Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tela de projecção - material a escolher

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Tela de projecção - material a escolher

Olá a todos. Estou neste momento a limar alguns detalhes de uma sala que utillizarei de forma (quase) dedicada para audio e home-theater, e estou na fase de escolha de cortinas, entretanto já escolhidas pelas suas boas propriedades acústicas, mas reparei que o sitio onde irei encomendar também comercializa telas de projecção. Estão no entanto vocacionados mais para o mercado profissional, e quero ter certeza que encomendo uma tela com as caracteristicas adequadas.

Irei colocar um projector na sala, que tem tecto preto, paredes cinzentas, e controlo de luminosidade a 90%, e portanto necessitarei de uma tela (fixa), mas não sei exactamewnte qual. Sei que uma rápida olhada aos preços das telas fixed frame fez-me imediatamente querer enveredar pelo DIY, comprando uma tela e fazendo depois uma estrutura de madeira onde a fixar devidamente. Aparentemente o que fazem muitos, dado o preço deste tipo de telas.

As telas que me chamam a atenção são estas duas. São telas de PVC, em white e matte, respectivamente com 0,9 e 1,2 de gain.
    http://www.showtex.com/product/prodn...ction-screens/
    http://www.showtex.com/product/prodn...ction-screens/
    (eles comercializam bastantes outras, mas a maioria é de high gain)

Uma vez que vou encomendar as cortinas, evitaria o custo dos portes, uma tela de 200cm x 112cm fica em cerca de 70 a 80 euros, com acabamento com eyelets ou sem eles – vou anexar fotos deles.

Será uma boa opção, ou não valerá a pena aproveitar a oportunidade?
    Agradeço desde já todos os comentários oe sugestões.
    Ficheiros Anexos

Re: Tela de projecção - material a escolher

Antes de comprar a minha tela, investiguei vários tipos de alternativas DIY.
    Podes dar uma olhada neste tópico que contém várias das ideias que fui perseguindo : http://www.forumhifi.com/forum/showthread.php?t=26052

Comment

Horsound escreveu Ver Mensagem
      Uma vez que vou encomendar as cortinas, evitaria o custo dos portes, uma tela de 200cm x 112cm fica em cerca de 70 a 80 euros, com acabamento com eyelets ou sem eles – vou anexar fotos deles.

Será uma boa opção, ou não valerá a pena aproveitar a oportunidade?
      Agradeço desde já todos os comentários oe sugestões.
      Não vejo porque não até porque o preço é convidativo. O problema desta solução é conseguir tensionar bem e de forma uniforme a tela na armação com os eyelets. Estas telas em kit completo são muitissimo tensionadas na respectiva armação (eu já estiquei uma com roldana!). Diria que é de tentar

Outra hipótese a ter em conta e dependendo do projector, e já que tens hipótese de colocar tela fixa, é pensar numa Lusoscreen. O preço é que é mais puxado

Comment

Obrigado pelos posts. Neo2009, li a thread em 2011, e foi uma das coisas que me deixou a pulga atrás da orelha relativamente a projectores. E fiquei logo nessa altura com a noção que nada é tão simples como parece, nem uma simples tela. Tal como no audio, aliás.

Estive de tarde a pesquisar, e aquilo que o Nochnoi refere é precisamente o que me deixou a pensar. Não estou a ver como conseguiria esticar tudo perfeitamente usando os eyelets, e simultaneamente escondê-los atrás da estrutura em madeira. E sendo PVC não estou seguro que a tipica solução de usar agrafos não rasgue a tela, que era o que tinha pensado inicialmente.

Comment

Geralmente esticam-se num sistema de corda. Podias colocar grampos/tachas de aperto neles, e ir um a um. Os Kits completos vêm assim, mas claro que do lado da armação têm uma das partes do grampo.

Consegues uma "esticagem" (bem) mais fraca na mesma com os agrafos (também já montei uma dessas) e provavelmente não rasgam o material.

Comment

Nochnoi gost escreveu Ver Mensagem
            Geralmente esticam-se num sistema de corda. Podias colocar grampos/tachas de aperto neles, e ir um a um. Os Kits completos vêm assim, mas claro que do lado da armação têm uma das partes do grampo.
            Podes por favor elaborar um pouco quanto ao tipo de grampo de aperto a que te referes? Nunca vi algo semelhante, julgo. Com o google encontro sobretudo coisas deste género:
            http://www.leroymerlin.pt/Site/Produ.../11831351.aspx

Comment

Podes por favor elaborar um pouco quanto ao tipo de grampo de aperto a que te referes? Nunca vi algo semelhante, julgo. Com o google encontro sobretudo coisas deste género:
              http://www.leroymerlin.pt/Site/Produ.../11831351.aspx
              Não te sei dizer o nome. São iguais àquelas "molas" que são usadas em vestuário feminino/industrial/fixação de lonas, mas muito mais forte. "grampo" não estará correcto, mas mola também não... "arruela"? . Uma parte está nos rebordos da tela, a outra na armação. Depois há umas 10 na altura e umas 15 no comprimento. Enquanto um amigo estica a tela, o outro vai fixando essas molas. Mas claro no kit completo todas as dimensões batem certo

Para teres uma ideia a tela em si é uns 10 a 20 cms mais curta que a armação. O resto depende da força pura para esticar, até que as molas se vão alinhando e fixando

É parecido com isto:

http://www.nauti4u.com.pt/produto/mo...fixacao-rapida

Comment

Penso que o termo correcto talvez seja ilhós.

Comment

Entretanto pedi que me fizessem orçamento para apenas o "tecido", e também para tela com os acabamentos (eyelets), e solicitei que me enviassem uma foto de como normalmente fixam as telas. Coloco no final deste post a imagem que enviaram.

Segundo a pessoa que me tem respondido (por sinal, um óptimo atendimento) as telas podem ser fixas com o que denominam por Spanfix.
                  https://www.google.pt/search?q=SpanF...w=977&bih=1040
                  http://www.showtex.com/product/prodn...n-accessories/
                  cada um destes elásticos fica em 0,58 euros

Para fixar estes spanfix ao rectângulo de madeira da estrutura que fizesse, hmm, tenho de pensar como faria.

Já agora, a actualização do preço das telas:
                  - 2 metros linears de tela simples (com 240cm de largura) fica em 49.60 euros
                  - Com os acabamentos e eyelets, fica em 73.37 euros
                  (em ambos os casos acresce uma cutting fee de 23 euros)
                  Ficheiros Anexos
                  Last edited by Horsound; 28-03-2014, 15:54.

Comment

Podes pesquisar materiais nestes fornecedores : http://www.harkness-screens.com/ => Representante em França : http://www.demospec.fr/

Comment

Horsound, se fores realmente encomendar, e não considerares um transtorno, poderias perguntar-lhes se existe a possibilidade de te enviarem uma amostra deste tecido : "FP High Contrast Grey" : http://www.showtex.com/product/prodn...ection-screens

Gostava de o comparar com o tecido da minha tela, que é glass beaded, pois pode ser uma opção interessante no futuro, para substituir o material da tela.

Comment

Para fixar estes spanfix ao rectângulo de madeira da estrutura que fizesse, hmm, tenho de pensar como faria.
                        Esta é exactamente uma forma alternativa de esticar e fixar... lonas Neste esquema a armação da tela tem maior área que a tela em si,e depois usas os esticadores que fazem sempre tensão. Que eu saiba este não é o método standard em telas domésticas

Comment

@Nochnoi – sim, quando a armação é maior que a tela é simples. Conseguir que tudo fique escondido atrás da tela é que ainda não sei como conseguiria fazer facilmente, sem complicar muito. Possívelmente é por isso que todas as telas DYI que tenho visto eram fixas com agrafos. A célebre teoria KISS, mesmo sujeitando-se a que fique menos perfeito.
                          Bem, se colocasse agrafos e não ficasse bem, enfim, poderia sempre tentar tirá-los e voltar a colocar.

@neo2009 – encomendando se quiseres posso pedir uma amostra, claro. Eles têm sido muito prestáveis, presumo que enviem. Com o tecido das cortinas enviaram amostras (ainda que a quantidade pretendida fosse significativamento maior).

Mas já agora, porquê especificamente essa, se me permites a curiosidade? 0,6 de gain não é muito baixo, ainda para mais sendo cinzenta?

Comment

@Horsound, muito obrigado pela disponibilidade.
                            Eu tenho tectos e paredes brancas, e não tenho hipótese de alterar a cor, excepto na parede frontal.

As telas cinzentas permitem reduzir os reflexos e respectivo aumento do nível de pretos devido às reflexões provocados pelas paredes brancas.
                            Relativamente ao ganho de 0.6, obviamente que preferia uma tela com um ganho maior, mas esse valor de 0.6 é maior ganho que essa empresa disponibiliza em telas cinzenta.

A minha tela actual é cinza e tem um ganho de 1.8 na posição ideal, mas na posição de visualização tem cerca de 0.8.
                            Sendo uma glass beaded, tem uma textura especifica, pelo que estou curioso por comparar com esse material, que tem um ganho aproximado, mas deverá ter uma melhor textura.
                            Além disso, o preço é muito interessante, pelo que poderia manter a moldura da tela actual e comprar apenas a tela.

Comment

neo2009 escreveu
                              As telas cinzentas permitem reduzir os reflexos e respectivo aumento do nível de pretos devido às reflexões provocados pelas paredes brancas.
                              Relativamente ao ganho de 0.6, obviamente que preferia uma tela com um ganho maior, mas esse valor de 0.6 é maior ganho que essa empresa disponibiliza em telas cinzenta.
                              As côncavas como a Lusoscreen ajudam nisso. Mas tiveste aí uma... Leste o post que deixei noutro tópico sobre pintares paredes em chocolate/tabaco e criar uma sanca em gesso cartonado?

Bem, se colocasse agrafos e não ficasse bem, enfim, poderia sempre tentar tirá-los e voltar a colocar.
                              Os agrafos funcionam bem! Só não se consegue tensionar tanto, e também é um two man job. Começas nos cetros das 4 dimensões em oposição, e vais andando e tensionando até aos cantos.

Comment

Working...
                              X