Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Super 8mm e 8 mm para VHS ou DVD

Collapse
X

• Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts

• Super 8mm e 8 mm para VHS ou DVD

Caríssimos

Alguém conhece alguém que faça a passagem de filme 8mm e Super 8mm para DVD ou para VHS?

O meu sogro tem para lá uma colecção de filmes feitos por ele que ele gostaria de poder rever nas novas tecnologias.

Um abraço

Gonçalo
    Sistema N.1:NUFORCE IA7 V2, NAD C520, Technics SL-2900+Ortofon 520MKII+CAMBRIDGE AUDIO 640P, Technics BC-968, e B&W CM1
    Sistema N.2: CAMBRIDGE AUDIO ONE+, Project RPM9.1X+SUMIKO BLUE POINT 2 + PURESOUND P10, Wharfdale 10.1

Re: Super 8mm e 8 mm para VHS ou DVD

Olá!

A megaudio é capaz de fazer isso, pois no site vi lá isto:
    http://www.megaudio.pt/Produtos/nova...&subcategoria=

Comment

Ops...
      Reparei agora.
      Se calhar Video 8 não é a mesma coisa que 8mm ou super 8mm.

Comment

Pois é. Eu também estou à procura de passar 8 mm e Super 8 a DVD mas são os velhinhos filmes de acetato, não os 8 mm da Sony.
        Thorens TD-147, Denon 3930, Nakamichi 680ZX, Behringer DEQ2496, Kenwood KTF-3010, Audiolab 8000S, Vincent 331, Sonus Faber Central Home, Martin Logan Sequel II, Rotel RQ-970BX

Comment

Descobri um senhor que trabalha na Tobis que, por fora, faz essas conversões. No entanto, como está cheio de trabalho só lá para Fevereiro é que poderia ajudar-me...

Encontrei outro no miau.pt mas, embora tenha só pontuação positiva, tenho sempre algum receio, especialmente com filmes que não são meus... Vou dando notícias...

Obrigado a todos.

Um abraço

Gonçalo

rneiva escreveu
          Pois é. Eu também estou à procura de passar 8 mm e Super 8 a DVD mas são os velhinhos filmes de acetato, não os 8 mm da Sony.
          Exactamente isso que eu tb procuro. Para Hi8 acho que eu próprio consigo fazer passagem para DVD. Quem quizer....

Sistema N.1:NUFORCE IA7 V2, NAD C520, Technics SL-2900+Ortofon 520MKII+CAMBRIDGE AUDIO 640P, Technics BC-968, e B&W CM1
          Sistema N.2: CAMBRIDGE AUDIO ONE+, Project RPM9.1X+SUMIKO BLUE POINT 2 + PURESOUND P10, Wharfdale 10.1

Comment

Experimenta a atomo47 no Porto. Preços muito bons.

Comment

Ah para quem quiser saber...8mm é pelicula.

Existem 3 formatos comuns existem outros mas muito pouco utilizados): 8mm,16mm e 35mm (o formato mais utilizado em cinema).

Comment

Para passar pelicula para video (DVD neste caso) precisam de um processo chamado "telecine", le os negativos por "scanner" e passa para video.

Se querem o telecine dos pobres (o tipo do miau parece-me que faz isso ):

Projectam com o projector 8mm/Super8 numa parede branca e lisa. Tem uma camera video, formato a vossa escolha, apontada e a filmar essa parede e apoiada em tripe, mantendo o foco/iluminaçao/posiçao sempre (e a iluminaçao é o mais dificil porque o ideal seria as escuras, para reter o maximo contraste do original).... e esta feita a "conversao".

Como no telecine é lida a pelicula directamente, o resultado é muito superior. Eventualmente a pessoa da Tobis tem acesso a maquina

Comment

O problema é que fazer o telecinema na tóbis custa um dinheirão.

Comment

No
                    Funchal encontrei um senhor que fazia 0.40€ por metro de filme... Alguém sabe quantos metros têm as bobines mais pequenas?

Comment

Caro Goncas_pt,
                      E porque é que não faz esta operação em casa, para tal basta um computador com placa de captura de imagem (hoje em dia é um acessório barato), um projector de 8mm (consultar o jornal ocasião, passe a publicidade), e uma camara de video. A seguir é só projectar a imagem numa folha de papel branco e filmar com a camara de video, garanto-lhe que o resultado não é tão mau como possa pensar. Eu próprio em tempos já usei este método para passar filmes para DVD e o resultado foi bastante bom.
                      Se optar por este método posso, depois dar algumas dicas....

Comment

acanelas escreveu
                        Caro Goncas_pt,
                        E porque é que não faz esta operação em casa, para tal basta um computador com placa de captura de imagem (hoje em dia é um acessório barato), um projector de 8mm (consultar o jornal ocasião, passe a publicidade), e uma camara de video. A seguir é só projectar a imagem numa folha de papel branco e filmar com a camara de video, garanto-lhe que o resultado não é tão mau como possa pensar. Eu próprio em tempos já usei este método para passar filmes para DVD e o resultado foi bastante bom.
                        Se optar por este método posso, depois dar algumas dicas....
                        Caro Acanelas
                        De facto é um dos métodos usados por algumas das pessoas que fornecem esses serviços. O meu sogro tem uma máquina de projectar 8mm e Super 8mm, sem som, mas confesso que nunca me passou pela cabeça tentar este método.
                        Estou curioso sobre o plano de projecção a usar. Ouvi já quem usasse um lençol!

Deve também haver um compromisso entre o tamanho da imagem projectada e a distância da máquina de filmar ao plano de projecção vs zoom da máquina, etc... e suponho (corrija-me se estiver enganado) que o óptimo seria encher o CCD da máquina de filmar estando o zoom no mínimo ou um pouco mais que o mínimo para tirar a aberração dos cantos da imagem imposto por uma lente não perfeita.

Muito obrigado pela ideia!

Um abraço

Comment

Em relação à distância de projecção tive que ir fazendo ensaios, pois se colocava a plano de projecção muito próximo tinha o problema de o centro da imagem ficar demasiado iluminado e até por vezes se chegava a ver a resistência da lâmpada do projector... Outro problema com que me deparei foi o da câmara de filmar, que era uma Sony, que tinha a função de Steady-shot, ora a câmara detectava a passagem dos fotogramas e o resultado da filmagem ficava um pouco estranho, pelo que tive de desligar esta função, mas até descobrir que o problema era esse!! . Por último a dúvida de como colocar o plano de projecção, iniciálmente pensei em colocar a 45 graus, mas acabei por optar por colocar em frente ao projector e colocar a câmara de filmar junto ao mesmo, como resultado tinha que cortar um pouco da imagem, muito pouco o que era aceitável.

O ser eu fazer a passagem dos filmes "obrigou-me" a rever os filmes e a recordar momentos já passados o que me deu um enorme prazer, pelo que recomendo esta opção.

Bom, amigo Goncas_pt resta-me dizer-lhe mãos à obra,

Um abraço

Comment

Então como é que ficou este assunto ?

Alguém já avançou com isto é pode comentar os resultados ?

Alguém pode dar o contacto do senhor da Tobis. Efectivamente, para ficar uma coisa em condições é preciso Telecine. Gasta-se mais mas fica como deve de ser.
                            Thorens TD-147, Denon 3930, Nakamichi 680ZX, Behringer DEQ2496, Kenwood KTF-3010, Audiolab 8000S, Vincent 331, Sonus Faber Central Home, Martin Logan Sequel II, Rotel RQ-970BX

Comment

Este é um tópico bem antigo rneiva

O processo de filmar a parede, se fizeres numa câmera escura pex, e com a área da projecção e filmagem protegidas por um lençol negro pex, fica relativamente bom. Tendo em conta o estado em que estão muitos dos originais, por vezes até será exagero fazer telecine. Neste momento já não tenho contacto nenhum para isto, sorry

Comment

Working...
                              X