mas não tinham o que pretendia.

Não trouxe os materiais pois tenho muito trabalho, mas assim que puder vou avançar com o sistema.
                    Em termos de preço ficará na casa dos 20-30€, ou seja, é um investimento ínfimo para a qualidade que irá trazer.

Comment

Finalmente comprei os materiais necessários, e irei avançar com a construção no fim de semana.

Os materiais foram comprados na Staples e no AKI, e incluíram :

- 2 unidades K-Line Branco 5mm 700x1000 = 2 x 7.69€ => http://www.staples.pt/Produtos/K-Lin...700x1000?t=137
                      - 2 unidades Rolo Adesivo D-C-Fiz Veludo Preto 45x100 = 2 x 8.69€ => http://www.staples.pt/Produtos/Rolo_...o_Preto_45x100
                      - (AKI) 4 unidades imans 18mm (4 imans/emb) - 4 x 2.85€

Total em materiais = 15.38 + 17.38 + 11.4 = 44.16

À partida poderá parecer muito, mas tenho a certeza que o resultado final irá compensar.
                      Neste momento ainda tenho a parede traseira branca, mas conta estas férias colocar papel de parede escuro, que em conjunto com o masking, elevarão a qualidade de projecção para outro nível.

Comment

Neo gostava muito de ver o resultado final mas parece que aqui vai ser complicado.

Aparece no grupo do FB que o canton criou.
                        AV: BenQ W710ST - Onkyo TX NR626 - Dali Zensor 5 - Vokal - Zensor 1 - SVS SB1000 - Xbox 360 - Mede8er 800 X3D

Dali Speakers

Comment

Odeio o Facebook e recuso-me a ter uma conta ...
                          Mas não te preocupes que a informação haverá de te chegar

Comment

neo2009 escreveu Ver Mensagem
                            Odeio o Facebook e recuso-me a ter uma conta ...
                            Mas não te preocupes que a informação haverá de te chegar
                            Pah... Neo... estas a brincar com isto!!!
                            se n tens facebook fazes... é uma questão de vida ou morte...
                            faz uma pagina que diga "odeio o fb" só para te manteres "on line"... tenho a certeza que com um nick desses ninguém te vai chatear...

Comment

Working...
                            X