Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esclarecimentos sobre TDT, bugs de TDT nas Panasonic, antenas TDT

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

  • Esclarecimentos sobre TDT, bugs de TDT nas Panasonic, antenas TDT

    Por deliberação da ANACOM, de 20 de Outubro de 2008, foi atribuído um direito de utilização de frequências para o serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre, correspondente a uma cobertura de âmbito nacional, e destinado à transmissão de serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre.

    Estando assim a ser iniciado em Portugal um processo de transição da tradicional TV analógica para emissões digitais, a ANACOM considera importante, sem prejuízo de informação adicional a ser oportunamente divulgada, prestar desde já o seguinte esclarecimento:

    Recepção de Televisão Digital Terrestre

    As futuras emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal terão por base, nomeadamente, a tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264.

    Neste contexto, para recepção das emissões de TDT deverá confirmar se as especificações técnicas do(s) equipamento(s) de que dispõe respeitam, no mínimo, duas condições:

    1. Compatibilidade com a norma DVB-T;
    2. Descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.

    Não se verificando as referidas condições, poderá proceder das seguintes formas:
    • Caso pretenda manter o seu actual televisor, deverá adquirir um dispositivo externo, habitualmente uma set-top-box a instalar entre a tomada de antena e o televisor, que em conjunto com o mesmo permita satisfazer as duas condições acima referidas;
    • Caso pretenda comprar um novo televisor e não ter que instalar o referido dispositivo externo, deverá adquirir um televisor digital integrado já com capacidade de recepção de DVB-T e descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.
    Deve assim certificar-se, designadamente junto do vendedor, de que os dispositivos que pretende adquirir tendo em vista a recepção de TDT em Portugal (set-top-box, televisor digital integrado, ou outro, como, por exemplo adaptador para PC) permitem satisfazer, no mínimo, as duas condições acima referidas.

    Chama-se ainda a atenção para o facto de muitos dos equipamentos presentemente disponíveis em Portugal, com indicação de compatibilidade com DVB-T, designadamente televisores digitais integrados, disporem apenas de descodificação de vídeo em MPEG-2, o que não possibilita, por si só, a recepção de TDT em Portugal, carecendo assim de um dispositivo externo para o efeito, que poderá ser uma set-top-box com as características anteriormente referidas ou outro tipo de solução que satisfaça as mesmas condições.

    Recepção de televisão em alta definição (HD)

    Além dos requisitos já mencionados, caso pretenda aceder também aos serviços de programas televisivos em alta definição, cuja disponibilização está prevista no âmbito do serviço de TDT de acesso livre, deverá ter em conta o seguinte:
    • O seu televisor deverá ter, pelo menos, uma resolução vertical mínima de 720 linhas (720p), disponível nos equipamentos identificados com o logótipo com a sigla HD Ready, e, tratando-se de um televisor digital integrado, deverá dispor de capacidade de descodificação de vídeo para conteúdos em alta definição; a designação Full HD refere-se a televisores com maior resolução vertical, 1080 linhas (1080p);
    • A set-top-box deverá ter uma interface HDMI (preferencialmente na versão 1.3 ou subsequentes) e capacidade de descodificação de vídeo para conteúdos em alta definição, sendo estes equipamentos habitualmente identificados por um logótipo HD TV.
    ANACOM - 27/11/2008



    http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=754058
    Last edited by Nochnoi gost; 15-01-2009, 14:25.
    "If you haven't heard it, you don't have an opinion." ~ Ivor Tiefenbrun, founder of Linn
    "If it sounds good and feels good, then it is good!" ~ Duke Ellington

    How to Post in the Forum

  • #2
    Esclarecimentos adicionais sobre TDT...

    As televisoes "TDT" (ou DVB-t) so asseguram que conseguem apanhar a emissao no éter (ou seja, a frequencia desta no "transponder"/portador digital).

    A emissao da TDT sera feita num de dois codecs: h.264 ou MPEG 4 (sao diferentes, e representam a forma como o video digital foi comprimido)...:

    Citar:

    Preciso de comprar uma TV nova?

    Não. Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

    in

    http://tdt.telecom.pt/como/Default.aspx?code=XzX641

    @slasmes:

    se o teu televisor SO apanha o TDT MPEG-2, nao iras ver nada na emissao, embora a TV va identificar o canal... com sorte ate apanharas algum "metadata" (sort of) do canal... EPGs etc. Nao faço ideia se no estrangeiro ha emissoes TDT em MPEG-2, ca nao havera

    @imind, focus:

    o cenario mais provavel (rumores) é que as emissoras dos (futuros) 5 canais generalistas optem por MPEG 4 em detrimento do h.264. Nesse cenario quem tiver uma TV TDT e com descodificaçao MPEG-4 (vulgo "DiVX") estara precavido e nao tera que comprar NADA

    Notas:

    1) quem tiver TVs incompativeis compra um descodificador externo. Este vai sintonizar e descomprimir a emissao e passa-a a TV

    2) quem assinar Zon, MEO e afins nao dara pela transiçao, a nao ser que use tambem o tuner VHF/UHF . o TDT é apenas: OTA (Off The Air broadcasts)

    3) se alguem quiser aderir a canais premium e a PT avançar com essa oferta, no TDT, sera necessaria a box externa ja que tambem sera necessario o vulgar "cartao"

    4) As emissoes dos 5 generalistas DEVEM passar a 16:9 sim, com conteudos HD ou nao a criterio dos proprios canais

    NG

    in http://forumhifi.com/forum/showpost.php?p=409966&postcount=29
    Last edited by Nochnoi gost; 15-01-2009, 17:57.

    Comment


    • #3
      por NFCDS

      NFCDS, in http://forumhifi.com/forum/showpost.php?p=409692&postcount=18

      Comment


      • #4
        Esclarecimentos sobre TDT (Televisão Digital Terrestre)

        Caros,

        Comprei o referido plasma na PIXMANIA no final do ano passado. Traz a versão de software 1.208.

        Só desde sexta-feira é que existe TDT aqui na zona. Sintonizei e mostra todos os canais OK. No entanto na informação do programa actual, os caracteres com acentos são incorrectamente mostrados (algo de errado com o código de página???) e não consegue aceder ao EPG.

        Alguém conhece alguma incompatibilidade entre o formato do EPG da PT e esta televisão, ou outra?


        Cumprimentos,
        M

        Comment


        • #5
          Re: Panasonic TX-PF42S10 na TDT da PT com problemas de EPG

          Boas,

          Como sugerido, enviei um email à SONICEL/PANASONIC que por sua vez reencaminhou para uma empresa cá do Norte, mais propriamente S. Mamede de Infesta, de seu nome "TAMET-Electrónica e Comunicações, S.A." Esta diz que é necessário recolher o equipamento, e vai mandar uma transportadora fazer a recolha.

          No entanto não dizem uma estimativa para o tempo de reparação, nem mesmo se a reparação podia ser feita on-site. É que para além deste problema, de resto está impecável e tenho receio que volte pior do que está.

          Alguém conhece esta empresa? Opiniões positivas/negativas da mesma?


          Cumprimentos,
          M

          Comment


          • #6
            Re: Panasonic TX-PF42S10 na TDT da PT com problemas de EPG

            Boas,

            Fiz um contacto telefónico com a empresa e passaram-me com um técnico. Este informou que na série de 2009 de Plasmas Panasonic, o software ainda vinha preparado para as especificações iniciais do concurso da TDT em Portugal, resumindo MPEG2... A Panasonic também não fez nenhuma actualização de software para corrigir isto. E ao contrário dos países modernos, a TDT em Portugal não está preparada para enviar actualizações de software via OTA...

            Como na configuração inicial foi seleccionado Portugal, e no que diz respeito ao DVB-T, o software estava a utilizar parâmetros imcompatíveis com a TDT. Solução: usar outro país que não Portugal, nomeadamente França pois este já tem canais em HD na TDT.

            Voilá! Problema resolvido.


            Cumps,
            M

            Comment


            • #7
              Re: Migração para TDT

              Poderás melhorar a recepção com uma boa antena, mas nota que não há antenas "especiais" nem "digitais" para TDT. Só... antenas!
              – Duke Ellington

              http://www.relogiospt.eu/

              Comment


              • #8
                Re: Migração para TDT

                aemarques escreveu Ver Mensagem
                Poderás melhorar a recepção com uma boa antena, mas nota que não há antenas "especiais" nem "digitais" para TDT. Só... antenas!
                Isso será contraditório com o que tenho lido mas, tendo em conta que não tenho conhecimentos base para discutir, adiante.
                O que li é que as tipo "bacalhau" poderão (deverão/deveriam...???) não captar. O estranho é que capto com uma tipo "bacalhau". Ainda ontem, o jogo estava com os 85%...reforço, para quem estiver interessado, que abaixo dos 60% fica difícil não haver quaisquer artefactos.
                E noto também que as "especificas" (as semelhantes às dos automóveis) não captariam o analógico...
                Cumprimentos
                Carlos Robalo
                www.novaenergia.net/forum www.forum.aglobal.com
                www.minispirit.com/forum

                Comment


                • #9
                  Sobre antenas

                  peixe fino escreveu Ver Mensagem
                  Isso será contraditório com o que tenho lido mas, tendo em conta que não tenho conhecimentos base para discutir, adiante.
                  O que li é que as tipo "bacalhau" poderão (deverão/deveriam...???) não captar. O estranho é que capto com uma tipo "bacalhau". Ainda ontem, o jogo estava com os 85%...reforço, para quem estiver interessado, que abaixo dos 60% fica difícil não haver quaisquer artefactos.
                  Vendedores desonestos e desinformação é o que não falta por aí Vamos por partes:

                  1. As antenas antigas, sejam quais forem, são adequadas para receber UHF (300 MHz até 3 GHz). Dependendo dos locais, potência do sinal, reflexos de sinal etc há variantes no design de qualquer antena clássica, com cada fabricante pex a dizer que o "seu" design será o melhor.
                  2. A TDT é emitida dentro do UHF, no MUX A, ou seja, entre 600 e 900 MHz, que como podes ver em 1. está coberto nas normais antenas UHF

                  Ou seja, uma antena "específica" de TDT pode não apanhar frequências fora da gama do MUX A (mesmo assim será improvável) mas qualquer antena clássica apanha tudo e mais alguma coisa Mais uma vez, podem haver designs que consoante a zona do país sejam mais eficazes que outros em certas condições de recepção. Debater isto a sério presume um conhecimento mais profundo de rádio frequências que eu próprio não tenho

                  Esta questão da antena vai para o nosso sticky de TDT aqui onde tens vários esclarecimentos:

                  http://forumhifi.com/forum/showthrea...-nas-Panasonic

                  Além disso recomendo, para quem tenha gosto e interesse nisto, que siga este blog, a nível nacional é do mais interessante que se faz sobre TDT e está mais completo que a informação disponibilizada pela própria ANACOM:

                  http://tdt-portugal.blogspot.com/

                  Comment

                  Working...
                  X